1. Início
  2. / Construção
  3. / Mineradora ArcelorMittal tem planos de expansão para a pilha de estéril da Mina do Andrade, em Minas Gerais
Localização MG Tempo de leitura 4 min de leitura

Mineradora ArcelorMittal tem planos de expansão para a pilha de estéril da Mina do Andrade, em Minas Gerais

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 22/02/2022 às 21:59
Atualizado em 23/02/2022 às 00:25
Minas Gerais, ArcelorMittal, mineradora
Foto: Reprodução Google Imagens (via O Popular JM)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A solicitação de licenciamento feita pela mineradora ArcelorMittal está em análise pela Secretaria do Meio Ambiente de Itabira, Minas Gerais

Ativa há 2 décadas, a pilha de estéril da Mina do Andrade, situada entre Bela Vista de Minas, Itabira e João Monlevade (Minas Gerais), pode ter seu potencial expandido este ano. Com esse objetivo, a mineradora ArcelorMittal entrou com requerimento de anuência junto à Área de Proteção Ambiental Municipal Piracicaba (Apam Piracicaba), que deve ser estudado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) de Itabira em abril. 

Leia também:

Segundo Denes Lott, Secretário de Meio Ambiente, condicionantes socioambientais estão sendo estudadas antes que a execução do projeto seja aprovada. Uma delas é a instalação de 200 fossos sépticos numa comunidade próxima à mina de Minas Gerais. Entretanto, tal qual a aprovação para aumento da pilha de estéril, outras ações ainda dependem de análise técnica da Secretaria de Meio Ambiente e autorização do Codema. As informações foram confirmadas pela Prefeitura de Itabira ao site DeFato, onde Gustavo Linhares produziu a matéria original.

“Informamos que o processo da empresa refere-se a um projeto de ampliação da pilha de estéril já instalada na Mina do Andrade, que fica na divisa de Bela Vista de Minas, João Monlevade e Itabira. Tal solicitação está em avaliação dos técnicos do Meio Ambiente que farão um minucioso parecer sobre os estudos apresentados. Nele, estarão contempladas todas as condicionantes necessárias”, esclareceu a prefeitura da cidade de Minas Gerais. “Uma delas, já em estágio de tratativas junto à empresa, será o saneamento rural das comunidades do entorno. […] A previsão de apreciação dos conselheiros está prevista para a reunião de abril. Antes desse processo, ainda não é possível antecipar informações, uma vez que as análises técnicas e jurídicas ainda não estão concluídas”, finalizou.

Declaração da mineradora ArcelorMittal

Segundo a DeFato, a mineradora de Minas Gerais ArcelorMittal declarou que a pilha de estéril do local funciona em Itabira desde os anos 2000, portanto já é licenciada. Assim, espera somente o parecer dos órgãos responsáveis quanto às contrapartidas necessárias para seguir com as operações.

A nota completa e oficial da ArcelorMittal contém o seguinte: “A anuência solicitada pela ArcelorMittal Mina do Andrade à Unidade de Conservação (APAM Piracicaba) refere-se ao processo de ampliação de uma pilha de estéril em operação, localizada no município de Itabira há mais de 20 anos. Adicionalmente, esclarecemos que a Mina do Andrade opera há 86 anos na região e possui as autorizações dos órgãos competentes.

Para definição da localização da pilha, foram realizados, à época, os estudos ambientais conforme previsto na legislação vigente, que contemplaram as alternativas locacionais. A autorização para início das operações de disposição nesta estrutura foi obtida pela empresa em 2002.

Por se tratar de pilha já existente, a mesma se encontra licenciada, e o processo de sua ampliação, bem como as contrapartidas aplicáveis previstas na legislação de compensação ambiental, estão em análise junto ao órgão ambiental estadual. Os impactos socioambientais relacionados à operação são controlados e monitorados, conforme Plano de Controle Ambiental aprovado no licenciamento”.

Sobre a Mina do Andrade, situada em Minas Gerais

De posse da mineradora ArcelorMittal, a Mina do Andrade, em Minas Gerais, completou 86 anos em julho de 2021. A unidade da mineradora direciona toda a produção para o suprimento exclusivo da usina de João Monlevade, que produz aços específicos para a indústria automobilística. Essa planta do estado de Minas Gerais tem potencial de 3,5 milhões de toneladas anuais de Sinter Feed.

Há pouco tempo, a unidade da mineradora ArcelorMittal foi expandida – princípio do Projeto Itabirito e autorizada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) –, que prorrogou a vida útil da mina até 2062. R$ 115,7 milhões foi o valor total investido em novos equipamentos, como sistemas de peneiramento, britagem quaternária, concentração magnética, filtragem do concentrado e do rejeito.

Confira também o canal do Youtube da mineradora ArcelorMittal e fique por dentro das novidades da empresa: ArcelorMittal Brasil – Youtube

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos