Mineradora Anglo American irá investir cerca de US$ 330 milhões no sistema de minério de ferro Minas-Rio

Roberta Souza
por
-
17-03-2021 14:53:51
em Indústria e Construção Civil
Mineradora, minério de ferro Mineradora Anglo American/ Fonte: Notícias da Mineração

A mineradora Anglo American vai investir milhões no projeto de operação e manutenção do sistema de minério de ferro Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro

Os investimentos de até US$ 330 milhões que a Anglo American irá realizar no Brasil neste ano, cerca de três quartos serão destinados ao sistema de minério de ferro Minas-Rio, localizado em Conceição do Mato Dentro, no estado de Minas Gerais. A mineradora disse que em 2020 o projeto teve o melhor desempenho financeiro desde o início de operação, em 2014.

A produção de minério de ferro no sistema Minas-Rio

Em 2020, a Anglo American produziu em torno de 24 milhões de toneladas de minério de ferro dentro do sistema Minas-Rio, com uma alta de 4%, quando comparado ao que foi produzido em 2019. Desse modo, em 2021, a produção deverá ser de 25 milhões de toneladas ou superior a isso.

Impulsionado pelo aumento dos preços do minério de ferro, o aumento da produção, a depreciação dos custos reais e a redução dos custos, o fluxo de caixa do sistema aumentou 60% conforme medido pelo Ebitda.

Esse índice mostra o quanto uma companhia gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos. O montante representa cerca de 20% do Ebitda global da Anglo, que destacou no balanço a importância da operação brasileira na redução dos impactos da pandemia em seus negócios.

O projeto da mineradora Anglo American

Segundo a empresa, o Minas-Rio é a sua operação de minério de ferro no Brasil. Ele está localizado nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É uma operação de exportação de minério de ferro totalmente integrada, com mina, usina de beneficiamento, mineroduto e terminal dedicado no Porto de Açu. A mineradora possui 100% do Minas-Rio, com exceção da instalação portuária, na qual detém 50% em joint venture na Ferroport.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos