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Marinha do Brasil e Embraer fecham acordo inédito para apoio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação

3 de abril de 2024 às 19:14
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Marinha do Brasil e Embraer fecham acordo inédito para apoio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação
Foto: Divulgação

Um acordo entre Marinha do Brasil e Embraer foi fechado nesta semana para desenvolvimento, pesquisa e inovação. Entenda como funcionará o contrato de cooperação e o que esperar.

Na terça-feira, dia 2, a Marinha do Brasil em conjunto com a Embraer estabeleceu uma parceria visando o apoio mútuo em pesquisas, desenvolvimento e inovação. A essência desta colaboração se concentra no aprimoramento de tecnologias para radares de busca de superfície e de vigilância costeira, destacando-se o avanço do projeto Radar Gaivota X. Essa aliança estratégica foi oficializada durante o evento LAAD, realizado em São Paulo.

Confira os detalhes e entenda como funcionará o acordo entre Marinha do Brasil e Embraer

O Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano afirmou que a Marinha do Brasil está orgulhosa de fazer parceria novamente com a Embraer. Este acordo fortalece a continuidade de uma colaboração de longo prazo com uma empresa líder global em tecnologia que expandirá o leque de capacidades para a Marinha do Brasil cumprir suas missões.

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Sua experiência no Radar X será complementada pelas tecnologias de ponta e capacidades avançadas da Embraer, permitindo compartilhar conhecimento e desenvolver cooperativamente soluções de ponta ao mercado global.

Fábio Caparica, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da Embraer Defesa & Segurança, afirmou que a empresa está muito satisfeita em assinar este novo acordo com a Marinha, instituição com a qual possui uma relação sólida e de longo prazo.

O acordo entre Marinha do Brasil e Embraer não trará apenas muitos avanços para ambos os lados, mas também para a Base Industrial de Defesa do país. Os estudos da Marinha do Brasil e da Embraer abrangem a integração do Radar Gaivota X com o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado e com o Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA).

Conheça melhor o Radar Gaivota X

O acordo entre Marinha do Brasil e a Embraer traz uma importante contribuição para expandir tanto o alto conteúdo tecnológico dos Programas Estratégicos da Marinha quanto o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, um dos principais objetivos da Estratégia Nacional de Defesa.

O Radar Gaivota X é um projeto de fabricação 100% brasileira, e que opera na banda X, isto é, entre 8 e 12 GHz e que foi desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O Gaivota X da Marinha do Brasil atua em dois canais: um de superfície, onde enxerga-se até a linha do Horizonte e o de busca aérea, onde seu alcance de detecção varia de 40 km (míssil Exocet) até 200 km (aeronave de grande porte). Além da capacidade de busca a Marinha do Brasil em suas requisições, pede com que o radar possua capacidade de guiamento de míssil superfície-ar. Por ser totalmente nacional, o radar tem um hardware definido pelo seu software, assim, o operador final terá autonomia total e acesso aos parâmetros e configurações do software do radar.

Conheça a Embraer

A empresa aeroespacial global sediada no Brasil, atua nos segmentos de aviação Comercial, Defesa & Segurança, Aviação Executiva e Aviação Agrícola. A companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa sistemas e aeronaves, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a empresa já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

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