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Maior ponte de São Paulo recebe investimento de R$ 350 milhões e avança para duplicação histórica

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/02/2025 às 21:44
Maior ponte de São Paulo recebe investimento de R$ 350 milhões e avança para duplicação histórica
A construção está sendo feita com a instalação de grandes tubos de aço, chamados tubos-camisas, que são fixados no fundo do rio para dar sustentação à ponte. Depois, serão colocadas vigas de concreto e lajes, formando a nova pista duplicada.

Com 2,4 km de extensão e R$ 350 milhões investidos, obra na Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona avança em ritmo acelerado na SP-333 e deve ser concluída até 2026, melhorando a mobilidade e impulsionando a economia regional.

As obras da maior ponte de São Paulo, localizada sobre o rio Tietê, estão progredindo rapidamente. A Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona, com seus impressionantes 2,4 km de extensão, está sendo duplicada para atender à demanda crescente de tráfego na rodovia SP-333, ligando os municípios de Pongaí e Novo Horizonte.

Com a previsão de conclusão no segundo semestre de 2026, essa obra promete não apenas melhorar a mobilidade, mas também aumentar a segurança dos motoristas que utilizam esse importante corredor logístico.

O investimento de R$ 350 milhões e o ritmo acelerado da obra

A ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona foi construída para facilitar o tráfego na rodovia SP-333, ligando Pongaí a Novo Horizonte. Agora, está sendo duplicada para suportar o aumento de veículos e melhorar a mobilidade na região.
A ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona foi construída para facilitar o tráfego na rodovia SP-333, ligando Pongaí a Novo Horizonte. Agora, está sendo duplicada para suportar o aumento de veículos e melhorar a mobilidade na região.

A construção, que teve início em agosto de 2024, está seguindo um ritmo intenso. Com um investimento de R$ 350 milhões, a expectativa é que a nova estrutura traga um impacto significativo na região. A rodovia SP-333 é uma rota essencial para o transporte de cargas e a duplicação da ponte vai facilitar o fluxo de veículos, reduzindo congestionamentos e aumentando a eficiência do transporte.

A engenharia por trás da duplicação da maior ponte de São Paulo

A obra está na fase de instalação dos tubos-camisas, estruturas fundamentais para a sustentação da ponte. Esses tubos, que chegam a 30 metros de altura, estão sendo fixados no leito do rio Tietê para garantir uma base sólida para as vigas e lajes que formarão a nova pista.

Ao todo, serão instalados 124 tubos-camisas ao longo da ponte, exigindo um alto nível de precisão técnica devido à complexidade do projeto. A próxima etapa envolverá a colocação das vigas longarinas e das lajes de concreto, fundamentais para dar forma à nova estrutura e ampliar sua capacidade de suporte ao tráfego intenso.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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