A cidade de Macaé no Rio de Janeiro, foi escolhida para recebimento de lançamento do Promar – Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos.
A iniciativa Promar em Macaé foi aprovada no início desse mês de dezembro, pelo Conselho Nacional de Politica Energética que, visa estimular o melhor aproveitamento dos recursos petrolíferos em campos marítimos maduros, com uma atenção especial para a Bacia de Campos. O desempenho atual no pré sal brasileiro, que beira os 70% da produção nacional, merece o devido destaque. Contudo, não se pode esquecer que em um passado recente a produção dos campos do pós-sal offshore, principalmente da bacia de Campos, já foram responsável por mais de 90% da produção nacional, sustentando por muitos anos as iniciativas tecnológicas para o sucesso em novas fronteiras exploratórias, principalmente para tornar viável a produção nesses campos de alta produtividade, enquadrados como ativos de classe mundial.
Leia também
A iniciativa da Promar em Macaé, tem início para fevereiro de 2021
Tendo em vista o lançamento para o mês de fevereiro de 2021 em Macaé, no RJ, o Promar irá começar o aproveitamento de recursos petrolíferos dos campos marítimos, segundo informou recentemente o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira.
O Promar terá moldes similares ao Reate (que é voltado para o onshore) e buscará estender a vida útil de campos marítimos, de custos marginais do pós-sal, gerando assim empregos no setor e a ampliação e manutenção da indústria de bens e serviços.
- Nova lei promete mudar tudo: Você sabe realmente por que foi multado?
- Bahia vai receber investimento de quase R$ 350 milhões para construção de nova Unidade de Processamento de Gás Natural; impulso na economia e geração de empregos
- Piauí recebe investimento histórico de R$ 100 milhões em corredor de escoamento agrícola para impulsionar produção e fortalecer economia
- Salário mínimo universal! Magnatas seguem Elon Musk na defesa por renda universal para minimizar impactos da tecnologia
De acordo com o governo, o Promar em Macaé criará condições para a revitalização dos campos marítimos maduros e de melhores condições para o aproveitamento econômico de acumulações de petróleo e gás natural consideradas de custo marginal, também localizadas no mar.