Conteúdo local para construção das corvetas será discutido no Rio

Consórcio italiano quer cadeia de fornecedores nacional

Encontro com fornecedores acontece hoje (30/1) no Rio de Janeiro e é promovido pelo Consórcio italiano FLV que é dono do estaleiro Vard Promar

Acontece hoje, quarta-feira (30/1), no Rio de Janeiro, o segundo Road show com fornecedores para discutir parcerias com a indústria local.
O evento acontece na sede do consulado italiano, no centro da cidade e é promovido pelo Consórcio FLV (Ficantieri, Estaleiro Leonardo e Vard Promar) que está entre as quatro empresas (Short list) da licitação de construção das Corvetas Classe Tamandaré (CCT’s) para a Marinha do Brasil.

A ideia de discutir as oportunidades com fornecedores que desejem participar do projeto teve o apoio da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e da Abimaq (ssociação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).
A associação ressaltando a capacidade da indústria nacional, acha perfeitamente possível atingir 40% de conteúdo local nestes projetos.

O primeiro Road Show

O primeiro evento tinha acontecido na última quarta-feira (23/1) em Recife, durante a visita dos representantes do Consórcio a FIEPE (Federação da Indústrias do Estado de Pernambuco), quando foi apresentado o projeto e ressalta a intenção da Fincantieri de construir as Corvetas em seu estaleiro no estado, o Vard Promar.

Short list

No ano passado a Marinha do Brasil, anunciou o Short list com quatro Consórcios, para a construção das Corvetas classe Tamandaré.
Os consórcios “Águas Azuis”, “Damen Saab Tamandaré”, “FLV” e “Villegagnon”, foram anunciados após serem aprovados na primeira fase da licitação. O FLV é formado pela Fincantieri S.p.A., Leonardo S.p.A e pelo estaleiro Vard Promar (PE).

As quatro unidades custaram cerca de US$ 1,6 bilhão e a Marinha do Brasil informa que a decisão sobre o vencedor da licitação sai até o final de março.

Teve um final feliz a negociação da Modec com o estaleiro EBR de São José do Norte (RS). O estaleiro vai construir os módulos para o novo FPSO da companhia ! Saiba tudo aqui !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)