Com a recente retomada nos empregos no setor de óleo e gás, Macaé ganha folego econômico e os demais setores acompanham o fluxo
O ramo de óleo e gás brasileiro esboça as primeiras reações rumo a sua recuperação, e a cidade onde este afirmativa é mais acentuada é no município de Macaé, conhecida carinhosamente como a Capital Nacional do Petróleo, localizada no interior do Rio de Janeiro. Com novas firmas se alocando na cidade desde do ano passado, as estatísticas a favor do emprego e economia vem tem estado em saldo positivo, de acordo com o Ministério do Trabalho e Empregos( Vejam os números a as justificativas acessando a matéria aqui).
Devido a forte recessão econômica que atingiu todo o Brasil, principalmente Macaé, queda brutal nos preços do barril de petróleo e os desinvestimentos da estatal Petrobras, a situação estava insustentável. Muitas empresas não conseguiram se manter e foram embora da cidade, consequentemente, milhares de pessoas ficaram sem trabalho e muitos empresários estavam com muito desconfiança se deveriam ou não ter esperança de investir na cidade.
- Energia nuclear pode ser a solução para o consumo crescente dos data centers com IA: Google e Microsoft na corrida
- O Senac abre mais de 100 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em diversas áreas como moda, beleza e tecnologia; Inscreva-se agora!
- Quer aprender espanhol, libras ou robótica? O Senac Idiomas abre inscrições para cursos gratuitos; Saiba mais sobre as cargas horárias e como se candidatar!
- Que tal trabalhar como Operador de Pedágio? Arteris oferece vaga de emprego para atuar em escala 6×2 em Santa Catarina
Passado 4 anos na corda bamba, o preço do petróleo finalmente começou a subir, a Petrobras colocou em prática seus planos para reduzir custos, o governo iniciou intervenções de flexibilização das leis as petroleiras, o mercado petrolífero brasileiro foi aberto as estrangeiras e o grande marco do leilões do petróleo, que cativou muitas empresas globais, já que a Petrobras perdeu a obrigatoriedade de explorar todos os ativos de nossas águas.
Bom, depois de muito altos e baixos, as planos começaram a dar certo, os leilões foram bem sucedidos e as homologações para iniciar as paradas de manutenção em plataformas da Bacia de Campos estão a todo vapor. No mês de maio, muitas empresas especializadas neste tipo de serviço começaram a contratar, recontratar e chamar muitas antigos ex-colaboradores novamente para para seus quadros de funcionários, vocês podem conferir quais são estes empresas na matéria que fizemos esta semana.
O setor hoteleiro começou a ficar mais movimentado na cidade, o comércio já está mais aquecido e se você olha na altura da Praia da Barra, percebe-se nitidamente o aumento no número de embarcações de apoio.Ontem( 14) contamos pelo 25 embarcações docados por lá, isso era os que estavam no meu campo de visão, deveriam haver muito mais em operações. Vejam o pequeno vídeo que gravamos da costa:
Além disso, agora o Aeroporto da Cidade receberá vôos comerciais de todo o Brasil, isso vai sanar um problema de logística que a cidade vem sofrendo por muitos anos, já que pessoas de todo país e até mesmo do mundo vão a Macaé e para isso, é preciso fazer muitas escalas e pegar muitas conduções terrestres para chegar no município. Quem está responsável pelas obras é uma empresa mineira que ganhou a licitação no mês passado. Confiram os detalhes destas obras aqui.