A Lucid Motors, fabricante de veículos americana, anunciou seu primeiro SUV elétrico que contará com mais de 830 km de autonomia com apenas uma carga. O modelo promete chegar ao mercado em 2024.
A Lucid Motors, montadora de veículos, após ter conquistado seu lugar no mercado de carros elétricos com seu primeiro modelo, o Lucid Air, agora está expandindo sua oferta e está com planos de lançar um novo supercarro disfarçado de SUV elétrico. O modelo recebeu o nome de Gravity e, de acordo com a própria fabricante, o veículo promete impactar o mundo dos SUVs de luxo assim que chegar ao mercado em meados de 2024. Embora possua uma carroceria mais alta, o modelo busca atingir uma meta ambiciosa de oferecer mais alcance do que qualquer outro carro elétrico no mercado.
SUV elétrico da Lucid Motors terá mais de 830 km de autonomia
De acordo com a Lucid, o ADN da marca está muito presente nesta proposta totalmente elétrica, com a performance e a eficiência a ganharem lugar de destaque. Na verdade, a empresa garante que o novo SUV será o modelo elétrico com mais autonomia no mercado, muito mais do que o Lucid Air que surpreendeu por conseguir percorrer 830 km com apenas uma carga.
Embora não haja muita informação sobre o novo Gravity, há já um ponto de destaque para aqueles que são amantes do segmento SUV. Este veículo contará com até sete lugares, liberdade para mudanças na configuração interior, dependendo do que for mais viável para o usuário no dia a dia.
- Coleção de carros antigos abandonados em fazenda dos EUA inclui Cadillacs e Lincolns, todos cobertos de poeira e detritos
- China e Stellantis anunciam mega investimento de €4 bilhões em fábrica de baterias na Espanha
- O mistério do Bugatti perdido: Um carro avaliado em US$ 100 milhões que nunca foi encontrado
- Novo Kombi, mas da Fiat? Empresa registra Fiat Doblò no Brasil e causa ansiedade nos fãs do utilitário! Será que ele vai voltar?
Se comparado com a versão Grand Touring do Lucid Air, o SUV elétrico terá que entregar algo acima de 830 km de autonomia por carga, uma marca difícil de ser atingida por um veículo deste segmento, que naturalmente é mais pesado e com aerodinâmica menos favorecida que a de um sedã comum.
Gravity será rival do Tesla Model X
De acordo com a Lucid, o SUV elétrico une desempenho de supercarro com espaço para acomodar até sete pessoas, algo muito raro para sua categoria. Segundo o vice-presidente de design da Lucid, Derek Jenkins em comunicado à imprensa, é um supercarro disfarçado de SUV com espaço flexível para passageiros e carga.
O modelo será disponibilizado em configuração de duas ou três fileiras, isto é, capacidade para cinco, seis ou sete ocupantes. O Gravity terá que disputar o mercado com um rival de peso, o Tesla Model X, que também é vendido em configurações de até sete lugares, parte de US$ 122.190 (R$ 658 mil na cotação atual) e disponibiliza um alcance de 565 km.
A motorização do veículo deve ser semelhante ao carro elétrico lançado anteriormente pela Lucid, com versões com mais de 800 cavalos. A princípio, como se trata de um SUV, a estimativa era uma autonomia mais modesta, beirando os 640 km, o suficiente para superar até mesmo o Model X Plaid, com 536, entretanto, a nova declaração da empresa promete ir além.
SUV elétrico da LUCID pode chegar ao mercado por R$ 540 mil
A empresa anunciou em julho que o seu novo veículo também terá capacidade para carregamento rápido de até 300 kW, o suficiente para recuperar 480 km de autonomia em apenas 20 minutos. As reservas do Gravity estão previstas para começarem já em 2023 para compradores do Canadá e EUA.
O preço final não foi divulgado pela montadora, mas a estimativa é um valor acima de US$ 100 mil, o equivalente a R$ 540 mil em conversão direta, assim como o seu rival direto. O SUV elétrico começará a ser produzido apenas em 2024, sem data de entrega definida.
Vale ressaltar que o Project Gravity foi anunciado em 2020 ainda como um carro conceito. Na época, Jenkins comentou que a meta da empresa era encontrar o equilíbrio perfeito entre espaço e capacidade de carga sem afetar a rapidez do modelo.