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Líder norte-americana de e-commerce Amazon compra 1.000 caminhões “dirigidos por robôs” para agilizar entregas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/06/2021 às 10:43
Amazon - e-commerce - caminhões -robôs
Amazon compra mil caminhões “dirigidos por robôs” para agilizar entregas – créditos: Yahoo

Para agilizar as suas entregas, a Amazon, líder mundial de E-commerce, adquiriu cerca de mil caminhões dirigidos por robôs, ou melhor dizendo – autônomos

A Amazon, líder de e-commerce, concordou em comprar 1.000 caminhões “dirigidos por robôs” para agilizar entregas. A startup de caminhões autônoma Plus faz softwares baseado em IA para caminhões e também chegou a um acordo com a Amazon para oferecer à gigante do comércio eletrônico a oportunidade de comprar ações.

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Como parte do acordo, a Amazon tem a opção de comprar até 420.702.410 ações preferenciais da Plus por cerca de US$ 0,47 cada, o que representaria uma participação de 20% da empresa mundial de e-commerce.

Se a Amazon comprasse o máximo de ações disponíveis oferecidas, isso representaria um investimento de quase US$ 200 milhões. Um porta-voz da Amazon se recusou a comentar sobre o relatório da Bloomberg. Um porta-voz do Plus também se recusou a comentar.

Além disso, com sede na Califórnia, é uma das muitas empresas que está trabalhando para criar sistemas sem drivers. A parceria com a líder do e-commerce Amazon pode eventualmente ajudar a multinacional a eliminar a necessidade de motoristas humanos. Este é apenas o exemplo mais recente da gigante do varejo explorando como poderia ser um futuro que não depende de motoristas de entrega humana. No ano passado, a Amazon concordou em comprar o Zoox, um táxi autônomo por mais de US$ 1 bilhão. O robotaxi autônomo da Amazon foi revelado no final daquele ano.

Tecnologia adquirida pela Amazon para uso dos caminhões dirigidos por robôs pode mudar a indústria automotiva

Ao usar a tecnologia Plus, a Amazon também poderia ajudar a superar a escassez de mão de obra nacional que afetou fortemente a indústria de caminhões, acarretando atrasos nas entregas e aumentando os custos de transporte. Por enquanto, o sistema PlusDrive ainda requer um driver licenciado. Mas isso pode mudar nos próximos anos.

O PlusDrive é o primeiro produto da Plus e opera de forma semelhante ao software “full self-driving” da Tesla, que requer um motorista licenciado para manter os olhos na estrada em caso de mau funcionamento do sistema ou necessidade de intervenção. O CEO da Plus, David Liu, disse a Mark Matousek, do Insider, que a empresa espera vender um produto que não requeira driver até o final de 2024.

Caminhões dirigidos por robôs devem se tornar febre nas próximas décadas

A Plus começou a fornecer sistemas de direção automatizada para semi-caminhões no início deste ano para empresas nos Estados Unidos e na China. A empresa forneceu à empresa de entregas chinesa SF Holding seu sistema que permite que os semi-caminhões rodem mais de 1.400 quilômetros por dia. A Plus foi fundada em 2016 e anunciou planos de abrir o capital por meio de um acordo SPAC de US$ 3,3 bilhões em maio.

Não será a primeira incursão da Amazon em tecnologia automatizada. A Amazon há muito usa tecnologia relacionada à IA para monitorar funcionários e maximizar a produtividade. A empresa usou a IA como uma ferramenta para contratar talentos e também em um sistema que rastreia os movimentos dos motoristas de entrega, que pode até sentir quando um motorista boceja.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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