Barcos de apoio a operações de robôs submarinos serão contratados pela Petrobras

Petrobras
 

Licitação aberta pela Petrobras é para afretamento de navios RSVs que prestam apoio a operações de robôs submarinos de operação remota

A Petrobras acaba de anunciar a abertura de processo de licitação para afretar embarcações de apoio a operações de robôs submarinos de operação remota (RSVs).
Segundo o edital, a licitação está dividida em dois lotes, um com contratos de dois anos e outro com contratos de três anos. A Petrobras comunicou que as empresas tem até o dia 10 de julho para a entrega das propostas.

As embarcações trabalharão executando atividades de levantamento geodésico, inspeção, manutenção, reparo e apoio à implantação de novos sistemas submarinos com auxílio de ROV à Petrobras.

O edital solicita ainda que os navios possuam um sistema de posicionamento dinâmico DP2 e possam para operar em lâmina d’água de até 3 mil metros.

O mercado de embarcações de apoio no Brasil

Hoje, nove embarcações deste tipo prestam serviços a Petrobras e mais outras embarcações de apoio, tais como, a Skandi Commander, Skandi Chieftain, Skandi Olympia.

Comprovando a boa fase de contratação de embarcações de apoio, No dia 07/06, a embarcação Skandi Hav de propriedade da DOF, teve seu contrato prorrogado mais uma vez pela Petrobras.
O anúncio da extensão do contrato, por mais um ano e o novo contrato já passa a valer a partir deste mês.

Segundo a Abeam (ssociação Brasileira de Empresas de Apoio Marítimo) os outros oito RSVs atuando no país em março eram o Joe Griffin e Wildebeest, do grupo Edison Chouest; CBO Campos, CBO Guanabara, CBO Isabella e CBO Manoella, da Companhia Brasileira de Offshore; Far Saga (SolstadFarstad); Fugro Aquarius (Fugro); e Sealion Amazônia e Toisa Valiant (Sealion).

Veja também ! O Rio de Janeiro vai ser o maior produtor de petróleo das Américas, afirmou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, na última terça-feira (11/06), que o Rio de Janeiro tem uma “oportunidade ímpar” de recuperar sua economia por meio do mercado de petróleo. Acesse aqui a matéria completa !


Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships