General Motors desenvolve Jipe elétrico por menos de R$ 60 mil que é equipado com tecnologias de ponta e conta conta com 67 cavalos de potência.
Quando o Jipe elétrico ultracompacto Baojun Yep da joint venture SAIC-GM-Wulling foi lançado em maio por um preço de 79.800 yuans, cerca de R$ 55 mil em conversão direta, todos ficaram intrigados com sua aparência peculiar e preço relativamente baixo. O fato da General Motors ter participado de sua criação também é muito interessante, visto que a companhia americana possui uma participação de 44% na joint venture SAIC-GM-Wuling (SGMW), que também produz o Wuling Mini EV, um modelo elétrico mais barato.
Conheça melhor o Jipe elétrico com participação da GM e seu design
Agora, entretanto, após dois meses, os entusiastas podem entender melhor do que se trata o simpático Jipe elétrico de pequeno porte, através de uma análise em vídeo publicada pelo crítico Wheelsboy em seu canal do Youtube.
O crítico menciona o fato de que o nível de acabamento na parte de cima do carro da General Motors é equipado com um Sistema Avançado de Assistência à Condução (ADAS) desenvolvido pela fabricante de drones DJI e funciona perfeitamente.
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Outro ponto positivo do Jipe Elétrico é o seu perfil divertido, reforçado pela adorável aparência externa que lembra o de um Suzuki Samurai de brinquedo. Entretanto, infelizmente, os pontos positivos terminam por aí, visto que, como o próprio apresentador aponta, há carros elétricos no mercado chinês que são mais confortáveis e mais baratos.
Por exemplo, embora seja vendido como uma espécie de SUV urbano, o carro da General Motors nem sequer possui tração nas quatro rodas ou uma altura de rodagem particularmente alta. Também não há proteção na parte inferior da carroceria, o que tornaria a vida menos estressante para os motoristas que planejam sair do asfalto.
Jipe elétrico entrega 67 cavalos de potência
Além disso, quando se leva em consideração seu motor de 50 kW (67 cavalos), a bateria de 28,1 kWh e sua velocidade máxima de 100 km por hora são levados em conta, fica claro que o jipe elétrico da General Motors é estritamente um veículo voltado apenas para uso na cidade, onde seu porte pequeno e posição de dirigir relativamente alta podem fazer maravilhas para a experiência de condução.
Segundo a empresa apoiada pela General Motors, o conjunto de baterias fornecido pela Guangxi Ningu possui uma densidade de 130 Wh/kg e possibilita uma autonomia de até 303 km, pelo ciclo chinês. Quanto ao carregamento, o veículo vai de 30 a 80% do estado de carga em 35 minutos.
Contando com apenas 3.381 mm de comprimento, 1.685 mm de largura e 1.721 mm de altura, o Yep possui alguns outros recursos interessantes, como aquecimento e refrigeração para bebidas, assim como uma tela externa na tampa traseira parecida com um smartwatch que pode mostrar imagens e texto para outros usuários na rua. Com proposta urbana, visual interessante e uma ótima oferta de tecnologia levando em conta seu preço e setor, há uma grande possibilidade deste jipe elétrico se tornar uma opção excelente para o Brasil.
Veículo da General Motors conta com porta-malas de 715 litros
Com vazamento no começo deste ano e revelação oficial ao público no Salão de Xangai no mês de abril, o carro elétrico foi colocado à venda na China no dia 25 de maio, com foco em compradores mais jovens com preços menores que a média do setor.
O Jipe elétrico conta com bancos traseiros que podem ser rebatidos para oferecer um espaço generoso de bagagem de 715 litros. O acesso ao porta-malas é realizado por meio de uma grande porta traseira que se abre em uma dobradiça vertical, com a Boajun estando ligada a essa configuração como uma porta traseira, parecida com uma geladeira.