O satélite OHISAMA, que será lançado pelo Japão em 2025, vai testar a transmissão de energia solar do espaço para antenas na Terra usando micro-ondas — um experimento inédito que pode transformar o futuro da eletricidade renovável
O Japão anunciou um passo importante rumo ao futuro da energia limpa. O país vai lançar, ainda em 2025, um satélite experimental chamado OHISAMA, que vai testar a transmissão de energia solar do espaço para a Terra.
O satélite ficará a cerca de 400 quilômetros de altitude e terá um painel solar com dois metros quadrados. Esse painel vai captar a luz do sol e transformar em micro-ondas.
Depois, essas micro-ondas serão enviadas para a cidade de Suwa. No solo, antenas especiais vão receber o sinal e convertê-lo novamente em eletricidade.
-
A torre que tentou transformar o deserto em usina sem queimar combustível: chaminé solar de 195 metros puxava ar quente como um motor invisível, gerou eletricidade por 7 anos na Espanha e provou que uma estrutura gigante poderia produzir energia usando apenas o Sol
-
Energia solar alcança 55 GW e se consolida como a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira
-
Energia solar pode valorizar imóveis em até 10% e virar diferencial na hora da venda
-
Energia solar e eólica ultrapassam gás natural pela primeira vez no mundo e aceleram revolução energética
O projeto ainda está em fase inicial. A quantidade de energia transmitida será pequena. Mesmo assim, os cientistas envolvidos acreditam que a experiência pode abrir caminhos para um novo tipo de geração elétrica.
A principal vantagem seria a capacidade de captar energia solar continuamente, mesmo à noite ou em dias nublados.
A iniciativa é considerada um avanço importante na busca por soluções sustentáveis. A tecnologia sem fio para transmissão de energia pode ser uma opção viável no futuro, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e ampliando o uso de fontes renováveis. O experimento com o satélite OHISAMA será um primeiro teste decisivo nessa direção.
Com informações de MSN.
