Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) abre processo seletivo para 1.764 vagas em cursos técnicos gratuitos de petróleo e gás, segurança do trabalho, mecânica, informática e muito mais!

Flavia Marinho
por
-
13-01-2022 08:09:58
em Cursos
cursos técnicos gratuitos - vagas - técnico - IFRJ - ensino médio - rio Cursos técnico gratuitos de ensino médio IFRJ




IFRJ oferece 26 cursos técnicos gratuitos de ensino médio. Ao todo, são mais de 1700 vagas espalhadas pelas unidades do Instituto, no Rio de Janeiro, e uma delas pode ser sua!

O IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro está com processo seletivo aberto para preenchimento de vagas relativas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida de maneira intergrada ao Ensino Médio. Serão 1.764 vagas em cursos técnicos gratuitos destinadas para unidades do IFRJ para o ano letivo de 2022, que terá início a partir de março. Veja a seguir como se inscrever.

Leia também

O processo seletivo será realizado mediante três formas distintas de seleção, de acordo com a escolha do candidato: prova objetiva presencial, sorteio público ou análise do histórico escolar do ensino fundamental. A distribuição das vagas em cursos técnicos gratuitos ofertadas por campus, curso, grupo e forma de seleção está presente no edital.

Confira abaixo os requisitos para concorrer às vagas em cursos técnicos gratuitos do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

  • Arraial do Cabo: Informática e Meio Ambiente
  • Duque de Caxias: Petróleo e Gás, Plásticos e Química
  • Engenheiro Paulo de Frontin: Informática para Internet
  • Nilópolis: Controle Ambiental e Química
  • Niterói: Administração e Informática
  • Paracambi: Eletrotécnica e Mecânica
  • Pinheiral: Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente
  • Resende: Guia de Turismo
  • Rio de Janeiro: Biotecnologia, Alimentos, Farmácia, Meio Ambiente e Química
  • São Gonçalo: Administração, Química e Segurança do trabalho
  • Volta Redonda: Automação Industrial

As vagas serão distribuídas com um terço do número total para cada forma de seleção. Serão oferecidas 34% das vagas para ampla concorrência e 66% para o Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas. No caso de não preenchimento deste segundo tipo, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos candidatos seguindo a ordem de classificação.

Somente poderão concorrer por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas os estudantes que tenham cursado e concluído com êxito todas as séries do Ensino Fundamental em escolas públicas brasileiras das esferas federal, estadual ou municipal, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); e, alunos que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

A certificação expedida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ se dará em certificado único, referente ao Ensino Técnico de Nível Médio, após a conclusão da matriz curricular obrigatória e do estágio curricular supervisionado quando obrigatório.

Inscrição: os interessados em concorrer às vagas em cursos técnicos gratuitos de ensino médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) devem CLICAR AQUI.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.