1. Início
  2. Cursos
  3. Instituto Federal abre 230 vagas em cursos gratuitos sobre Energia com bolsa-auxílio de R$ 600; veja como se inscrever e ser aluno do IFMS
MS, MT
Faça um comentário 5 min de leitura

Instituto Federal abre 230 vagas em cursos gratuitos sobre Energia com bolsa-auxílio de R$ 600; veja como se inscrever e ser aluno do IFMS

Imagem de perfil do autor Andriely Medeiros de Araújo
Escrito por Andriely Medeiros de Araújo Publicado em 28/06/2026 às 14:09
Cursos gratuitos de energia do IFMS oferecem 230 vagas, auxílio de R$ 600 e inscrições até 12 de julho em Três Lagoas.
Cursos gratuitos de energia do IFMS oferecem 230 vagas, auxílio de R$ 600 e inscrições até 12 de julho em Três Lagoas. (imagem meramente ilustrativa)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Cursos gratuitos de energia do Instituto Federal: são 230 vagas, auxílio de R$ 600 e inscrições até 12 de julho em Três Lagoas.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul abriu inscrições para 230 vagas em cursos gratuitos de energia oferecidos no Campus Três Lagoas por meio do Pronatec EnergIFE.

As oportunidades são destinadas a pessoas com pelo menos 18 anos e ensino fundamental completo, com possibilidade de recebimento de R$ 600 para despesas de alimentação e transporte.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 12 de julho. A seleção não terá prova e será realizada por sorteio eletrônico, marcado para o dia 20 do mesmo mês.

As formações possuem carga horária de 200 horas e abordam sistemas fotovoltaicos, eficiência energética, automação e manutenção de equipamentos industriais.

Ao reservar pelo menos 30% das vagas de cada curso para mulheres, o processo seletivo também busca ampliar a presença feminina no setor energético.

Cursos gratuitos do Instituto Federal têm vagas em duas áreas

As 230 oportunidades estão distribuídas entre duas qualificações profissionais.

O curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis — Instalador de Sistemas Fotovoltaicos oferece 80 vagas. Os participantes serão divididos em duas turmas com 40 estudantes cada.

A formação prepara profissionais para atuar com sistemas ligados à geração de energia renovável, incluindo instalações fotovoltaicas.

As outras 150 vagas são destinadas ao curso de Eficiência Energética com Automação e Controle — Profissional de Manutenção em Sistemas Energéticos e Equipamentos Industriais.

Nesse caso, serão formadas quatro turmas: três com 40 alunos e uma com 30. O conteúdo é direcionado à eficiência no uso da energia, aos sistemas de controle e à manutenção de equipamentos utilizados em ambientes industriais.

As duas opções integram a modalidade de Formação Inicial e Continuada, conhecida como FIC, voltada à qualificação e à atualização de trabalhadores.

Quem pode disputar uma das 230 vagas?

Os requisitos são os mesmos para os dois cursos gratuitos do Instituto Federal.

Para participar, o candidato precisa ter 18 anos ou mais e apresentar ensino fundamental completo, do 1º ao 9º ano.

Não há cobrança de taxa de inscrição. O interessado deve acessar a Central de Seleção do IFMS, entrar na Página do Candidato e preencher o formulário eletrônico.

Ao concluir o procedimento, o sistema emitirá um comprovante com o código de inscrição. O documento deverá ser guardado para que o participante possa acompanhar as próximas etapas da seleção.

Auxílio de R$ 600 depende da participação nas aulas

Além de estudar gratuitamente, o aluno matriculado poderá receber um total de R$ 600 para ajudar nos custos com alimentação e transporte durante a formação.

O pagamento do auxílio não será automático apenas pela aprovação no processo seletivo. O repasse está condicionado à participação efetiva do estudante nas atividades do curso.

A medida busca oferecer suporte para que os selecionados consigam acompanhar as 200 horas de qualificação.

Sorteio eletrônico será realizado em 20 de julho

Como o processo seletivo não prevê aplicação de prova, a definição dos classificados ocorrerá por meio de sorteio eletrônico.

O sorteio está previsto para 20 de julho. Dois dias depois, em 22 de julho, o IFMS deverá publicar o resultado final e a primeira chamada para matrícula.

Os convocados terão de 23 a 29 de julho para realizar a matrícula. Essa etapa será feita de maneira on-line.

Pelo menos 30% das oportunidades em cada formação serão destinadas a mulheres. No curso com 80 vagas, a reserva deverá alcançar no mínimo 24 postos. Na capacitação com 150 oportunidades, pelo menos 45 vagas serão reservadas ao público feminino.

Aulas começam em agosto, setembro e novembro

O cronograma de início varia conforme o curso e a turma.

As aulas para Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis começam em 3 de agosto. Os 80 estudantes serão distribuídos em duas turmas.

Já a formação em Eficiência Energética com Automação e Controle terá dois períodos de início. As duas primeiras turmas começam em 21 de setembro, enquanto as outras duas iniciam as atividades em 9 de novembro.

Apesar das datas diferentes, todos os cursos gratuitos possuem carga horária total de 200 horas.

Programa busca formar profissionais para o setor energético

As oportunidades são financiadas pelo Programa Bolsa-Formação, dentro da linha Pronatec EnergIFE.

A iniciativa está ligada às ações do Ministério da Educação para ampliar a formação profissional nas áreas de energias renováveis e eficiência energética.

O programa procura atender à necessidade crescente de trabalhadores qualificados para atividades relacionadas à geração de energia, automação, controle e manutenção de sistemas energéticos e equipamentos industriais.

Ao oferecer capacitação sem mensalidades e apoio financeiro para transporte e alimentação, o projeto busca reduzir obstáculos enfrentados por pessoas interessadas em entrar ou se atualizar nesse mercado.

Datas do processo seletivo do Instituto Federal

Prazo para inscrição: até 12 de julho
Sorteio eletrônico: 20 de julho
Resultado final e primeira chamada: 22 de julho
Matrículas on-line: de 23 a 29 de julho
Início do curso de Eletricista: 3 de agosto
Início das duas primeiras turmas de Eficiência Energética: 21 de setembro
Início das duas últimas turmas de Eficiência Energética: 9 de novembro

Distribuição das vagas

Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis: 80 vagas, divididas em duas turmas com 40 estudantes.

Eficiência Energética com Automação e Controle: 150 vagas, distribuídas em três turmas com 40 alunos e uma turma com 30.

O edital completo está disponível na Central de Seleção do IFMS. Dúvidas sobre os cursos gratuitos de energia do Instituto Federal podem ser encaminhadas à Coordenação-Geral do Bolsa-Formação pelo e-mail cogetec@ifms.edu.br.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Fonte
Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x