Um estudante de Engenharia transformou resíduos de matéria orgânica, como, frutas e vegetais, em energia solar, sendo assim capaz de converter a luz ultravioleta em energia elétrica.
Carvey Ehren Maigue, o jovem filipino estudante de engenharia que desenvolveu o painel de energia solar a partir de resíduos orgânicos, produz energia elétrica mesmo em dias nublados. Os pais solares tem uma eficiência altíssima, com custos muito baixos, a tecnologia de energia renovável anda tão avançada que, em uma entrevista para a Fast Company, o jovem afirma que já é possível transferir todas as casas dos EUA para o modelo, e ainda fazer economia no processo.
Leia também
Muitos benefícios envolvendo a Energia Solar
Os benefícios vão além do telhado e geração distribuída de energia elétrica desenvolvidos pelo estudante de engenharia, pois além disso o seu impacto ambiental é muito reduzido em relação à outras fontes, como combustível fóssil e as hidrelétricas. A energia solar pode ser também um importante instrumento na redução de emissões de gases de efeito estufa.
Algumas concessionárias de energia não aceitam muito bem a notícia, que criticam os subsídios de estimulo para esse novo mercado.
-
MME busca investidores asiáticos e projeta primeiro leilão de baterias no Brasil ainda em 2025 para fortalecer armazenamento, renováveis e segurança energética
-
COP30 e transição: Lula destaca que a mensagem do Brasil será de exemplo global em energia limpa
-
Energia renovável garante e impulsiona o crescimento da região norte do Rio Grande do Sul
-
Prefeita de VG libera R$ 116 milhões para energia limpa, mas não detalha o projeto
Instabilidade no uso do painel solar
Mesmo sendo revolucionaria a ideia do jovem admirador da engenharia, a energia solar tem um ponto crítico negativo: a instabilidade no tempo. Embora não seja possível controlar os céus e nuvens, e a incidência de raios sobre a terra, um novo projeto promete remediar essa inconsistência da energia solar.
Como seria? Bom, por intermédio da captação de luz UV, emitida pelo sol, e que se faz presente na superfície da terra, independente do tempo. Logo menos, tal tecnologia poderá transformar paredes e janelas de prédios em fortes fontes de eletricidade e gerar energia elétrica para as residências.
O novo conceito de Energia Elétrica
Esse conceito de energia elétrica foi batizado de AuREUS pelo jovem estudante de engenharia, que significa (Aurora Renewable Energy and UV Sequestration) e foi criado por Carvey Maigue.
A metodologia do AuREUS do adepto da engenharia consiste em desenvolver um material que emita partículas luminescentes orgânicas, capazes de absorver a luz UV (invisível) e a converter em luz visível. Afirma Maigue que: “Neste método, conseguimos captar luz UV e após o processo, despejar como luz visível.”
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.



Seja o primeiro a reagir!