Inicia a corrida do grafeno no Brasil: Gerdau anuncia criação de empresa para investir e produzir minério

Roberta Souza
por
-
22-04-2021 13:35:53
em Economia, Negócios e Política
Grafeno – Gerdau – minério Gerdau e grafeno/ Fonte: Reprodução


A Gerdau lançou uma nova empresa que desenvolverá aplicações do grafeno. O objetivo, com o novo investimento no minério, será entrar em setores estratégicos

A Gerdau, a maior produtora de aço no Brasil, anunciou a criação de uma nova empresa no segmento de grafeno. A empresa investiu no minério com o objetivo de agregar mais valor para seus clientes e entrar em áreas estratégicas em diversos setores. O anúncio da empresa veio na última quinta-feira (15/04), ressaltando ainda que a Gerdau Graphene, nome dado à nova empresa, também possui foco em se tornar referência na comercialização do minério.

A nova empresa de grafeno da Gerdau

A Gerdau Graphene atuará de forma independente da unidade de negócios de aço, e tem como objetivo se tornar uma empresa referência na aplicação em larga escala do grafeno no Brasil e na comercialização de produtos provindos do minério. A companhia ainda tem o compromisso de entrar no mercado global.

O minério apresenta vantagens de propriedades mecânicas, como redução de peso e redução de atrito, uma maior eficiência de lubrificação e maior condutividade térmica e elétrica.

A nova empresa da Gerdau já tem uma posição relevante no mercado do minério, tornando-se grande desenvolvedora de grafeno nas Américas. A companhia, que tem sua sede em São Paulo, e filial nos Estados Unidos, planeja fornecer mais tecnologia nas áreas de construção, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas e sensores no Brasil e países da América do Norte.

O novo plano de negócios da Gerdau e o uso do minério

A Gerdau Graphene faz parte da nova unidade de negócios da Gerdau, chamada Gerdau Next, que atuará de forma independente da unidade de negócios de aço. Alexandre de Toledo Corrêa, gerente geral da Gerdau Graphene, disse em nota que o primeiro cliente do uso do minério será a própria Gerdau e suas siderúrgicas.

Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau, destacou que, desde 2019, a empresa já atua com o grafeno em Manchester, na Inglaterra. Segundo ele, o grafeno é um dos produtos mais robustos já encontrado e um dos melhores condutores que tem no mercado, com muitas potencialidades.

A Gerdau também anunciou, recentemente, que irá investir cerca de R$ 1 bilhão na produção e comercialização de aços especiais ainda este ano. O valor do investimento será usado para modernizar e expandir os negócios para atender às perspectivas positivas dos setores automotivo e de equipamentos mecânicos. A maior produtora de aço do Brasil disse, em comunicado, que o valor faz parte do investimento global anunciado em fevereiro, no valor de 3,5 bilhões de reais. Devido ao impacto econômico da pandemia, alguns dos recursos do plano estão relacionados ao plano de 2020, que foi adiado.

A utilização e propriedades do grafeno

O grafeno é um minério composto apenas por carbono, no qual os átomos estão ligados para formar uma estrutura hexagonal. Em outras palavras, refere-se a uma forma cristalina de carbono, bem como diamante e grafite.

Devido às suas características únicas, o minério tornou-se o maior condutor elétrico da atualidade, um dos melhores condutores térmicos e um dos materiais mais resistentes. Além de sua flexibilidade e resistência à água extremamente altas, suas propriedades ópticas também permitem a passagem de quase 98% da luz incidente.

Segundo o diretor-geral da Gerdau Graphene, as aplicações do grafeno vão além dos revestimentos anticorrosivos e compostos de polímero usados ​​nos mercados automotivo e de construção, químico, plástico e borracha. Alexandre afirmou, ainda, que a Gerdau Graphene passou a atuar como um centro de integração de toda a cadeia e das pesquisas existentes no Brasil e no mundo para acelerar e promover sua aplicação nos processos e produtos dos clientes.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos