Russos criam V16 único ao combinar 16 motores de motosserra em um carro clássico
A Garage 54, uma oficina russa famosa por suas modificações automotivas inusitadas, levou os limites da criatividade a um novo patamar ao desenvolver um Lada com motor V16 composto por motores de motosserra.
Esse projeto ambicioso exemplifica o potencial quase ilimitado de inovação, provando que até um sedã antigo e despretensioso pode se transformar em uma criação única e extraordinária.
O projeto teve início com a escolha de 16 motosserras fabricadas por uma marca relativamente desconhecida chamada Hüter. Cada motosserra foi desmontada, e seus motores foram reorganizados para compor uma unidade única em formato de “V”, inspirada nos supercarros exóticos.
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Esse formato “V” é uma escolha não apenas estética, mas também funcional, pois permite que os motores trabalhem de forma sincronizada. Os engenheiros da Garage 54 construíram uma estrutura personalizada para acomodar os motores, cada um acionando uma haste de metal por meio de engrenagens soldadas em seus virabrequins.
O pedal do acelerador conecta todos os 16 cilindros através de uma série de cabos, enquanto o volante, o motor de partida e a transmissão manual permanecem no padrão original da Lada.
Após superar vários contratempos iniciais, o motor deu partida com uma característica fumaça azul, marcando o sucesso de uma das mais excêntricas adaptações automotivas já realizadas.
A tarefa de instalar o motor no Lada exigiu mais do que habilidades técnicas: os mecânicos precisaram cortar a frente do veículo, alongá-la e soldá-la novamente para acomodar o motor de 51 polegadas de comprimento. O resultado é uma aparência inusitada e fascinante, pois o carro foi mantido sem capô, exibindo o motor improvisado na dianteira.
Potência modesta para um motor de grande criatividade
Cada motosserra possui um deslocamento de 58 centímetros cúbicos e gera cerca de 4,5 cavalos de potência, o que, multiplicado por 16, resulta em um motor V16 de 928 cc, avaliado em 72 cavalos de potência. Para efeito de comparação, o motor mais potente disponível nos sedãs antigos da Lada era um quatro cilindros de 1,7 litro com até 80 cavalos de potência.
Embora essa criação não apresente um ganho significativo de potência, a execução e a originalidade do motor tornam o projeto uma verdadeira obra de arte.
A limitação de torque significa que o Lada V16 de motosserras não é exatamente rápido, mas ele cumpre a função de se mover por conta própria. Leva pouco mais de 26 segundos para atingir 60 km/h, uma performance modesta que reforça o caráter experimental e criativo da obra.
Apesar de não se equiparar aos carros convencionais em velocidade, a criação de um motor V16 a partir de motores de motosserra demonstra uma habilidade incomum de adaptar componentes comuns em uma estrutura complexa e funcional.
Garage 54 e o Fascínio pelas Modificações Excêntricas
Esse não é o primeiro projeto ousado da Garage 54. A oficina já criou um caminhão Lada com 14 rodas e um Lada equipado com pernas de metal, mostrando que suas invenções são tão excêntricas quanto engenhosas. Essa sequência de criações consolidou a Garage 54 como referência no mundo das modificações automotivas inusitadas.
Para os entusiastas que buscam desempenho real, há exemplos de Ladas transformados com motores poderosos. Em 2019, um projeto especial instalou um motor turbo-quatro de 2,0 litros, com mais de 400 cavalos, de um Lancia Delta Integrale em um Lada, incluindo componentes de chassi de um BMW E36. Outro exemplo é um modelo Lada 2105 modificado com um motor Toyota 2JZ, que foi leiloado por impressionantes US$ 40.000.
O Lada V16 de motosserras destaca-se pela engenhosidade, mostrando que a paixão e a imaginação são fundamentais na criação de veículos únicos. Embora essa máquina improvável não seja destinada a altas velocidades, ela é um exemplo emblemático de que a criatividade no mundo automotivo ainda pode desafiar os limites e surpreender o público.