Uma luz para a eficiência energética em tempos de alta demanda
Com a chegada do inverno, as preocupações com o consumo energético não se limitam apenas às residências. Nas indústrias, a demanda também é maior, seja pelo uso de maquinário pesado, sistemas de refrigeração, ou mesmo iluminação inadequada. Seja qual for o motivo, o resultado final é sempre o mesmo: uma conta de luz mais salgada.
O inverno e a indústria: o encontro do alto consumo
Mesmo sendo um fenômeno comum a todas as estações do ano, a elevação no consumo de energia elétrica durante o inverno nas indústrias se acentua ainda mais. Entre as razões, o maquinário pesado, os sistemas de refrigeração mal planejados e a iluminação inadequada são os vilões desse aumento.
O setor industrial é responsável por mais de 30% do consumo total de energia no Brasil, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Essa porcentagem expressiva se transforma em altos custos para as empresas, que refletem diretamente nos preços dos produtos finais.
- Novas Perspectivas Energéticas: Potenciais e Desafios em Destaque na Posse do Novo Presidente do Sindenergia/MT
- Stemac revoluciona com Minigen Garden: Grupos Geradores Compactos que Unem Energia e Estética para Ambientes Externos
- Bracell Brilha no Prêmio Ser Humano 2024 por Projetos Inovadores em Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
Para agravar, o sistema de bandeiras tarifárias, implementado em 2015, associa a escassez de chuvas à maior tarifação de energia, potencializando os custos. Com a introdução da bandeira “Escassez Hídrica”, o valor do quilowatt-hora (kWh) consumido sofre um acréscimo em cada fase do sistema.
A arte de economizar: soluções inteligentes para a iluminação
Na busca por estratégias de economia, a iluminação inteligente surge como uma luz no fim do túnel. A utilização de recursos de iluminação que se ajustam à entrada de luz natural pode gerar economia significativa nas contas de luz e contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro e agradável.
“O cuidado com as pequenas despesas é essencial. Um pequeno vazamento pode afundar um grande navio”, comenta Luiz Gustavo Borges Mandt, especialista de produto da Reymaster Materiais Elétricos. Mandt sugere práticas como a manutenção constante de equipamentos, a substituição de máquinas de baixo rendimento por modelos mais eficientes e a otimização do uso de motores e equipamentos industriais.
Outra solução apontada pelo especialista é a iluminação inteligente, que permite controlar o fluxo de luz artificial de acordo com a luminosidade natural do ambiente. “É uma estratégia negligenciada por muitas indústrias, mas que pode gerar uma boa economia, principalmente no setor logístico”, garante Mandt.
Normas técnicas e o potencial da iluminação eficiente
Existem normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NR-17 e a NBR ISO 8995-1, que ressaltam a importância da iluminação adequada nas indústrias. As normas visam garantir o conforto e a segurança dos trabalhadores, além de apontar diretrizes para aumentar a eficiência energética.
“Soluções inteligentes de iluminação não são um gasto, mas um investimento“, afirma Mandt. Ele reforça que a utilização de luz natural contribui para a eficiência do sistema de iluminação e torna o ambiente de trabalho mais agradável.
A Reymaster, por exemplo, oferece consultoria para projetos de iluminação, que considera os níveis de luminosidade no ambiente de trabalho e propõe soluções para melhorar a eficiência, segurança e produtividade da indústria. Com essas medidas, é possível reduzir erros e falhas, economizar tempo e energia, além de promover um ambiente de trabalho mais eficaz e confortável.