Início IBGE oferece 48 mil vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental completo

IBGE oferece 48 mil vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental completo

14 de junho de 2022 às 11:48
Compartilhe
Siga-nos no Google News
IBGE - IBGE Vagas - vagas de emprego - Censo demográfico - ensino fundamental
Quase 50 mil vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental — imagem: Ache Concursos/Divulgação

Devido à falta de profissionais no último processo seletivo, o IBGE anunciou quase 50 mil vagas de emprego para o Censo Demográfico 2022 com foco no cargo de recenseador, que exige apenas ensino fundamental.

O Diário Oficial da União divulgou, na última quinta-feira (9), a abertura de novas vagas de emprego para atuar no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, são 48.535 vagas de emprego e a estimativa é que a duração do contrato seja de três meses, podendo ser prorrogado. As vagas são para o cargo de recenseador e exigem apenas ensino fundamental.

Oportunidades do IBGE são complementares a outro processo de seleção

As atribuições dos cargos disponibilizados pelo IBGE no Censo Demográfico 2022 consistem em obter informações junto aos residentes de uma determinada região, nos locais onde moram. O Recenseador também conta com a supervisão de um Agente Censitário Supervisor (ACS).

Artigos recomendados

O Agente oferecerá os dados, instrumentos de trabalho e o material necessário, assim como prestará orientações técnicas e assistência permanente durante o período de realização da coleta de dados. Segundo o Diário da União, as oportunidades abertas no edital são referentes às vagas de emprego que não foram preenchidas no concurso recente do Censo Demográfico do IBGE, que ofertou mais de 206 mil vagas em todo o Brasil.

Desse total, 183.021 eram apenas para a vaga de recenseador. Segundo o IBGE, o edital complementar tem como missão preencher vagas de emprego em localidades que não tiveram o número suficiente de aprovados, mesmo havendo mais de 87 mil inscritos não eliminados no processo em geral. 

Inscrições podem ser realizadas até esta quarta (15)

A inscrição para o processo seletivo é totalmente gratuita e online e pode ser realizada por meio da página do IBGE. Para isso, o candidato deve preencher um formulário com Informações sobre o Edital e a Vaga da Inscrição, Requerimento de Inscrição, Escolaridade, Dados Pessoais, Endereço, entre outros. 

É importante ressaltar que a remuneração dos contratados nas vagas de emprego será por produção, calculada pelo setor censitário, de acordo com uma taxa fixada de unidades recenseadas, como domicílios rurais ou urbanos.

Sendo assim, também é considerada a categoria de questionário, como amostra ou básico, pessoas recenseadas e registro no controle de coleta de dados. Segundo o edital, a jornada de trabalho recomendável para o cargo é de, no mínimo, 25 horas por semana, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

Além disso, aqueles que forem aprovados no Censo Demográfico 2022 também receberão ótimos benefícios, como transporte, férias e 13º salário. 

Processo seletivo do IBGE

O Instituto não entrou em detalhes em relação às provas, porém, tomando como base a avaliação aplicada no dia 10 de abril, das 9h às 12h, os candidatos devem responder 50 questões objetivas (de múltipla escolha).

As disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética no Serviço Público contarão com 10 questões cada, enquanto Conhecimentos Técnicos deverá contar com 20 alternativas de múltipla escolha. O IBGE é o principal provedor de informações e dados do Brasil, atendendo às demandas dos mais diversos setores da sociedade, assim como dos órgãos das esferas governamentais federal, municipal e estadual.

A entidade disponibiliza uma visão completa e atual do país por meio da produção e análise de dados estatísticos, coordenação e consolidação das informações geográficas, produção e análise de informações geográficas, entre outras ações.

Relacionados
Mais recentes