Após mais de uma década de produção no Brasil, Hyundai HB20 finalmente chega ao mercado argentino, marcando uma nova fase para o modelo.
Depois de 12 anos de produção na fábrica de Piracicaba, em São Paulo, o Hyundai HB20 finalmente cruzará as fronteiras e será vendido na Argentina. A novidade já tem data para começar a transformar o cenário local: a comercialização no país vizinho está prevista para 2025. Antes disso, as primeiras unidades do hatchback já foram enviadas, mas com uma missão especial, serão usadas para treinamento da rede de concessionárias e para exibição nas lojas argentinas.
Segundo Ernesto Cavicchioli, CEO da Hyundai Motor da Argentina, essa primeira remessa foi um esforço planejado para adiantar ações de marketing e permitir que as concessionárias apresentem o modelo nas próximas semanas. “Dentro de alguns dias teremos mais detalhes sobre a configuração e os equipamentos específicos para o nosso mercado”, destacou o executivo.
Hyundai HB20: Novidade no mercado argentino

O Hyundai HB20, que é um sucesso consolidado no Brasil, enfrentará um mercado competitivo na Argentina, onde terá rivais de peso como o Peugeot 208, Toyota Yaris e Volkswagen Polo. A diferença marcante é o protagonismo do 208, que lidera sua categoria e frequentemente domina o ranking geral de vendas de carros de passeio no país.
-
Toyota Corolla Cross 2027 ganha novo visual, com foco em economia, revisões com preço reduzido, mais tecnologia, serviços conectados e garantia de até 10 anos
-
Custando menos de R$ 65 mil, esse sedã automático da Fiat oferece 525 litros de porta-malas, motor 1.8 de até 139cv, sendo uma boa opção para família ou para quem busca um carro com espaço interno e manutenção conhecida no mercado: conheça o Fiat Cronos Precision 2018
-
Volkswagen vai deixar de fabricar esses modelos e cortar 1 milhão de carros da produção até 2030, enquanto elimina 50 mil empregos, reduz plataformas e aposta em veículos que realmente dão lucro no mercado
-
Toyota estreia no Brasil seu primeiro carro 100% elétrico com 343 cv, tração integral, autonomia de 361 km e preço de R$ 419.990, mas apenas 99 compradores poderão levar o bZ4X para casa
Já a versão sedã, o HB20S, terá desafios ainda maiores, disputando com o líder Fiat Cronos, além de outros competidores como Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus.
Por que demorou tanto?
A chegada do Hyundai HB20 à Argentina foi adiada por diversas razões ao longo dos anos. Entre elas, a capacidade limitada de produção da fábrica brasileira, que não conseguia atender à demanda adicional, além das dificuldades relacionadas ao dólar e às restrições de importação impostas pelo governo argentino.
Curiosamente, o Creta, outro modelo produzido em Piracicaba, já é vendido há anos no mercado argentino, onde utiliza um motor 1.5 aspirado de 115 cv.
Com o lançamento oficial do Hyundai HB20 na Argentina, a marca pretende finalmente suprir uma lacuna no mercado e explorar o forte vínculo entre os dois países no setor automotivo. A expectativa é alta, e os próximos meses prometem novidades sobre as configurações e estratégias que a Hyundai adotará para conquistar os motoristas argentinos.
