Faculdade pública com vagas sobrando: saiba porque os estudantes estão optando por cursos no período noturno e deixando vagas abertas nos períodos matutino e vespertino.
O estado de São Paulo abriga uma das maiores redes de ensino superior tecnológico do Brasil. Somente nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), são oferecidos cerca de 90 cursos gratuitos, com unidades espalhadas por todo o território paulista. Mesmo com essa ampla oferta de formação de qualidade, é cada vez mais comum encontrar faculdade pública com vagas sobrando em diversos cursos e campi, semestre após semestre.
Atualmente, as inscrições para o próximo vestibular das Fatecs estão abertas até o dia 6 de junho, com a aplicação da prova prevista para o dia 29 de junho. A iniciativa oferece uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar em uma faculdade pública e gratuita, mas levanta um questionamento importante: por que tantas vagas ainda ficam ociosas?
Entenda os fatores por trás desse fenômeno, analisar os desafios enfrentados pelas instituições e mostrar por que vale a pena aproveitar essas oportunidades de formação superior gratuita no estado de São Paulo.
-
FGV libera cursos online e gratuitos com certificado! Veja como se inscrever
-
Instituto Federal abre inscrições para cursos gratuitos de especialização 100% online até 15 de junho!
-
Que tal fazer um curso no Senai? Instituição libera mais de 100 mil vagas em cursos EAD e presenciais; há opções gratuitas e pagas em áreas como automação industrial, biotecnologia, eletromecânica, manutenção automotiva, mecatrônica, petroquímica e edificações
-
Curso de Eletricista está em alta! Salário médio é de R$ 5 mil! CPFL convoca pessoas de diferentes cidades para curso 100% grátis visando formar novos eletricistas no Brasil
Entenda porque há faculdade pública com vagas sobrando
Segundo a professora Melina Hara, diretora da Fatec Tatuapé, a rede conta com formações gratuitas voltadas às demandas do mercado, como gestão, infraestrutura, tecnologia da informação, design e transportes. Melina destaca que são cursos superiores de excelência que preparam o aluno diretamente para o mercado de trabalho. A taxa de inscrição para o vestibular custa R$ 50 e não a mensalidade.
Apesar da faculdade pública e gratuita de São Paulo oferecer ensino de qualidade, diversas vagas não são preenchidas, principalmente nos períodos da manhã e tarde. Isso acontece, segundo a professora, porque o perfil majoritário dos alunos é de pessoas que trabalham durante o dia e optam pelos cursos noturnos. As vagas nos turnos da noite costumam ser preenchidas rapidamente. Já nos outros períodos é comum haver faculdade pública com vagas sobrando.
Ainda assim, a diretora garante que essas oportunidades não serão perdidas. Essas vagas podem ser preenchidas em seguida, como vagas remanescentes. O aluno sempre terá uma oportunidade de estudar em uma faculdade pública e gratuita de qualidade.
É importante mencionar que fazer um curso de graduação na Fatec pode ser algo vantajoso, principalmente para aqueles que buscam uma formação técnica e prática, focada no mercado de trabalho. A instituição é reconhecida por oferecer cursos que atendem as demandas específicas das indústrias e setores de serviços, preparando profissionais altamente qualificados.
Saiba como aproveitar as vagas sobrando
A inscrição para participar do processo seletivo é feita de forma simples através do site da Fatec. A página disponibiliza todas as informações, cursos disponíveis e orientações sobre como se preparar. Para aqueles que fizeram o Provão Paulista, também há possibilidade de concorrer às vagas do segundo semestre diretamente, sem a necessidade de passar pelo vestibular tradicional.
Na Fatec Tatuapé, por exemplo, são oferecidos cursos como construção de edifícios, controle de obras, transporte terrestre e design de produto, todos com alto índice de empregabilidade. Vale mencionar que são oferecidas 20.020 oportunidades.
Desse total, 12.550 delas são oferecidas através do vestibular tradicional e as demais através do Provão Paulista. As formações estão distribuídas entre as 82 unidades por todo o estado de São Paulo, com 96 opções diferentes em várias áreas.
No ato da inscrição é possível selecionar uma opção principal e uma segunda opção em qualquer unidade. O requisito para participar é ter concluído ou estar cursando o nível médio, tendo que comprovar no ato da matrícula.
Principais cursos oferecidos pela Faculdade pública e gratuita
A lista completa de cursos e unidades pode ser encontrada no site da Fatec. Entre as oportunidades estão:
- Manutenção de Aeronaves;
- Gestão de Turismo;
- Biocombustíveis;
- Gestão de Empreendimentos Gastronômicos;
- Cosméticos;
- Manutenção Industrial;
- Automação Industrial;
- Hidráulica e Saneamento Ambiental;
- Gestão da Tecnologia da Informação;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Construção de Edifícios;
- Gestão de Recursos Humanos;
- Gestão de Energia e Eficiência Energética;
- Ciência de Dados;
- Jogos Digitais;
- Materiais;
- Big Data para Indústria;
- Gestão de Negócios e Pessoas;
- Big Data no Agronegócio;
- Construção Civil – Edifícios;
- Design de Moda;
- Gestão Hospitalar;
- Construção Naval;
- Mecatrônica Industrial;
- Mecânica Automobilística;
- Logística;
- Big Data para Negócios;
- Ciência de Dados para Negócios;
- Mecanização em Agricultura de Precisão;
- Banco de Dados;
- Manufatura Avançada;
- Comércio Exterior;
- Logística Aeroportuária;
- Desenvolvimento de Software Multiplataforma;
- Análise de Processos Agroindustriais;
- Gestão da Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa;
- Design de Mídias Digitais;
- Mecânica de Precisão;
- Controle de Obras;
- Gestão Financeira;
- Defesa Cibernética;
- Gestão de Negócios e Inovação;
- Gestão Empresarial;
- Gestão de Logística Integrada;
- Instalações Elétricas;
- Gestão de Eventos;
- Gestão de Serviços;
- Inteligência Artificial;
- Alimentos;
- Informática para Negócios;
- Gestão Desportiva e de Lazer;
- Gestão Portuária;
- Mecânica – Processos de Soldagem;
- Gestão de Comércio Eletrônico;
- Marketing.