Homem que foi de Jet Ski próximo à uma plataforma de petróleo pedir emprego recebe feedback da empresa

Petróleo Ocyan plataforma emprego jet ski baía de guanabara

Desde de 2014 Carlos Derval está tentando se recolocar no mercado offshore de petróleo, razão esta que fez ele entrar na Baía de Guanabara e gravar um vídeo para pedir ajuda

Passado quase 5 anos de recessão econômica que atingiu a industria do petróleo e outros setores no Brasil, o mercado vem se recuperando vagarosamente mas ainda não é o suficiente para suprir a quantidade de mão de obra disponível no mercado. O Sudeste e o Nordeste foram as regiões do país que mais sofreram com diminuição e até mesmo com a extinção de grandes contratos da Petrobras, já que a estatal brasileira está concentrando todos os seus esforços na exploração do pré-sal.

O desemprego foi um efeito colateral inevitável e cada uma teve que “se virar à sua maneira”. Alguns mudaram de setor, mas há outros que gostam do que fazem e elaboram maneiras inusitadas  de chamar a atenção das empresas. Foi do Carlos Derval, que é um dos seguidores do portal Click Petróleo e Gás. A fim de chamar  a atenção da empresa Ocyan, ele foi de Jet Sky próximo a sonda Norbe VI que está na Baía de Guanabara sendo preparada para cumprir contratos Petrobras, gravou um vídeo de apelo e com a sua permissão, foi publicado em nossas redes sociais. No final deste artigo é possivel conferir a gravação.

Ocyan responde ele e a todos os profissionais do setor de petróleo

Já ouviram falar daquele velho ditado que diz que o “Marketing é a alma do negócio”? por incrível que pareça, o vídeo publicado em nossa página do Facebook e Linkedin teve grande repercussão, a empresa acabou assistindo o vídeo e respondeu:

Olá, Click Petróleo e Gás. Entramos em contato com o Carlos Derval para dizer que nós da Ocyan valorizamos candidatos determinados e criativos, agradecemos o interesse dele e a iniciativa de chamar nossa atenção de forma distinta. Esperamos que a visita surpresa dele tenha seguido todas as normas de segurança para navegação nessa área. Aproveitamos para compartilhar que todas nossas vagas são divulgadas na página Nossa Gente em nosso site www.ocyan-sa.com e podem também ser acessadas pelo www.vagas.com.br/vagas-de-ocyan. No momento, estamos com 3 posições em aberto. “

ocyan empresa offshore jet ski plataforma de petróleo
Ocyan respondendo a Carlos Derval na página Click Petróleo e Gás

Por mais frustrante que possa parecer, muitas empresas vem utilizando cada vez mais sites de cadastro de currículos para agilizar os processos de seleção. A Ocyan utiliza à plataforma do VAGAS.COM, que conta com cerca de 1870 empresas atualmente, um dos mais utilizados no Brasil.

A principal reclamação ou frustração de muitos, é que dificilmente alguém é chamado para uma entrevista de emprego através da plataforma. Entendam, vocês estão disputando uma vaga praticamente com milhares de pessoas e além disso, as empresas utilizam filtros de pesquisas, por exemplo:

  • Delimitar candidatos por região
  • Escolher faixa etária dos candidatos
  • Por área de atuação
  • Tempo de experiência
  • Outros

É permitido que civis se aproximem de plataformas de petróleo?

Se vocês repararem na mensagem da Ocyan, ela ressalta sobre a questão de segurança ao se aproximar de uma unidade offshore como civil, que não está a serviço. A mensagem implícita ( ou explícita, dependendo do ponto de vista) têm como objetivo informar que isto é uma prática ilegal, que pode comprometer a segurança da operação e da pessoa.

No caso de Carlos Derval, antes de se aproximar da unidade, ela foi abordado pela Marinha do Brasil , passou por inspeção e tão logo foi liberado visto que ele estava obedecendo as normas de segurança.  Leia o que a Marinha diz sobre esta prática:

” Tal restrição tem como objetivo proteger as instalações e, consequentemente, o meio ambiente — mas principalmente, garantir a segurança das pessoas e dos trabalhadores envolvidas nas atividades da Petrobras no mar.

Existem diversos riscos associados a embarcações que se aproximam indevidamente das plataformas marítimas, como choque do barco contra a plataforma, interferência às operações do heliponto, incêndio (devido à aproximação de barcos do queimador da plataforma) e danos às instalações submarinas.

Há também a possibilidade de uma explosão, já que, por operar com produtos de alta inflamabilidade, as atividades das plataformas são realizadas sob rigorosos procedimentos, inclusive com a suspensão do uso de rádio em momentos críticos. Tais orientações, no entanto, não são seguidas pelas embarcações não autorizadas que se aproximam.

Além disso, a aproximação dos barcos gera um alto risco aos mergulhadores profissionais que realizam atividades de manutenção nas plataformas e gasodutos.

O descumprimento dessa norma pode gerar penalidades junto à Marinha. Já a realização da atividade de pesca nessa área pode gerar penalidades também junto ao Ibama, incluindo a prisão dos responsáveis, já que tal ação é considerada crime ambiental. Além disso, em caso de danos à plataforma, os responsáveis poderão ser condenados a pagar os prejuízos.”

Você é notado pelas empresas, inclusive nas redes sociais

Este portal por exemplo, conta com cerca de 2 milhões de acessos mensais, muitas pessoas entram para saber sobre assuntos de empregabilidade e negócios do setor de energia. Tudo o que você faz e diz nas redes sociais é notado. Cuidado com práticas ruins, inclusive falar MAL DE EMPRESAS PUBLICAMENTE, este é o clássico de suicídio profissional.




Além disso, muitas empresas entram em contato conosco pedindo para divulgar vagas e sugestões de pautas. Procure ser bem ativo em sua rede de modo positivo, mostrando perícia e propriedade no que está falando. Depois vocês poderão ler uma matéria do G1 aqui, falando exatamente a metodologia usada por empresas de RH para avaliar um perfil pelas redes sociais.

Foi pedir emprego de JetSky em Plataforma da Ocyan

Carlos Derval foi de JetSki na sonda da Ocyan (literalmente) acompanhado de sua filha pedir uma oportunidade de emprego, pois a impressão é que o cadastro no site não funciona.

Segundo o guerreiro, são quatro anos na “Pedra” buscando recolocação no mercado.

A plataforma que a Ocyan usa atualmente para seus principais recrutamentos é pelo site VAGAS.COM, um dos mais acessados e utilizados no país, o candidato pode estar disputando uma vaga com milhares ao mesmo tempo. Mantenha sempre seu cadastro atualizado e coerente com a função que deseja desempenhar cuidadosamente, pois seus currículos são selecionados através de filtros de pesquisa.

*Divulgação do vídeo e seu conteúdo permitido por Carlos Derval*

Últimas vagas Offshore repassadas no Click Petróleo e Gás www.clickpetroleoegas.com.br/category/vagas-offshore-e-onshore

Publicado por Click Petróleo e Gás em Segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.