Governo quer instalar no Brasil fábrica da montadora norte-americana de veículos elétricos Tesla


Governo quer instalar no Brasil fábrica da montadora norte-americana de veículos elétricos Tesla

Governo negocia para ter fábrica no Brasil da montadora norte-americana de veículos elétricos  de luxo Tesla; fábrica poderá  ser instalada em Santa Catarina

O governo trabalha para ter no Brasil uma fábrica da montadora norte-americana de veículos elétricos Tesla, segundo afirmou através de uma publicação no Twitter, nesta quinta-feira (20) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). TCU aprovou privatização de 6 portos do Brasil em 5 estados: MA, AP, PA, AL, BA e PR

Leia Também

Especula-se que o governo brasileiro ofereceria algumas facilidades para uma eventual fábrica da Tesla no país, como financiamentos, créditos tributários e até mesmo a criação de leis específicas para viabilizar essas operações em território nacional. Se isso se concretizasse, os carros elétricos produzidos no Brasil poderiam também ser exportados para a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, parte do Caribe e México.

A negociação envolvendo o governo brasileiro com a companhia Tesla é feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Apesar de não haver confirmações de data e local para a instalação da fábrica da maior fabricante de carros elétricos de luxo no mundo, o destino da empresa de Elon Musk, empresário com os maiores rendimentos do ano, segundo rumores, poderá  ser em Santa Catarina, mais especificamente a cidade de Criciúma.

Ontem (19), o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) informou que a expectativa é instalar a fábrica da Tesla no Brasil até 2023. Chegar ao Brasil é abrir caminho para a expansão do mercado latino-americano.

De acordo com a agenda pública do ministro Marcos Pontes, no último dia 12 aconteceu uma reunião entre ele e representantes brasileiros da marca, incluindo Anderson Pacheco, engenheiro sênior de produção da Tesla.

O deputado Daniel Freitas é autor de um projeto de lei  que Tramita no Congresso para isentar de IPI e imposto sobre importação para veículos acionados exclusivamente por energia elétrica. A isenção seria até 2029 e incluiria veículos produzidos no Brasil e suas baterias.

As vendas de veículos elétricos no Brasil têm crescido e incentivado alguns lançamentos que incluem um modelo híbrido da Toyota que funciona com motor a etanol. A GM lançou no país o modelo Bolt, importado dos EUA, no ano passado, e a Renault já vende os modelos Zoe e Leaf no Brasil.

Em 2019, as vendas de veículos híbridos e elétricos no Brasil somaram 11.844 unidades, após 3.965 em 2018, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea.

TENHA UM CV ESPECÍFICO PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS

Você gostaria de ter um currículo desenvolvido especialmente para uma vaga no meio marítimo, em plataforma, offshore ou cabotagem? Adquira seu currículo offshore formatado e específico aqui📄

Flavia Marinho

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.