Às áreas são abundantes em mineral (s) usado na construção como brita, gesso e areia. Haverá também concessões para outros tipos de minério
O Governo Federal vai oferecer centenas de planos para outorgar concessões para 502 áreas para exploração mineral, como parte de um esforço para atrair mais investimentos no setor e diversificar a produção de mineração do país.
Outras notícias macro-micro econômicas recentes
- Governo Federal busca retomada da produção de trilhos de trem
- Mais energia solar para o povo: A Cemig, estatal mineira pretende dobrar sua capacidade de geração solar com novas usinas
- Ceará é o estado líder de energia eólica com mais de 86 parques eólicos e 2.187,9 MW
As áreas são ricas em materiais de construção como areia, brita e gesso, segundo nota oficial, mas o governo também pretende outorgar outras concessões.
À Agência Nacional de Mineração (ANM) tem cerca de 57.000 áreas que podem ser oferecidas para exploração em seu portfólio, abrangendo aproximadamente 500Mkm², disse a agência em um comunicado.
- China lança estratégia revolucionária em Tianmen: incentivos milionários para famílias aumentarem a natalidade em meio à crise histórica
- Olha a multa! Após meses de estudo, estado começa instalação de novos redutores de velocidade e redares
- De dar inveja à Argentina! Hermanos desembarcam no Brasil e ficam maravilhados com o PIX
- Piracanjuba anuncia investimento de R$ 499 milhões para construir nova fábrica de whey protein e lácteos com estimativa de gerar centenas de novos empregos
A abertura de novas áreas para exploração foi suspensa pelo extinto departamento de produção mineral do DNPM.
Todas as áreas oferecidas estão em fase de aplicação ou autorização. Os interessados terão 60 dias para solicitar as áreas, a contar da data de publicação do edital. Os detalhes do aviso estão aqui.
O Brasil é altamente dependente de relativamente poucos produtos, com minério de ferro representando quase 60% das receitas de mineração no segundo trimestre, ouro 13,7% e cobre 7,8%, de acordo com a associação de mineração Ibram.