Início Gerdau desenvolve a primeira tinta imobiliária com grafeno do mundo

Gerdau desenvolve a primeira tinta imobiliária com grafeno do mundo

21 de junho de 2022 às 11:24
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Gerdau - Gerdau graphene - tinta imobiliária - Grafeno
A Gerdau Graphene desenvolveu a primeira tinta imobiliária a base de água com grafeno – imagem: Gerdau/Divulgação

A Gerdau Graphene desenvolveu a primeira tinta imobiliária a base de água com grafeno, que pode ser aplicada em quadras esportivas, escadarias, calçadas, áreas de lazer e muitos outros locais.

A Gerdau Graphene, empresa focada no desenvolvimento, comercialização e produção de aditivos químicos minerais e masterbatches com grafeno, lançou seu primeiro aditivo químico para o mercado de tintas. O material está presente na C-Fix, nova tinta imobiliária desenvolvida pela Gerdau Graphene, a primeira tinta a base de água com grafeno comercialmente disponível no mundo. O produto é resultado de uma parceria com a fábrica Graffex e a Polystell, empresas focadas na pesquisa e no desenvolvimento de aditivos químicos.

Tinta imobiliária da Gerdau pode ser utilizada em vários locais

Desenvolvida com a exclusiva tecnologia G2D, a nova tinta apresenta um ganho de lavabilidade e pode ser aplicada em pisos de concreto, metais, cimento e asfalto, áreas de tráfego, além de poder ser utilizada em quadras esportivas, calçadas, escadarias, áreas de lazer, ciclofaixas, pisos comerciais, entre outros.

Artigos recomendados

A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa criou esta nova tecnologia de tinta imobiliária com base em uma formulação de grafeno, inserida no aditivo para tinta. De acordo com Alexandre de Toledo Corrêa, diretor-executivo da Gerdau Graphene, um ano após sua fundação, a empresa está levando ao mercado seu primeiro conjunto de produtos com grafeno embarcado.

Esta é a primeira tinta imobiliária do mundo a base de água que utiliza grafeno em escala comercial. E, ao mesmo tempo, a empresa lança no mercado seu primeiro aditivo químico feito com grafeno para tintas.

Atualmente, a companhia possui um pipeline de pesquisa robusto para aplicação de grafeno em tintas, e a linha imobiliária da C-Fix e suas tintas são os primeiros produtos que levam o grafeno ao mercado.

Novos produtos da Gerdau Graphene chegarão em breve ao mercado

Além da tinta imobiliária com Grafeno, a empresa atua em uma segunda linha de aditivos para aplicação em tintas anticorrosivas, que chegarão ao mercado já no próximo ano. Segundo o executivo, atualmente, a indústria deste setor possui uma grande preocupação com o ganho de sustentabilidade e produtividade, com a eliminação de materiais de origem fóssil em sua formulação.

O uso de grafeno nas tintas anticorrosivas terá o duplo papel de trazer performance através de um material sustentável como este. O mercado de tintas apresenta um grande potencial para o uso de aditivos com grafeno.

No Brasil, foram faturados R$ 25,7 bilhões apenas no último ano, ou 1,9 bilhão de litros de tintas. Desse total, R$ 14 bilhões e 1,5 bilhão são tintas imobiliárias. A nova tinta da Gerdau foi utilizada pela primeira vez na pintura de parte da unidade de aços especiais da Gerdau em SP.

O intuito é ampliar o uso deste produto para todas as unidades da empresa no país ao longo deste ano. A tinta para piso é mais resistente à abrasão e forma uma barreira contra a umidade, resultando em melhores condições para se lavar.

Empresa fecha acordos com clientes estratégicos

Além de atender às demandas de suas unidades industriais, a empresa já está comercializando sua tinta para clientes externos. De acordo com Corrêa, acordos têm sido fechados com clientes estratégicos da empresa nos setores da construção civil e industrial para o uso da linha C-Fixx.

Ao longo de seus 121 anos de história, a Gerdau conta com o apoio de clientes-chave no setor de construção para desenvolver produtos inovadores com o aço e, agora, os mesmos apoiam a empresa no mercado de nanotecnologia.

Relacionados
Mais recentes