A turbina eólica mais poderosa do mundo fabricada pela GE Renewable Energy será instalada no maior parque eólico offshore do mundo
A maior turbina eólica do mundo está sendo desenvolvida pela GE Renewable Energy, subsidiária da gigante General Electric. A poderoa turbina foi nomeada de Haliade-X, e será lançada neste ano 2021. Para entregar o projeto, o conglomerado norte-americano GE planeja investir 400 milhões de dólares.
Leia também
- 79 vagas de emprego para trabalhar na fábrica da multinacional General Electric Renewable hoje, 22 de abril
- Turbinas gigantes offshore reduzirão o preço da energia eólica, permitindo que o vento desempenhe no mundo um papel maior na energia renovável
- Turbinas sem pás podem revolucionar usinas eólicas e mudar o mundo da energia renovável
- General Electric e AES Brasil investigam incêndio e queda de turbinas em parque eólico no RN
- Turbina eólica sem pás portátil para espaços urbanos, pode revolucionar a geração da energia renovável no mundo
- Rolls-Royce do grupo BMW, começa a construção do maior motor aeronáutico do mundo que combina turbina e engrenagens
- A turbina a vapor mais potente do mundo deixará as fábricas da General Electric para equipar uma central nuclear na Inglaterra
A turbina eólica offshore Haliade-X de 13 MW será usada nas duas primeiras fases do Dogger Bank Wind Farm, do Reino Unido, com um total de 190 unidades a serem instaladas a partir de 2023.
Isso marcará a primeira instalação da turbina eólica mais poderosa do mundo em operação até o momento no que será o maior parque eólico offshore do mundo.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
A produção em série da plataforma Haliade-X começará no segundo semestre de 2021, na fábrica da General Electric Saint-Nazaire, na França.
De acordo com o CEO da empresa, John Flannery, a General Electric quer liderar as tecnologias que estão impulsionando a transição energética global. “A energia eólica offshore é uma dessas tecnologias e traremos todos os recursos da General Electric para tornar o programa Haliade-X sucedido para nossos clientes”, comenta.
O que é Haliade-X – a maior e mais poderosa turbina eólica offshore do mundo fabricada pela General Electric Renewable Energy?
Anunciada pela primeira vez pela General Electric Renewable Energy, em março de 2018, a Haliade-X será a maior e mais poderosa turbina eólica offshore do mundo em seu lançamento, gerando 45% mais energia renovável do que a turbina mais produtiva atualmente no mercado.
A maior turbina eólica offshore do mundo em operação, o protótipo Haliade-X da GE, foi atualizado, ou “uprated” e agora está operando a uma potência de 13 MW.
Esta versão haliade-X, de 13 MW a mais, continuará a contar com lâminas de 107 metros de comprimento e um rotor de 220 metros e será capaz de gerar 4% mais Produção anual de energia (AEP) do que a versão anterior de 12 MW do protótipo.
O Haliade-X também incluirá várias ferramentas digitais para ajudar os clientes a realizar diagnósticos remotos e passar menos tempo no mar trabalhando na turbina.
Cada turbina será capaz de produzir energia renovável suficiente para abastecer 16.000 casas, com um parque eólico de 750 MW, criando o suficiente para um milhão de casas.
O setor de energia eólica offshore no mundo
O presidente e CEO da General Electric Renewable Energy, Jérôme Pécresse, disse: “O setor de energias renováveis levou mais de 20 anos para instalar os primeiros 17 GW (Gigawatt) de energia eólica offshore”.
Segundo Pécresse, o setor de energia eólica deve crescer em 90 GW nos próximos 12 anos. “O Haliade-X mostra o compromisso da General Electric com o segmento de energia eólica offshore e estabelecerá uma nova referência para o custo da eletricidade, impulsionando assim mais crescimento offshore”, aponta.
A grande maioria dos equipamentos necessários para o Haliade-X será construída em uma fábrica em Cherbourg, França, criando 550 empregos no processo ao longo dos próximos dois anos.
John Lavelle, CEO da área de energia eólica offshore da General Electric Renewable Energy, acrescentou: “O Haliade-X 13 MW ajudará nossos clientes em um ambiente offshore cada vez mais competitivo e, por seu tamanho e funcionalidade digital, proporcionam um valor importante na fabricação, instalação e operação”
A General Electric Renewable Energy é uma empresa avaliada em 10 bilhões de dólares, trabalhando em energia eólica onshore e offshore, hidrelétrica e novas tecnologias, como energia solar concentrada, e liderará o projeto Haliade-X com apoio financeiro de sua controladora. A companhia emprega 22.000 pessoas em 55 países, e já instalou mais de 400 GW de capacidade em todo o mundo.