Frentista robô é a nova tendência criada pela Volkswagen para abastecimento de carros elétricos

Valdemar Medeiros
por
-
01-01-2021 13:58:03
em Logística e Transporte
Robô - carros elétricos - Volkswagen Frentista robô abastecendo carro elétrico

O robô frentista móvel do Volkswagen Group Components traz um trailer na forma de um dispositivo móvel de armazenamento de energia para carros elétricos.

O Grupo Volkswagen desenvolveu um frentista robô para carros elétricos que pode navegar autonomamente em áreas de estacionamento, ligar um carro e, em seguida, retornar ao seu posto avançado sem a intervenção de humanos.

Leia também

O protótipo, criado pela Volkswagen Group Components, tem como objetivo mostrar como a montadora expandirá a infraestrutura de carregamento nos próximos anos para atender à demanda esperada que surgirá à medida que ela produz e vende mais carros elétricos.

O Grupo Volkswagen  se comprometeu a lançar dezenas de modelos de carros elétricos nos próximos anos. A marca Volkswagen planeja construir e vender 1,5 milhão de carros elétricos até 2025.

“Estabelecer uma infraestrutura de carregamento eficiente para o futuro é uma tarefa central que desafia todo o setor”, disse o CEO do Grupo Volkswagen, Thomas Schmall, em um comunicado. “Estamos desenvolvendo soluções para ajudar a evitar medidas autônomas caras. O robô de carregamento móvel e nossa estação de carregamento rápido flexível são apenas duas dessas soluções.”

O poder da nova tecnologia

O Grupo Volkswagen  está desenvolvendo um portfólio de diferentes produtos de carregamento com robôs, incluindo uma caixa de parede DC que carrega até 22 quilowatts. A montadora começou a testar sua caixa de embutir DC no início deste mês em alguns de seus locais de produção na Alemanha. O Grupo Volkswagen também está planejando lançar uma estação de carregamento rápido flexível – ainda mais estacionária – no início de 2021.

O robô frentista móvel não tem uma data de lançamento. A empresa disse agora que alcançou o status de protótipo que será “amplamente desenvolvido”. Há uma ressalva para o carregador móvel. A VW disse que a comunicação de carro para X, que permite que um veículo “fale” com a infraestrutura, será um pré-requisito para que o carregador móvel atinja a maturidade de mercado.

Com um simples toque no seu celular você abastece o seu carro com o frentista robô

O protótipo do robô de carregamento pode ser iniciado por meio de um aplicativo lançado pelo proprietário do veículo ou da comunicação carro para x. Assim que a comunicação começa, o carregador do celular é ligado – dois olhos digitais se abrem na tela – e ele se dirige para um carro elétrico.

O robô frentista móvel abre a tampa da tomada de carga e também conecta ou desconecta o plugue. O robô também é capaz de se mover e conectar os carros elétricos a uma unidade de armazenamento de energia.

Assim que o carregamento estiver completo, o robô coleta a unidade móvel de armazenamento de energia e a leva de volta para uma estação central de carregamento.

Schmall disse que os produtos de carregamento DC não se concentrarão apenas nas necessidades dos clientes e nos pré-requisitos técnicos dos carros elétricos, mas também considerarão as possibilidades econômicas de possíveis parceiros, como operadores de vagas de estacionamento e estacionamentos subterrâneos.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.