1. Início
  2. / Construção
  3. / Ford fecha acordo com sindicado e irá indenizar 4 mil trabalhadores após fechamento de fábrica na Bahia
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Ford fecha acordo com sindicado e irá indenizar 4 mil trabalhadores após fechamento de fábrica na Bahia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/05/2021 às 17:35
ford fabrica da ford energia indústria bahia trabalhadores
Foto: stimcamacari
Smartphone Motorola Edge 50 PRO 5G 256GB 24GB Ram Boost Tela 6,7 pOLED Gorilla Glass IP68 - Preto

Ford fechou um grande acordo com os 4 mil trabalhadores da unidade de Camaçari, na Bahia. A fábrica será fechada

Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, na Bahia, finalmente chegaram a um acordo para a indenização de um total de 4 mil trabalhadores da fábrica que está prestes a ser fechada. O acordo aconteceu em uma assembleia na manhã desta quarta-feira.

Estadão noticiou que o acordo da Ford com o sindicado dos metalúrgicos foi aprovado por quase unanimidade. O acordo prevê o pagamento de todos os direitos na rescisão do contrato dos trabalhadores. Além disso, o pessoal que trabalha na área de produção irá receber dois salários extras por ano de trabalho. 

O valor mínimo a ser recebido é R$ 130 mil pela Ford para cada trabalhador. Mesmo que o valor seja menor do que os R$ 130 mil, a Ford irá garantir o pagamento. 

Foto: stimcamacari

O acordo também prevê a concessão de seis meses de plano de saúde por meio do sindicado. Além de tudo, os trabalhadores com ocupação médica ainda terão uma remuneração extra paga pela empresa norte-americana. A empresa divulgou uma nota onde afirmou que fará outras ações, bem como um programa de qualificação para os 4 mil funcionários, além de suporte para a realocação dessas pessoas no mercado de trabalho. 

Além dos itens previstos no acordo, a Ford já está oferecendo um programa de qualificação dos trabalhadores e também irá oferecer suporte para recolocação por meio da contratação de uma empresa especializada“, diz um trecho da nota divulgada pela Ford. 

O sindicado destacou que houve um total de 33 rodadas de negociação entre a Ford e os trabalhadores. Tudo isso ocorreu com a mediação do Tribunal Regional do Trabalho. 

Motivos para a Ford ter deixado o Brasil

A saída da Ford do Brasil foi um grande baque para a indústria nacional. Após décadas no país, a empresa anunciou o fechamento das fábricas na Bahia e interior de São Paulo. Somados, são quase 5 mil pessoas que ficarão desempregadas com a saída da empresa do país. 

Mudança de foco da empresa

Na ocasião, a Ford informou que a decisão ocorreu devido ao agravamento da crise sanitária no país, a persistente capacidade ociosa da empresa no país e A redução nas vendas. Porém, fontes do mercado informam que o verdadeiro motivo é o foco na produção de SUVs e Picapes, além da eletrificação do mercado. Com isso, a empresa optou por sair do Brasil e vender somente produtos importados. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos