1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fiat Toro segue líder das picapes médias no Brasil, mas Toyota, Volkswagen, Renault e BYD preparam lançamentos até 2028 que prometem desafiar o domínio da Fiat com híbridos e novidades tecnológicas.
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Fiat Toro segue líder das picapes médias no Brasil, mas Toyota, Volkswagen, Renault e BYD preparam lançamentos até 2028 que prometem desafiar o domínio da Fiat com híbridos e novidades tecnológicas.

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/05/2026 às 16:39
Atualizado em 13/05/2026 às 21:18
Fiat Toro lidera picapes médias, mas quatro concorrentes chegam até 2028 com híbridos e novidades para disputar a liderança no Brasil.
Fiat Toro lidera picapes médias, mas quatro concorrentes chegam até 2028 com híbridos e novidades para disputar a liderança no Brasil.
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

O Fiat Toro mantém liderança no segmento de picapes médias, mas Toyota, Volkswagen, Renault e BYD lançarão até 2028 modelos híbridos e inovadores que prometem desafiar diretamente seu domínio no mercado brasileiro.

A Fiat Toro domina o segmento de picapes de porte médio no Brasil, posicionada entre modelos compactos e pesados. No entanto, sua liderança enfrenta um grande desafio com quatro gigantes globais preparando veículos concorrentes até o início de 2028.

Toyota, Volkswagen, Renault e BYD desenvolvem vários modelos diretamente para o mercado brasileiro. Este surto competitivo ameaça o domínio absoluto que a marca italiana mantém atualmente com seu veículo mais vendido no país.

Novos rivais para a Fiat Toro

A Toyota desenvolve o “Projeto 150D”, baseado na plataforma TNGA do Corolla. Este modelo introduz o primeiro motor híbrido plug-in flex no Brasil. Ele utiliza uma unidade Atkinson 2.5L derivada do sistema do RAV4 Plug-in Hybrid.

A Volkswagen apresentará o Tukan na Copa do Mundo de 2026. Fabricado no Paraná, o veículo utiliza um sistema híbrido leve 1.5L turbo. Ele evolui do conceito Tarok e compartilha elementos com o Tera para reduzir preços.

A Renault planeja a Niagara com posicionamento refinado. Utilizando a plataforma RGMP, o modelo mantém exatos três metros de entre-eixos. Sua mecânica inclui motor 1.3L turbo e câmbio de dupla embreagem, com futuras possibilidades de hibridização.

O BYD Mako foca no mercado latino-americano. Ele utiliza a mecânica híbrida plug-in 1.5L aspirada do SUV Song Pro. Suas dimensões estão localizadas estrategicamente entre a Chevrolet Montana e a atual picape Fiat Toro.

Estes quatro competidores representam um bombardeio massivo contra um dos veículos de maior sucesso no país. Os próximos anos determinarão se a montadora italiana Fiat manterá seu domínio através da qualidade, eficiência e força de mercado.

A Renault está reposicionando sua linha atual para acomodar a nova chegada. Enquanto a Oroch será direcionada aos frotistas, a Niagara usará a base do SUV Boreal para oferecer sofisticação aos compradores particulares brasileiros.

O Volkswagen Tukan já foi avistado em testes de rodagem com camuflagem. Este projeto permaneceu congelado durante a pandemia, mas agora está confirmado. O objetivo é oferecer um preço competitivo mantendo recursos de tecnologia híbrida avançada.

O “Projeto 150D” da Toyota traz mudança tecnológica significativa para a marca japonesa. Ao combinar combustível flex com tecnologia híbrida plug-in, a empresa visa oferecer um conjunto mecânico único chamado unidade internamente de PHEV-FFV.

Com a chegada de 2028, o segmento de picapes médias terá transformação completa. O mercado aguarda a resposta da Fiat Toro. Isso dependerá de como cada fabricante equilibrará desempenho, preço, inovação técnica, eficiência e força de mercado atual.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x