Fábrica da Volvo em Curitiba dá início a produção de caminhões com tecnologia de última geração para o mercado de transporte de cargas brasileiro

Valdemar Medeiros
por
-
27-10-2021 15:19:02
em Automotivo
Volvo - transporte de cargas - caminhões - Curitiba - PR Volvo retoma produção em fábrica de Curitiba com caminhões modernos— Foto: Divulgação




Modelos novos de caminhões da Volvo que estão sendo montados na fábrica de Curitiba já são considerados os melhores do mercado no setor de transporte de cargas    

Os novos modelos da série F da Volvo já estão em fase inicial de produção na fábrica de Curitiba (PR). Com lançamentos a caminho, a operação fabril também coloca em andamento os avanços necessários para dar continuidade nos processos de produção, com intuito de dar suporte ao aumento de configurações disponíveis que serão integrados a nova gama. Com o aprimoramento que os modelos receberam da Volvo, os novos caminhões FH, FM e FMX já são considerados pela empresa, um dos seus maiores lançamentos a nível global. Nas operações feitas em território brasileiro, no qual nosso país é responsável também pelas exportações para os demais países da América Latina, a Volvo destinou um investimento ás fábricas em torno de R$ 1 bilhão.

Leia outras notícias relacionadas

Nova linha de caminhões da Volvo é a mais indicada para o transporte de cargas

A evolução na fábrica para produzir a nova linha F – Volvo GTO Curitiba

A nova da linha Volvo, porém, está sendo construída também em um ambiente totalmente reformulado. Os avanços nos rigorosos conceitos da Indústria 4.0 trouxeram aos novos modelos ainda mais eficiência e controle sobre todos os processos de produção de motores e também de transmissão, além de reformulação em cabines e na montagem geral dos caminhões dentro da fábrica.

Além disso, cada fábrica responsável pela montagem da linha de caminhões Volvo possui uma integração de modo digital, que serve para dar o sequenciamento correto e ter melhor visibilidade das diversas etapas da manufatura.

A linhagem nova da Volvo já é indicada, como a melhor e mais eficiente, no transporte de cargas. A super produção em Curitiba está a todo vapor para que muito em breve todos possam conhecer oficialmente os modelos da Volvo.

Produção a todo vapor na unidade fabril da Volvo em Curitiba

O vice-presidente de manufatura da Volvo, Cyro Martins, relatou que na fábrica da Volvo em Curitiba, foram reunidos os processos de fabricação de veículos em uma única unidade, fazendo com que a empresa obtenha ganhos em processos, além da qualidade no serviço feito dentro da unidade.

Cyro afirma que todos os trabalhadores da fábrica se preocuparam em mais uma vez antecipar as melhores tendências no ramal de transporte de cargas. Diversos processos automatizados foram integrados as fábricas, tais como a tecnologia de veículos autoguiados, simulações virtuais e o uso de drones que servem para manter o controle do inventário de estoque fabril, que já fazia parte da rotina de atividades da unidade em Curitiba.

Com a chegada dos novos modelos de caminhões da Volvo, a fábrica precisou de mais reforços, para poder dar conta do serviço cobrado pela empresa.

Adaptações e aperfeiçoamento dos veículos e também da fábrica

Durante a montagem dos caminhões, algumas ‘apertadeiras’ pneumáticas foram imediatamente substituídas por eletrônicas, garantindo estabilidade e mais precisão no conjunto de mais de quatro mil parafusos, sem falar em melhorias nas condições de trabalho da equipe operacional.

Além disso, a Volvo trás uma nova façanha, a inclusão de robôs, que já entraram em ação na fábrica, participando também da montagem do painel de instrumentos dos caminhões.

O equipamento instalado é responsável por controlar o volume da aplicação de selante e também algumas câmeras inspecionam de forma instantânea todo o resultado. Em caso de falha no processo, o robô é responsável por comunicar ao setor de operações.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.