1. Início
  2. / Economia
  3. / Estatais federais acumulam rombo recorde de R$ 5,9 bilhões em apenas 4 meses, pior resultado para o período desde 2002, enquanto Correios enfrentam prejuízo de R$ 8,5 bilhões e reestruturação financeira
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Estatais federais acumulam rombo recorde de R$ 5,9 bilhões em apenas 4 meses, pior resultado para o período desde 2002, enquanto Correios enfrentam prejuízo de R$ 8,5 bilhões e reestruturação financeira

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 29/05/2026 às 22:27
Estatais federais acumulam rombo de R$ 5,9 bilhões até abril, pior resultado para o período desde 2002.
Estatais federais acumulam rombo de R$ 5,9 bilhões até abril, pior resultado para o período desde 2002.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Resultado primário das estatais federais chegou ao pior nível para um primeiro quadrimestre desde 2002, enquanto os Correios avançam em plano de reestruturação após prejuízos sucessivos, patrimônio líquido negativo e captação de crédito para recompor liquidez.

Rombo recorde de R$ 5,9 bilhões nas estatais federais marcou os quatro primeiros meses deste ano, resultado equivalente a 0,14% do PIB e divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (29), em relatório de estatísticas fiscais.

O Canal JH Engenharia destaca que o indicador considera o resultado primário das empresas públicas federais, mas não inclui Petrobras, Eletrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A exclusão ajuda a delimitar o alcance do dado.

Estatais federais têm pior quadrimestre da série

Desde o início da série histórica, em 2002, o desempenho de janeiro a abril é o pior já registrado para um primeiro quadrimestre. O prejuízo supera o resultado negativo de R$ 2,73 bilhões observado no mesmo período do ano passado.

O acumulado dos quatro meses também se aproxima do prejuízo registrado durante todo o ano de 2025. Dentro do período analisado, janeiro concentrou o pior resultado mensal, enquanto abril ficou como o segundo pior mês deste ano.

Correios ampliam pressão sobre empresas públicas

O cenário ocorre em meio à situação dos Correios, uma estatal federal. A empresa registrou rombo de R$ 8,5 bilhões em 2025, valor três vezes maior que o resultado negativo apurado em 2024.

Foi o quarto ano seguido de prejuízo na estatal, sequência iniciada após 2021, quando os Correios tiveram lucro recorde de R$ 3,7 bilhões. A deterioração financeira levou a empresa a entrar em processo de reestruturação.

Reestruturação tenta recuperar previsibilidade financeira

O diagnóstico apontou patrimônio líquido negativo de R$ 10,4 bilhões, prejuízo acumulado de R$ 6,057 bilhões até setembro de 2025 e piora nos indicadores de qualidade e liquidez.

A primeira fase do plano busca reorganizar o fluxo financeiro, regularizar pendências com fornecedores e terceirizados e recuperar previsibilidade. Nesse processo, os Correios captaram R$ 12 bilhões em crédito com um pool de bancos.

Com informações de CNN.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x