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Estado brasileiro sem ferrovia pode finalmente ganhar sua PRIMEIRA estrada de ferro

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 23/11/2024 ร s 23:41
Ferrovia Transoceรขnica promete transformar a economia e o meio ambiente do Acre. Serรก o inรญcio de uma nova era para o estado?
Ferrovia Transoceรขnica promete transformar a economia e o meio ambiente do Acre. Serรก o inรญcio de uma nova era para o estado?
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Ferrovia pode revolucionar estado que รฉ um dos poucos sem estrada de ferro no Brasil. Com impactos positivos na economia e no meio ambiente, o projeto tem apoio polรญtico e promete integraรงรฃo com mercados internacionais.

Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma ideia que pode revolucionar o estado estรก ganhando forรงa e despertando curiosidade em todo o Brasil.

Um estado sem ferrovias, isolado e dependente de rodovias, pode estar prestes a virar o jogo com um projeto audacioso e transformador.

Durante a sessรฃo ordinรกria da รบltima terรงa-feira (19), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) fez um discurso contundente sobre a importรขncia da Ferrovia Transoceรขnica para o Acre.

ACESSร“RIOS PARA VEรCULOS - MERCADO LIVRE

ACESSร“RIOS PARA VEรCULOS - MERCADO LIVRE

Ribeiro destacou que o impacto econรดmico e ambiental dessa obra serรก imenso, podendo mudar completamente o cenรกrio do estado.

Economia e meio ambiente em pauta

De acordo com Eduardo Ribeiro, o Acre tem desperdiรงado uma oportunidade crucial de avanรงar com uma infraestrutura de transporte eficiente e sustentรกvel.

Ele enfatizou que as ferrovias, alรฉm de serem ambientalmente mais responsรกveis, tรชm custos de manutenรงรฃo muito mais baixos do que as rodovias, o que torna o projeto da Transoceรขnica ainda mais atrativo.

โ€œO impacto da ferrovia no Acre serรก enorme, vai mudar 100% toda a parte econรดmica do estadoโ€, afirmou o deputado, chamando atenรงรฃo para o potencial transformador da obra.

A ausรชncia de ferrovias no Acre รฉ um problema histรณrico.

Esse modelo de transporte tem o potencial de solucionar desafios logรญsticos enfrentados pelo estado, cuja dependรชncia de rodovias aumenta os custos e dificulta o acesso a mercados.

Ribeiro tambรฉm apontou que, ao contrรกrio de outras opรงรตes de transporte, a ferrovia oferece menor emissรฃo de carbono e preservaรงรฃo ambiental, caracterรญsticas que tornam o projeto um exemplo de modernidade e responsabilidade.

Alรฉm disso, ele destacou que as ferrovias podem atrair investimentos e gerar empregos, criando um ciclo virtuoso de crescimento econรดmico.

Uma mudanรงa histรณrica para o acre

O deputado demonstrou entusiasmo ao dizer que a ferrovia poderia ser o divisor de รกguas para o desenvolvimento do estado.

Ele argumentou que o projeto รฉ crucial para a integraรงรฃo do Acre com mercados nacionais e internacionais, citando como exemplo o Porto de Chancay, no Peru, que jรก estรก em estรกgio avanรงado.

Segundo Ribeiro, a Ferrovia Transoceรขnica nรฃo seria apenas um meio de transporte, mas uma verdadeira ponte para o progresso e para a inserรงรฃo do estado no cenรกrio econรดmico global.

Esse projeto nรฃo apenas beneficiaria o Acre, mas tambรฉm o Brasil como um todo, ampliando o acesso aos mercados da รsia e fortalecendo as exportaรงรตes.

A obra ainda representa uma oportunidade para tornar o estado mais competitivo e menos dependente de recursos externos.

Apoio polรญtico e defesa do projeto

O parlamentar aproveitou o momento para parabenizar o deputado Eduardo Magalhรฃes (PCdoB) pelo apoio ao projeto e reforรงou que a uniรฃo polรญtica serรก essencial para viabilizar a ferrovia.

โ€œEla vai mudar a realidade do estado e de maneira muito positiva. Acredito que esse รฉ um projeto que precisamos apoiar e defender com todas as forรงasโ€, afirmou Ribeiro.

Alรฉm disso, ele fez um apelo para que os parlamentares do Acre trabalhem em conjunto com lideranรงas nacionais para garantir os recursos e a aprovaรงรฃo da obra.

Essa articulaรงรฃo seria essencial para que a ferrovia se torne uma prioridade no cenรกrio polรญtico e econรดmico brasileiro.

O debate sobre infraestrutura no Brasil รฉ recorrente, mas raramente o Acre recebe a devida atenรงรฃo. Esse projeto pode mudar isso.

Perspectivas para o futuro

Encerrando seu discurso, Ribeiro destacou que a ferrovia serรก uma peรงa fundamental para o crescimento econรดmico do Acre, mas que a luta pelo projeto deve ser constante.

โ€œNosso estado precisa desses investimentos para crescer e se desenvolver, e a ferrovia serรก uma peรงa fundamental para issoโ€, concluiu o deputado.

O impacto potencial desse projeto levanta uma questรฃo: serรก que o Acre estรก finalmente a caminho de romper as barreiras do isolamento e entrar na rota do progresso sustentรกvel?

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Paulo Matias Gomes
Paulo Matias Gomes
24/11/2024 07:13

Precisamos urgentemente no rio Grande do Norte de macal a natal muito tempo cobrado nunca fizeram nรฃo e a favor do progresso e desenvolvimento

Jarbas Prates Neto
Jarbas Prates Neto
24/11/2024 09:10

Essa ferrovia serรก muito importante nรฃo sรณ para o Acre mas para o Brasil pois permitirรก grande ganho de competitividade da nossa produรงรฃo que se destina ao mercado asiรกtico. E vice versa. Que o projeto mereรงa a prioridade que merece

Jarbas Prates Neto
Jarbas Prates Neto(@jarbas_prates)
Member
24/11/2024 09:14

Ferrovia fundamental para um grande ganho de competitividade para a produรงรฃo brasileira que visa o mercado asiรกtico. Que receba a prioridade que merece.

Israel Ondas dos Santos
Israel Ondas dos Santos
24/11/2024 12:20

A grande questรฃo รฉ os acordos com a China e entregas de coisas estratรฉgias para a naรงรฃo. Espero q o Brasil faรงa essa ferrovia sem um centavo da China via capital privado.
Se tem gente comunista apoiando projeto de desenvolvimento รฉ pq tem alguma coisa errada.

Antรดnio Josรฉ Magalhรฃes
Antรดnio Josรฉ Magalhรฃes
Em resposta a  Israel Ondas dos Santos
24/11/2024 18:56

*AS PROMESSAS QUE NUNCA SAรRAM DO PAPEL *
A Narrativa se repete. Porรฉm, os Orientais continuam registrando crescimento econรดmico e ganhos vantajosos nas suas relaรงรตes comerciais de exportaรงรตes & importaรงรตes com o Brasil.
Os volumes das importaรงรตes da China,pressionam nossa cambaleante indรบstria. Compare as vendas da BYD, sufocando as montadoras de veรญculos tradicionais brasileiras, (Sem dรบvidas a BYD รฉ um verdadeiro case de sucesso, e o principal: que nos faz pensar e a refletir bastante sobre a nossa atuaรงรฃo.), A BYD รฉ a maior fabricante de veรญculos elรฉtricos (EVs) da China e tem emplacado recordes de vendas no Brasil.
A BYD abriu 61 lojas no Brasil e, promete comeรงar a produzir no paรญs, tambรฉm, em breve.
Promessas bilionรกrias da China ao Brasil, incluindo fรกbrica de US$ 12 bi e ferrovia, nรฃo saรญram do papel, causando frustraรงรตes.
Anรบncios grandiosos, mas sem execuรงรฃo, frustraram expectativas. O que o futuro reserva para essas promessas bilionรกrias?
Grandes anรบncios, cifras bilionรกrias e promessas de transformaรงรฃo econรดmica.
Durante encontros histรณricos entre autoridades do Brasil e da China, os discursos foram carregados de otimismo e projeรงรตes grandiosas.
Mas, por trรกs do glamour, uma pergunta persiste: onde estรฃo os resultados concretos desses compromissos?
Uma sรฉrie de megaprojetos envolvendo o Brasil e a China foi divulgada com ampla repercussรฃo, prometendo alavancar a infraestrutura e a indรบstria brasileira.
Entre as iniciativas mais destacadas estavam a construรงรฃo de uma fรกbrica monumental da Foxconn, um fundo de investimentos bilionรกrio e atรฉ uma ferrovia transcontinental.
Contudo, nenhum desses projetos saiu efetivamente do papel, deixando frustraรงรตes e dรบvidas no rastro das promessas.
O sonho da fรกbrica da Foxconn
Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em Pequim e anunciou, em tom ambicioso, uma parceria histรณrica com a Foxconn, gigante taiwanesa fornecedora da Apple.
A proposta era estabelecer no Brasil uma fรกbrica prรณpria da empresa, com investimento de US$ 12 bilhรตes e geraรงรฃo de 100 mil empregos, incluindo 20 mil para engenheiros altamente qualificados.
Conforme reportado pela *CNN Brasil, o projeto envolvia atรฉ mesmo a criaรงรฃo de uma โ€œcidade-indรบstriaโ€ para abrigar as operaรงรตes.
No entanto, uma sequรชncia de entraves surgiu, desde exigรชncias de apoio financeiro pelo BNDES atรฉ dificuldades na captaรงรฃo de investidores privados.
A Foxconn chegou a construir uma pequena unidade em Itu (SP), mas o grande plano foi abandonado.
O fundo bilionรกrio da China que nรฃo deslanchou
Outro anรบncio promissor ocorreu em 2015, quando o entรฃo primeiro-ministro chinรชs Li Keqiang e Dilma Rousseff divulgaram a criaรงรฃo do Fundo Brasil-China de Cooperaรงรฃo para a Expansรฃo da Capacidade Produtiva.
Com US$ 20 bilhรตes previstos โ€” sendo US$ 15 bilhรตes da China e US$ 5 bilhรตes do Brasil โ€” o fundo visava financiar projetos industriais e de infraestrutura.
Apesar de formalmente constituรญdo, o fundo jamais foi capitalizado.
De acordo com a CNN Brasil, a seleรงรฃo de projetos chegou a ser iniciada pelo Ministรฉrio do Planejamento, mas o cenรกrio polรญtico brasileiro e o discurso anti-China no inรญcio do governo Bolsonaro em 2019 interromperam qualquer avanรงo.
Ferrovia bioceรขnica: um projeto (EF-354),avaliado ser inviรกvel.
Outro marco foi o lanรงamento da proposta de uma ferrovia bioceรขnica em 2015.
O plano previa uma ligaรงรฃo de 3,5 mil quilรดmetros entre Goiรกs e Mato Grosso, interligando o Porto de Santos ao litoral do Peru.
A promessa era integrar os oceanos Atlรขntico e Pacรญfico, transformando a logรญstica sul-americana.
Conforme a CNN Brasil destacou, o projeto enfrentou uma sรฉrie de obstรกculos.
A ausรชncia de viabilidade econรดmica, dificuldades ambientais e os desafios de engenharia para atravessar a Cordilheira dos Andes tornaram a ideia insustentรกvel.
Apesar de visitas tรฉcnicas realizadas por equipes chinesas, nem mesmo o projeto **** de engenharia foi concluรญdo.
O impacto polรญtico e econรดmico das promessas nรฃo cumpridas pela China
As promessas chinesas no Brasil nรฃo se materializaram, e isso trouxe impactos negativos tanto para as relaรงรตes bilaterais quanto para a percepรงรฃo pรบblica sobre esses acordos.
Anรบncios grandiosos sem resultados concretos prejudicam a credibilidade das parcerias internacionais e deixam dรบvidas sobre a capacidade de execuรงรฃo de projetos desse porte.
Segundo a CNN Brasil, os entraves nรฃo se limitam ao Brasil.
A burocracia local, os riscos polรญticos e as dificuldades de planejamento sรฃo desafios frequentes enfrentados por investidores chineses em outros paรญses.
Esses fatores ajudam a explicar o descompasso entre as promessas e a realidade.
Expectativas para o futuro
Apesar das frustraรงรตes passadas, especialistas apontam que o Brasil continua sendo um destino atrativo para investimentos estrangeiros, especialmente em infraestrutura.
O dificil รฉ alimentar esperanรงas de avanรงos nessas atuais polรญticas pรบblicas e a reaproximaรงรฃo entre os dois paรญses que poderiam abrir caminhos para que projetos futuros sejam concretizados.
Afinal, a pergunta que fica รฉ: o Brasil ainda pode confiar em promessas bilionรกrias de parceiros estrangeiros?
O Fร“RUM PRร“ FERROVIA MAFERRON trabalha na busca de conquistar empresรกrios investidores privados a acreditar na estratรฉgia de fundar uma “Startup’s” a MAFERRON S.A. atrair investimentos reais para construir uma Ferrovia que ligarรก o Porto fluvial do Rio Madeira em Porto Velho-RO ao municรญpio de Vilhena em Rondรดnia. Impulsionar o crescimento econรดmico-social sustentรกvel na regiรฃo.
Compilaรงรฃo de texto de Antรดnio Josรฉ Magalhรฃes – CEO do Fร“RUM PRร“ FERROVIA MAFERRON.
Fonte:
*CNN BRASIL;A Narrativa se repete. Porรฉm, os Orientais continuam registrando crescimento econรดmico e ganhos vantajosos nas suas exportagรงรตes. Os volumes das importaรงรตes da China,pressionam nossa cambaleante indรบstria. Compare as vendas da BYD, sufocando as montadoras de veรญculos tradicionais brasileiras, (Sem dรบvidas a BYD รฉ um verdadeiro case de sucesso, e o principal: que nos faz pensar e a refletir bastante sobre a nossa atuaรงรฃo.), A BYD รฉ a maior fabricante de veรญculos elรฉtricos (EVs) da China e tem emplacado recordes de vendas no Brasil.
A BYD abriu 61 lojas no Brasil e, promete comeรงar a produzir no paรญs, tambรฉm, em breve.
romessas bilionรกrias da China ao Brasil, incluindo fรกbrica de US$ 12 bi e ferrovia, nรฃo saรญram do papel, causando frustraรงรตes.
Anรบncios grandiosos, mas sem execuรงรฃo, frustraram expectativas. O que o futuro reserva para essas promessas bilionรกrias?
Grandes anรบncios, cifras bilionรกrias e promessas de transformaรงรฃo econรดmica.
Durante encontros histรณricos entre autoridades do Brasil e da China, os discursos foram carregados de otimismo e projeรงรตes grandiosas.
Mas, por trรกs do glamour, uma pergunta persiste: onde estรฃo os resultados concretos desses compromissos?
Uma sรฉrie de megaprojetos envolvendo o Brasil e a China foi divulgada com ampla repercussรฃo, prometendo alavancar a infraestrutura e a indรบstria brasileira.
Entre as iniciativas mais destacadas estavam a construรงรฃo de uma fรกbrica monumental da Foxconn, um fundo de investimentos bilionรกrio e atรฉ uma ferrovia transcontinental.
Contudo, nenhum desses projetos saiu efetivamente do papel, deixando frustraรงรตes e dรบvidas no rastro das promessas.
O sonho da fรกbrica da Foxconn
Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em Pequim e anunciou, em tom ambicioso, uma parceria histรณrica com a Foxconn, gigante taiwanesa fornecedora da Apple.
A proposta era estabelecer no Brasil uma fรกbrica prรณpria da empresa, com investimento de US$ 12 bilhรตes e geraรงรฃo de 100 mil empregos, incluindo 20 mil para engenheiros altamente qualificados.
Conforme reportado pela *CNN Brasil, o projeto envolvia atรฉ mesmo a criaรงรฃo de uma โ€œcidade-indรบstriaโ€ para abrigar as operaรงรตes.
No entanto, uma sequรชncia de entraves surgiu, desde exigรชncias de apoio financeiro pelo BNDES atรฉ dificuldades na captaรงรฃo de investidores privados.
A Foxconn chegou a construir uma pequena unidade em Itu (SP), mas o grande plano foi abandonado.
O fundo bilionรกrio da China que nรฃo deslanchou
Outro anรบncio promissor ocorreu em 2015, quando o entรฃo primeiro-ministro chinรชs Li Keqiang e Dilma Rousseff divulgaram a criaรงรฃo do Fundo Brasil-China de Cooperaรงรฃo para a Expansรฃo da Capacidade Produtiva.
Com US$ 20 bilhรตes previstos โ€” sendo US$ 15 bilhรตes da China e US$ 5 bilhรตes do Brasil โ€” o fundo visava financiar projetos industriais e de infraestrutura.
Apesar de formalmente constituรญdo, o fundo jamais foi capitalizado.
De acordo com a CNN Brasil, a seleรงรฃo de projetos chegou a ser iniciada pelo Ministรฉrio do Planejamento, mas o cenรกrio polรญtico brasileiro e o discurso anti-China no inรญcio do governo Bolsonaro em 2019 interromperam qualquer avanรงo.
Ferrovia bioceรขnica: um projeto (EF-354),avaliado ser inviรกvel.
Outro marco foi o lanรงamento da proposta de uma ferrovia bioceรขnica em 2015.
O plano previa uma ligaรงรฃo de 3,5 mil quilรดmetros entre Goiรกs e Mato Grosso, interligando o Porto de Santos ao litoral do Peru.
A promessa era integrar os oceanos Atlรขntico e Pacรญfico, transformando a logรญstica sul-americana.
Conforme a CNN Brasil destacou, o projeto enfrentou uma sรฉrie de obstรกculos.
A ausรชncia de viabilidade econรดmica, dificuldades ambientais e os desafios de engenharia para atravessar a Cordilheira dos Andes tornaram a ideia insustentรกvel.
Apesar de visitas tรฉcnicas realizadas por equipes chinesas, nem mesmo o projeto **** de engenharia foi concluรญdo.
O impacto polรญtico e econรดmico das promessas nรฃo cumpridas pela China
As promessas chinesas no Brasil nรฃo se materializaram, e isso trouxe impactos negativos tanto para as relaรงรตes bilaterais quanto para a percepรงรฃo pรบblica sobre esses acordos.
Anรบncios grandiosos sem resultados concretos prejudicam a credibilidade das parcerias internacionais e deixam dรบvidas sobre a capacidade de execuรงรฃo de projetos desse porte.
Segundo a CNN Brasil, os entraves nรฃo se limitam ao Brasil.
A burocracia local, os riscos polรญticos e as dificuldades de planejamento sรฃo desafios frequentes enfrentados por investidores chineses em outros paรญses.
Esses fatores ajudam a explicar o descompasso entre as promessas e a realidade.
Expectativas para o futuro
Apesar das frustraรงรตes passadas, especialistas apontam que o Brasil continua sendo um destino atrativo para investimentos estrangeiros, especialmente em infraestrutura.
O dificil รฉ alimentar esperanรงas de avanรงos nessas atuais polรญticas pรบblicas e a reaproximaรงรฃo entre os dois paรญses que poderiam abrir caminhos para que projetos futuros sejam concretizados.
Afinal, a pergunta que fica รฉ: o Brasil ainda pode confiar em promessas bilionรกrias de parceiros estrangeiros?
O Fร“RUM PRร“ FERROVIA MAFERRON trabalha na busca de conquistar empresรกrios investidores a acreditar nas estratรฉgias de uma “Startup’s” a MAFERRON S.A. atrair investimentos reais para construir uma Ferrovia que ligarรก o Porto fluvial do Rio Madeira em Porto Velho-RO ao municรญpio de Vilhena em Rondรดnia. Impulsionar o crescimento econรดmico-social sustentรกvel na regiรฃo.
Compilaรงรฃo de texto de Antรดnio Josรฉ Magalhรฃes – CEO do Fร“RUM PRร“ FERROVIA MAFERRON.
Fonte:https://clickpetroleoegas.com.br/fabrica-

Antonio Schmidt
Antonio Schmidt
Em resposta a  Israel Ondas dos Santos
29/11/2024 09:16

O Brasil nรฃo tem $$$ pra furar poรงos artesianos para os Brasileiros do interiorzรฃo do Nordeste, Nรฃo tem $$$ pra levar luz e Dignidade para os brasileiros, que vivem as escuras em pleno 2024, do Sertรฃo do Brasil, nem รกgua e esgoto para os brasileiros Do Norte, vai ter $$$ pra fazer uma ferrovia dessa envergadura? Nรฃo vai nรฃo. Entรฃo, deixa os Chineses fazerem a obra para que todos que possam se utilizar dela pra melhorar suas vidas, que o faรงam. Ou vamos preferir que essas comunidades que possam ser beneficiadas, nรฃo o sejam porquรช “aรญ mas sรฃo os chineses que vรฃo fazer”.

Sergio luiz guedes costa
Sergio luiz guedes costa
24/11/2024 12:32

Eo campo de batalha sรณ interessa a vitรณriaaaa รฉ venรงer e venรงer e venรงer eu venรงo sergioguedes, parabรฉns China revolucionando o mundo,cuidado com a inveja dos Estados Unidos, nรฃo fazem nada,sรณ guerras para venderem +armas vamos acordar Amรฉrica Latina nรฃo somos vaso sanitรกrio para q os americanos faรงa cocรด na nossa boca

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na รกrea desde 2015, com seis anos de experiรชncia em revista impressa e mais de 12 mil publicaรงรตes online. Especialista em polรญtica, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se vocรช tiver alguma dรบvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Nรฃo aceitamos currรญculos!

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