Ferrovia pode revolucionar estado que รฉ um dos poucos sem estrada de ferro no Brasil. Com impactos positivos na economia e no meio ambiente, o projeto tem apoio polรญtico e promete integraรงรฃo com mercados internacionais.
Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma ideia que pode revolucionar o estado estรก ganhando forรงa e despertando curiosidade em todo o Brasil.
Um estado sem ferrovias, isolado e dependente de rodovias, pode estar prestes a virar o jogo com um projeto audacioso e transformador.
Durante a sessรฃo ordinรกria da รบltima terรงa-feira (19), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) fez um discurso contundente sobre a importรขncia da Ferrovia Transoceรขnica para o Acre.
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Ribeiro destacou que o impacto econรดmico e ambiental dessa obra serรก imenso, podendo mudar completamente o cenรกrio do estado.
Economia e meio ambiente em pauta
De acordo com Eduardo Ribeiro, o Acre tem desperdiรงado uma oportunidade crucial de avanรงar com uma infraestrutura de transporte eficiente e sustentรกvel.
Ele enfatizou que as ferrovias, alรฉm de serem ambientalmente mais responsรกveis, tรชm custos de manutenรงรฃo muito mais baixos do que as rodovias, o que torna o projeto da Transoceรขnica ainda mais atrativo.
โO impacto da ferrovia no Acre serรก enorme, vai mudar 100% toda a parte econรดmica do estadoโ, afirmou o deputado, chamando atenรงรฃo para o potencial transformador da obra.
A ausรชncia de ferrovias no Acre รฉ um problema histรณrico.
Esse modelo de transporte tem o potencial de solucionar desafios logรญsticos enfrentados pelo estado, cuja dependรชncia de rodovias aumenta os custos e dificulta o acesso a mercados.
Ribeiro tambรฉm apontou que, ao contrรกrio de outras opรงรตes de transporte, a ferrovia oferece menor emissรฃo de carbono e preservaรงรฃo ambiental, caracterรญsticas que tornam o projeto um exemplo de modernidade e responsabilidade.
Alรฉm disso, ele destacou que as ferrovias podem atrair investimentos e gerar empregos, criando um ciclo virtuoso de crescimento econรดmico.
Uma mudanรงa histรณrica para o acre
O deputado demonstrou entusiasmo ao dizer que a ferrovia poderia ser o divisor de รกguas para o desenvolvimento do estado.
Ele argumentou que o projeto รฉ crucial para a integraรงรฃo do Acre com mercados nacionais e internacionais, citando como exemplo o Porto de Chancay, no Peru, que jรก estรก em estรกgio avanรงado.
Segundo Ribeiro, a Ferrovia Transoceรขnica nรฃo seria apenas um meio de transporte, mas uma verdadeira ponte para o progresso e para a inserรงรฃo do estado no cenรกrio econรดmico global.
Esse projeto nรฃo apenas beneficiaria o Acre, mas tambรฉm o Brasil como um todo, ampliando o acesso aos mercados da รsia e fortalecendo as exportaรงรตes.
A obra ainda representa uma oportunidade para tornar o estado mais competitivo e menos dependente de recursos externos.
Apoio polรญtico e defesa do projeto
O parlamentar aproveitou o momento para parabenizar o deputado Eduardo Magalhรฃes (PCdoB) pelo apoio ao projeto e reforรงou que a uniรฃo polรญtica serรก essencial para viabilizar a ferrovia.
โEla vai mudar a realidade do estado e de maneira muito positiva. Acredito que esse รฉ um projeto que precisamos apoiar e defender com todas as forรงasโ, afirmou Ribeiro.
Alรฉm disso, ele fez um apelo para que os parlamentares do Acre trabalhem em conjunto com lideranรงas nacionais para garantir os recursos e a aprovaรงรฃo da obra.
Essa articulaรงรฃo seria essencial para que a ferrovia se torne uma prioridade no cenรกrio polรญtico e econรดmico brasileiro.
O debate sobre infraestrutura no Brasil รฉ recorrente, mas raramente o Acre recebe a devida atenรงรฃo. Esse projeto pode mudar isso.
Perspectivas para o futuro
Encerrando seu discurso, Ribeiro destacou que a ferrovia serรก uma peรงa fundamental para o crescimento econรดmico do Acre, mas que a luta pelo projeto deve ser constante.
โNosso estado precisa desses investimentos para crescer e se desenvolver, e a ferrovia serรก uma peรงa fundamental para issoโ, concluiu o deputado.
O impacto potencial desse projeto levanta uma questรฃo: serรก que o Acre estรก finalmente a caminho de romper as barreiras do isolamento e entrar na rota do progresso sustentรกvel?
Precisamos urgentemente no rio Grande do Norte de macal a natal muito tempo cobrado nunca fizeram nรฃo e a favor do progresso e desenvolvimento
Essa ferrovia serรก muito importante nรฃo sรณ para o Acre mas para o Brasil pois permitirรก grande ganho de competitividade da nossa produรงรฃo que se destina ao mercado asiรกtico. E vice versa. Que o projeto mereรงa a prioridade que merece
Ferrovia fundamental para um grande ganho de competitividade para a produรงรฃo brasileira que visa o mercado asiรกtico. Que receba a prioridade que merece.
A grande questรฃo รฉ os acordos com a China e entregas de coisas estratรฉgias para a naรงรฃo. Espero q o Brasil faรงa essa ferrovia sem um centavo da China via capital privado.
Se tem gente comunista apoiando projeto de desenvolvimento รฉ pq tem alguma coisa errada.
*AS PROMESSAS QUE NUNCA SAรRAM DO PAPEL *
A Narrativa se repete. Porรฉm, os Orientais continuam registrando crescimento econรดmico e ganhos vantajosos nas suas relaรงรตes comerciais de exportaรงรตes & importaรงรตes com o Brasil.
Os volumes das importaรงรตes da China,pressionam nossa cambaleante indรบstria. Compare as vendas da BYD, sufocando as montadoras de veรญculos tradicionais brasileiras, (Sem dรบvidas a BYD รฉ um verdadeiro case de sucesso, e o principal: que nos faz pensar e a refletir bastante sobre a nossa atuaรงรฃo.), A BYD รฉ a maior fabricante de veรญculos elรฉtricos (EVs) da China e tem emplacado recordes de vendas no Brasil.
A BYD abriu 61 lojas no Brasil e, promete comeรงar a produzir no paรญs, tambรฉm, em breve.
Promessas bilionรกrias da China ao Brasil, incluindo fรกbrica de US$ 12 bi e ferrovia, nรฃo saรญram do papel, causando frustraรงรตes.
Anรบncios grandiosos, mas sem execuรงรฃo, frustraram expectativas. O que o futuro reserva para essas promessas bilionรกrias?
Grandes anรบncios, cifras bilionรกrias e promessas de transformaรงรฃo econรดmica.
Durante encontros histรณricos entre autoridades do Brasil e da China, os discursos foram carregados de otimismo e projeรงรตes grandiosas.
Mas, por trรกs do glamour, uma pergunta persiste: onde estรฃo os resultados concretos desses compromissos?
Uma sรฉrie de megaprojetos envolvendo o Brasil e a China foi divulgada com ampla repercussรฃo, prometendo alavancar a infraestrutura e a indรบstria brasileira.
Entre as iniciativas mais destacadas estavam a construรงรฃo de uma fรกbrica monumental da Foxconn, um fundo de investimentos bilionรกrio e atรฉ uma ferrovia transcontinental.
Contudo, nenhum desses projetos saiu efetivamente do papel, deixando frustraรงรตes e dรบvidas no rastro das promessas.
O sonho da fรกbrica da Foxconn
Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em Pequim e anunciou, em tom ambicioso, uma parceria histรณrica com a Foxconn, gigante taiwanesa fornecedora da Apple.
A proposta era estabelecer no Brasil uma fรกbrica prรณpria da empresa, com investimento de US$ 12 bilhรตes e geraรงรฃo de 100 mil empregos, incluindo 20 mil para engenheiros altamente qualificados.
Conforme reportado pela *CNN Brasil, o projeto envolvia atรฉ mesmo a criaรงรฃo de uma โcidade-indรบstriaโ para abrigar as operaรงรตes.
No entanto, uma sequรชncia de entraves surgiu, desde exigรชncias de apoio financeiro pelo BNDES atรฉ dificuldades na captaรงรฃo de investidores privados.
A Foxconn chegou a construir uma pequena unidade em Itu (SP), mas o grande plano foi abandonado.
O fundo bilionรกrio da China que nรฃo deslanchou
Outro anรบncio promissor ocorreu em 2015, quando o entรฃo primeiro-ministro chinรชs Li Keqiang e Dilma Rousseff divulgaram a criaรงรฃo do Fundo Brasil-China de Cooperaรงรฃo para a Expansรฃo da Capacidade Produtiva.
Com US$ 20 bilhรตes previstos โ sendo US$ 15 bilhรตes da China e US$ 5 bilhรตes do Brasil โ o fundo visava financiar projetos industriais e de infraestrutura.
Apesar de formalmente constituรญdo, o fundo jamais foi capitalizado.
De acordo com a CNN Brasil, a seleรงรฃo de projetos chegou a ser iniciada pelo Ministรฉrio do Planejamento, mas o cenรกrio polรญtico brasileiro e o discurso anti-China no inรญcio do governo Bolsonaro em 2019 interromperam qualquer avanรงo.
Ferrovia bioceรขnica: um projeto (EF-354),avaliado ser inviรกvel.
Outro marco foi o lanรงamento da proposta de uma ferrovia bioceรขnica em 2015.
O plano previa uma ligaรงรฃo de 3,5 mil quilรดmetros entre Goiรกs e Mato Grosso, interligando o Porto de Santos ao litoral do Peru.
A promessa era integrar os oceanos Atlรขntico e Pacรญfico, transformando a logรญstica sul-americana.
Conforme a CNN Brasil destacou, o projeto enfrentou uma sรฉrie de obstรกculos.
A ausรชncia de viabilidade econรดmica, dificuldades ambientais e os desafios de engenharia para atravessar a Cordilheira dos Andes tornaram a ideia insustentรกvel.
Apesar de visitas tรฉcnicas realizadas por equipes chinesas, nem mesmo o projeto **** de engenharia foi concluรญdo.
O impacto polรญtico e econรดmico das promessas nรฃo cumpridas pela China
As promessas chinesas no Brasil nรฃo se materializaram, e isso trouxe impactos negativos tanto para as relaรงรตes bilaterais quanto para a percepรงรฃo pรบblica sobre esses acordos.
Anรบncios grandiosos sem resultados concretos prejudicam a credibilidade das parcerias internacionais e deixam dรบvidas sobre a capacidade de execuรงรฃo de projetos desse porte.
Segundo a CNN Brasil, os entraves nรฃo se limitam ao Brasil.
A burocracia local, os riscos polรญticos e as dificuldades de planejamento sรฃo desafios frequentes enfrentados por investidores chineses em outros paรญses.
Esses fatores ajudam a explicar o descompasso entre as promessas e a realidade.
Expectativas para o futuro
Apesar das frustraรงรตes passadas, especialistas apontam que o Brasil continua sendo um destino atrativo para investimentos estrangeiros, especialmente em infraestrutura.
O dificil รฉ alimentar esperanรงas de avanรงos nessas atuais polรญticas pรบblicas e a reaproximaรงรฃo entre os dois paรญses que poderiam abrir caminhos para que projetos futuros sejam concretizados.
Afinal, a pergunta que fica รฉ: o Brasil ainda pode confiar em promessas bilionรกrias de parceiros estrangeiros?
O FรRUM PRร FERROVIA MAFERRON trabalha na busca de conquistar empresรกrios investidores privados a acreditar na estratรฉgia de fundar uma “Startup’s” a MAFERRON S.A. atrair investimentos reais para construir uma Ferrovia que ligarรก o Porto fluvial do Rio Madeira em Porto Velho-RO ao municรญpio de Vilhena em Rondรดnia. Impulsionar o crescimento econรดmico-social sustentรกvel na regiรฃo.
Compilaรงรฃo de texto de Antรดnio Josรฉ Magalhรฃes – CEO do FรRUM PRร FERROVIA MAFERRON.
Fonte:
*CNN BRASIL;A Narrativa se repete. Porรฉm, os Orientais continuam registrando crescimento econรดmico e ganhos vantajosos nas suas exportagรงรตes. Os volumes das importaรงรตes da China,pressionam nossa cambaleante indรบstria. Compare as vendas da BYD, sufocando as montadoras de veรญculos tradicionais brasileiras, (Sem dรบvidas a BYD รฉ um verdadeiro case de sucesso, e o principal: que nos faz pensar e a refletir bastante sobre a nossa atuaรงรฃo.), A BYD รฉ a maior fabricante de veรญculos elรฉtricos (EVs) da China e tem emplacado recordes de vendas no Brasil.
A BYD abriu 61 lojas no Brasil e, promete comeรงar a produzir no paรญs, tambรฉm, em breve.
romessas bilionรกrias da China ao Brasil, incluindo fรกbrica de US$ 12 bi e ferrovia, nรฃo saรญram do papel, causando frustraรงรตes.
Anรบncios grandiosos, mas sem execuรงรฃo, frustraram expectativas. O que o futuro reserva para essas promessas bilionรกrias?
Grandes anรบncios, cifras bilionรกrias e promessas de transformaรงรฃo econรดmica.
Durante encontros histรณricos entre autoridades do Brasil e da China, os discursos foram carregados de otimismo e projeรงรตes grandiosas.
Mas, por trรกs do glamour, uma pergunta persiste: onde estรฃo os resultados concretos desses compromissos?
Uma sรฉrie de megaprojetos envolvendo o Brasil e a China foi divulgada com ampla repercussรฃo, prometendo alavancar a infraestrutura e a indรบstria brasileira.
Entre as iniciativas mais destacadas estavam a construรงรฃo de uma fรกbrica monumental da Foxconn, um fundo de investimentos bilionรกrio e atรฉ uma ferrovia transcontinental.
Contudo, nenhum desses projetos saiu efetivamente do papel, deixando frustraรงรตes e dรบvidas no rastro das promessas.
O sonho da fรกbrica da Foxconn
Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em Pequim e anunciou, em tom ambicioso, uma parceria histรณrica com a Foxconn, gigante taiwanesa fornecedora da Apple.
A proposta era estabelecer no Brasil uma fรกbrica prรณpria da empresa, com investimento de US$ 12 bilhรตes e geraรงรฃo de 100 mil empregos, incluindo 20 mil para engenheiros altamente qualificados.
Conforme reportado pela *CNN Brasil, o projeto envolvia atรฉ mesmo a criaรงรฃo de uma โcidade-indรบstriaโ para abrigar as operaรงรตes.
No entanto, uma sequรชncia de entraves surgiu, desde exigรชncias de apoio financeiro pelo BNDES atรฉ dificuldades na captaรงรฃo de investidores privados.
A Foxconn chegou a construir uma pequena unidade em Itu (SP), mas o grande plano foi abandonado.
O fundo bilionรกrio da China que nรฃo deslanchou
Outro anรบncio promissor ocorreu em 2015, quando o entรฃo primeiro-ministro chinรชs Li Keqiang e Dilma Rousseff divulgaram a criaรงรฃo do Fundo Brasil-China de Cooperaรงรฃo para a Expansรฃo da Capacidade Produtiva.
Com US$ 20 bilhรตes previstos โ sendo US$ 15 bilhรตes da China e US$ 5 bilhรตes do Brasil โ o fundo visava financiar projetos industriais e de infraestrutura.
Apesar de formalmente constituรญdo, o fundo jamais foi capitalizado.
De acordo com a CNN Brasil, a seleรงรฃo de projetos chegou a ser iniciada pelo Ministรฉrio do Planejamento, mas o cenรกrio polรญtico brasileiro e o discurso anti-China no inรญcio do governo Bolsonaro em 2019 interromperam qualquer avanรงo.
Ferrovia bioceรขnica: um projeto (EF-354),avaliado ser inviรกvel.
Outro marco foi o lanรงamento da proposta de uma ferrovia bioceรขnica em 2015.
O plano previa uma ligaรงรฃo de 3,5 mil quilรดmetros entre Goiรกs e Mato Grosso, interligando o Porto de Santos ao litoral do Peru.
A promessa era integrar os oceanos Atlรขntico e Pacรญfico, transformando a logรญstica sul-americana.
Conforme a CNN Brasil destacou, o projeto enfrentou uma sรฉrie de obstรกculos.
A ausรชncia de viabilidade econรดmica, dificuldades ambientais e os desafios de engenharia para atravessar a Cordilheira dos Andes tornaram a ideia insustentรกvel.
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Segundo a CNN Brasil, os entraves nรฃo se limitam ao Brasil.
A burocracia local, os riscos polรญticos e as dificuldades de planejamento sรฃo desafios frequentes enfrentados por investidores chineses em outros paรญses.
Esses fatores ajudam a explicar o descompasso entre as promessas e a realidade.
Expectativas para o futuro
Apesar das frustraรงรตes passadas, especialistas apontam que o Brasil continua sendo um destino atrativo para investimentos estrangeiros, especialmente em infraestrutura.
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Afinal, a pergunta que fica รฉ: o Brasil ainda pode confiar em promessas bilionรกrias de parceiros estrangeiros?
O FรRUM PRร FERROVIA MAFERRON trabalha na busca de conquistar empresรกrios investidores a acreditar nas estratรฉgias de uma “Startup’s” a MAFERRON S.A. atrair investimentos reais para construir uma Ferrovia que ligarรก o Porto fluvial do Rio Madeira em Porto Velho-RO ao municรญpio de Vilhena em Rondรดnia. Impulsionar o crescimento econรดmico-social sustentรกvel na regiรฃo.
Compilaรงรฃo de texto de Antรดnio Josรฉ Magalhรฃes – CEO do FรRUM PRร FERROVIA MAFERRON.
Fonte:https://clickpetroleoegas.com.br/fabrica-
O Brasil nรฃo tem $$$ pra furar poรงos artesianos para os Brasileiros do interiorzรฃo do Nordeste, Nรฃo tem $$$ pra levar luz e Dignidade para os brasileiros, que vivem as escuras em pleno 2024, do Sertรฃo do Brasil, nem รกgua e esgoto para os brasileiros Do Norte, vai ter $$$ pra fazer uma ferrovia dessa envergadura? Nรฃo vai nรฃo. Entรฃo, deixa os Chineses fazerem a obra para que todos que possam se utilizar dela pra melhorar suas vidas, que o faรงam. Ou vamos preferir que essas comunidades que possam ser beneficiadas, nรฃo o sejam porquรช “aรญ mas sรฃo os chineses que vรฃo fazer”.
Eo campo de batalha sรณ interessa a vitรณriaaaa รฉ venรงer e venรงer e venรงer eu venรงo sergioguedes, parabรฉns China revolucionando o mundo,cuidado com a inveja dos Estados Unidos, nรฃo fazem nada,sรณ guerras para venderem +armas vamos acordar Amรฉrica Latina nรฃo somos vaso sanitรกrio para q os americanos faรงa cocรด na nossa boca