EBAC e Indique uma Preta lançam programa de bolsas com cursos gratuitos e online que beneficiará população negra e indígena do Brasil
Com o objetivo de criar oportunidades profissionais e tornar mais diverso e inclusivo o acesso à educação e ao mercado de trabalho no Brasil, a EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, em parceria com a consultoria Indique uma Preta, lançou na última segunda-feira (20/11), o Programa de Bolsas de cursos gratuitos que vai beneficiar pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas de todo o país. As inscrições seguem abertas até o dia 10/12.
No Programa, a EBAC irá disponibilizar 50 bolsas de estudos gratuitas para cursos nas áreas de Design, Programação & Data, Audiovisual, Games, Marketing, Software, Negócios e Fashion. A Indique uma Preta, por sua vez, vai escolher os ganhadores e dará, ao longo de três meses, uma mentoria para as pessoas selecionadas.
A importância do Programa de Bolsas
Aos poucos, empresas brasileiras estão prestando cada vez mais atenção à diversidade e à inclusão. Afinal, a desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro está longe de ser resolvida e é preciso agir.
- Cursos técnicos gratuitos em Minas Gerais — Oportunidades em várias cidades
- 3.200 vagas no CPAT em cursos gratuitos para qualificação profissional
- Curso gratuito de tecnologia! Gigante da tecnologia oferece formação com inscrições abertas
- Que tal fazer um curso gratuito em programação e tecnologia e ainda receber por isso? A Ford, em parceria com o SENAI, abre vagas em curso para quem não tem experiência na área!
De acordo com a pesquisa Raça & mercado de trabalho: uma conta que ainda não fecha, realizada em 2022 pela Indique e a Mindsight, 59% dos mais de 2500 entrevistados afirmaram que trabalham em empresas onde pessoas negras compõem menos da metade do quadro de colaboradores. Além disso, 84,8% dos respondentes acreditam que diversidade racial nas empresas contribui para melhores resultados no negócio.
Para a cofundadora da Indique uma Preta, Daniele Mattos, a ação com a EBAC representa um crescimento e desenvolvimento em via dupla. “A gente tem uma comunidade sedenta por desenvolvimento – o que não significa que essas pessoas não possuam qualificações necessárias para entrar no mercado de trabalho. Na verdade, a superqualificação da comunidade acaba sendo uma ferramenta de enfrentamento ao racismo. Então, ter um Programa de Bolsas em uma instituição respeitada como a EBAC fornece insumos para essa comunidade tão engajada. E eu acredito que a EBAC, como instituição, vai se fortalecer e tem muito a aprender com os insights e as trocas que vão ser proporcionadas através desse Programa”, conta.
Como o programa de bolsas de cursos gratuitos vai funcionar
Requisitos: A pessoa interessada em participar, além de se autodeclarar preta, parda ou indígena, deverá ter mais de 18 anos, preencher o formulário e responder perguntas que servirão de critério para a escolha dos ganhadores. Esta seleção será feita pela equipe da Indique uma Preta.
“Como entendemos que a EBAC tem cursos que podem abarcar muitas pessoas, não vamos fazer restrições. Abriremos a seleção para mulheres, homens e também outras interseccionalidades de gênero. A partir disso, olharemos algumas intersecções, por exemplo, se as pessoas são mães, se são pessoas com deficiência, se fazem parte da comunidade LGBTQIAP+ ou se moram em zonas periféricas. E aí, nós vamos cruzar esses recortes para conseguir selecionar um público mais diverso para o Programa de Bolsas”, explica a analista de comunicação da Indique uma Preta, Aretha Teodoro.
Benefícios: Além de concorrer a bolsas de estudos, todos os inscritos no Programa vão receber um material de apoio para auxiliar na construção da sua carreira e, também, para escolher o curso da EBAC. De acordo com Rebecca, a ideia do material de apoio é ser um guia para os inscritos. “Pegamos informações com o Centro de Carreiras da EBAC sobre dicas e construções profissionais e vamos compartilhar com todo mundo que se inscrever no Programa”, conta.
Rebecca ainda diz que no material de apoio haverá instruções para que cada pessoa selecionada escolha um curso da EBAC de forma assertiva. Isso porque, como a instituição oferece mais de 150 cursos, é importante que essa escolha esteja em sintonia com o objetivo profissional dela.
Mentoria da Indique uma Preta
Além do curso da EBAC, as 50 pessoas que forem selecionadas no Programa de Bolsas para cursos gratuitos também vão receber uma mentoria gratuita, que começa em janeiro e vai até março, a ser ministrada pela equipe da Indique uma Preta.
“A ideia da mentoria é fazer o acompanhamento das pessoas selecionadas. A gente tem alguns objetivos que são, por exemplo, desenvolver essas pessoas, auxiliá-las a crescerem nos seus trabalhos, a conseguirem promoções ou a entrarem no mercado de trabalho. Então na mentoria a gente faz um acompanhamento e uma escuta ativa para entender se os KPIs iniciais estão sendo endereçados e se há outros pontos a serem mapeados e desenvolvidos”, explica Daniele.
A mentoria, que foi desenvolvida especificamente para o Programa, vai acontecer uma vez por mês, de maneira coletiva e também será um espaço onde as pessoas poderão compartilhar as suas vivências, tirar dúvidas e também fazer networking.
Inscreva-se!
Se você ficou interessado(a) em participar do Programa de Bolsas de cursos gratuitos, projeto desenvolvido pela EBAC em parceria com a Indique uma Preta, e se encaixa nos requisitos, faça já a sua inscrição! Clique aqui e preencha o formulário. Lembre-se: as inscrições ficarão abertas até 10/12.
O resultado da seleção será divulgado nas redes sociais, tanto da EBAC quanto da Indique uma Preta, no dia 13/12. As pessoas selecionadas também serão contatadas via e-mail.