1. Início
  2. / Indústria
  3. / Equipamentos eólicos são desembarcados no Porto de Imbituba
Tempo de leitura 2 min de leitura

Equipamentos eólicos são desembarcados no Porto de Imbituba

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/06/2020 às 10:08
porto de imbituba, portos, equipamentos eólicos
porto de imbituba, portos, equipamentos eólicos

A operação de caráter especial recebeu equipamentos eólicos da China, utilizando guindastes e carretas especiais

O Porto de Imbituba foi palco do desembarque de equipamentos eólicos na última semana. A importação chegou da China embarcada no navio “DA GUI”, que atracou no Cais 2 na noite do dia 17 e já desatracou na tarde do dia seguinte.

Veja ainda outras notícias:

A equipe técnica de trabalhadores portuários realizou a movimentação de 3 pás de aproximadamente 67 metros de comprimento e cinco partes de torre que, quando montados, formarão a turbina eólica. Também foram descarregados três componentes (“hub”, “nacelle” e “drivetrain”) e um contêiner com equipamentos para a montagem de aerogeradores.

Segundo o portos&navios, a movimentação de grandes cargas de projeto é um know-how que vem sendo explorado pelo porto público. No início do ano, também foram embarcados transformadores e geradores de grande porte.

Para o desembarque, foram utilizados guindastes do próprio navio, além de carretas especiais para o deslocamento das peças até o pátio de armazenagem. A operação portuária foi realizada pelas operadoras Simetria Logística e Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Carga Geral do Porto de Imbituba.

Os equipamentos serão transportados até o Parque Eólico da Honda Energy na cidade de Xangri-Lá (RS), onde já existem nove aerogeradores. Inaugurado em 2014 pela subsidiária da Honda Automóveis no Brasil, o parque produz energia 100% limpa e renovável que é distribuída para a fábrica, escritórios e centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Desde a sua criação, o parque evitou a emissão de mais de 24 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos