A TechnipFMC concluiu recentemente a campanha de instalação de Peregrino II para a Equinor na Bacia de Campos. A operação faz parte do contrato de engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) da empresa, garantido em setembro de 2017.
A campanha offshore foi realizada com eficiência, sem acidentes e simultaneamente com outras operações no campo de Peregrino. Isso incluiu a instalação de uma nova plataforma fixa e atividades de produção de petróleo.
Além das atividades de instalação iniciadas em outubro de 2019, o Skandi Niterói realizou várias operações de construção submarina. Eles incluíam desconexão / conexão de linhas existentes e conexão de novas.
Fernando Fontes, diretor do projeto Peregrino Fase II, disse: “A execução da logística de pessoas e materiais em meio a uma pandemia exigiu cuidados específicos e adicionais para garantir a saúde e a segurança de todos. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho árduo das equipes de ambos os projetos – TechnipFMC e Equinor”.
A operadora do campo de Peregrino é a Equinor, com 60% de participação, também em parceria com a empresa chinesa Sinochem (40% de participação).
Peregrino é o 8° maior poço do Brasil e tem o 2° óleo mais pesado começou a produzido país, começou a produzir em Abril de 2011 e tem capacidade de produção de 100 mil barris por dia, Peregrino é a maior operação offshore da Equinor fora da Noruega.
O campo de petróleo está localizado na Bacia de Campos a uma lâmina d’agua de cerca de 100 metros e a aproximadamente 85 quilômetros da costa, O empreendimento Fase II de Peregrino consiste na adição de uma terceira plataforma fixa de cabeça de poço ao campo, estendendo sua vida produtiva e adicionando 273 milhões de barris em reservas recuperáveis.