A empresa Epcor redirecionou o seu foco para o mercado livre de energia após fazer investimentos de cerca de R$ 6 bilhões em projetos eólicos e não há como negar o crescimento gigantesco do mercado livre de energia, onde se encontra o principal foco da empresa.
Nessa última quarta-feira, (21/07), a empresa Epcor anunciou que pretende redirecionar seu foco de investimentos para o mercado livre de energia. Nesse sentido, a empresa conta com um volume de 430 MW de projetos eólicos com Licenças Prévias (LPs) emitidas e mais 1,14 GW em processo de licenciamento ambiental.
Crescimento exponencial para o mercado livre de energia
De acordo com uma pesquisa divulgada em junho de 2022 pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia no Brasil (Abraceel), a categoria já corresponde a 36% de toda a energia consumida no país. E, à proporção que os comercializadores vêm aumentando os seus ritmos de produção, os desafios na hora de gerenciar as operações começam a aparecer.
Nesse sentido, a Epcor Energia, empresa fundada em 1995 e pioneira no Rio Grande do Sul, desenvolve, no momento, cerca de mais de 2,3 GW de projetos eólicos somente no RS e outros 1 GW na Bahia. No estado gaúcho, a empresa desenvolveu e fez a estruturação de dois parques eólicos o Complexo Eólico Corredor do Senandes, com 180 MW, cuja primeira fase está operando comercialmente desde 2014, totalizando 40 aerogeradores de 2,7 MW e também o Complexo Eólico Povo, com 52,5 MW.
Atualmente, um novo projeto está sendo desenvolvido e estruturado pela empresa, o Complexo Eólico Dom Pedrito 220 MW, localizado entre os municípios de Bagé e Dom Pedrito, foi obtido por um fundo de investimento. O complexo se encontra com LI emitida e em negociação de comercialização de energia no mercado livre. A Epcor agora está com sua atenção focada para leilões de energia e passa por uma revisão em seu planejamento.
“Neste ano de 2022, estamos direcionando nossos projetos eólicos para o mercado livre, em virtude do avanço de algumas negociações com players do setor. Acreditamos que os leilões são uma alternativa complementar”, afirma o CEO da empresa, Nilo Quaresma Neto. Além disso, as vantagens deste ambiente de contratação incluem potencial economia na tarifa e migração para energia renovável, além garantir maior controle e mais eficiência do uso dos recursos, acredita ele.
Conheça um pouco sobre a Epcor
Dessa forma, a Epcor Energia é uma companhia brasileira de soluções de energia renovável com atuação em matrizes eólica e solar. E desde o ano de 2008 a sua atuação está fortemente concentrada em projetos de fonte eólica, mercado no qual é pioneira no RS e detém liderança.
A empresa tem como diferencial de destaque em sua atuação, modalidade como a qualificação para operar de forma integrada as várias etapas de geração de energia, realizando prospecção, estruturação, execução e operação de projetos e preza sempre pela qualidade de suas operações, apresentando altos fatores de capacidade e de geração garantida, para melhor servir aos seus clientes.
Além disso, a empresa de energia conta com um amplo objetivo de serviços, que de modo integrado atendem todas as fases de desenvolvimento e elaboração de projetos de geração de energia elétrica por fonte eólica.
Nesse sentido, os projetos eólicos da empresa já somam 3.000 Megawatts de potência e já viabilizou várias ações em leilões de energia. E também oferece consultoria técnica e comercial para a implantação do parque eólico, com profissionais qualificados e alta tecnologia que garantem confiabilidade no desenvolvimento.