Pelo menos 79 pessoas mortas, dezenas feridas na explosão do gasoduto no México

 

“crença preliminar” é que a eletricidade estática da roupa das pessoas ao redor do oleoduto pode ter causado a explosão

Pelo menos 79 pessoas morreram no centro do México depois que um oleoduto de gasolina explodiu na noite de sexta-feira, disseram autoridades no domingo. Outras 66 pessoas ficaram feridas, disse o secretário de saúde do México, Jorge Alcocer. Omar Fayad, governador do Estado de Hidalgo, disse que algumas das vítimas são menores que receberão tratamento no Shriners Hospital for Children, em Galveston, Texas.

Alejandro Gertz Manero, promotor geral do México, disse no sábado à noite que a investigação acabou de começar, mas que uma “crença preliminar” é que a eletricidade estática da roupa das pessoas ao redor do oleoduto pode ter causado a explosão.
Ele observou que um grande número de pessoas estava ao redor do oleoduto, algumas das quais usavam roupas feitas com fibras sintéticas que poderiam “gerar reações elétricas”.

Ele disse que nenhuma prisão foi feita e que as testemunhas serão entrevistadas no domingo.

O incêndio resultante da explosão do gasoduto foi extinto, disse o secretário de Segurança Pública do México, Alfonso Durazo, no Twitter, e equipes de resgate começaram a recuperar corpos.

Moradores nas imediações do oleoduto, que vai das cidades de Tuxpan a Tula, foram evacuados, disse a estatal de petróleo Pemex.

A Pemex disse que uma investigação sobre a causa da explosão estava em andamento. A empresa inicialmente disse que a explosão foi causada por torneiras ilegais no gasoduto. O governador do Estado de Hidalgo, Omar Fayad, instou a comunidade a não roubar gasolina.

O presidente Andrés Manuel López Obrador, que visitou Tlahuelilpan e se reuniu com autoridades em um centro de comando, disse que os oleodutos serão monitorados para evitar o roubo de combustível.

“Para garantir que não haja escassez de combustível, foi fundamental a participação das forças armadas, dos militares, dos fuzileiros e da polícia federal”, afirmou. “Se necessário, reforçaremos a estratégia de vigilância. Outro método será o aumento da capacidade de transporte de combustível.”

Ele disse que seu governo está trabalhando para adquirir e comprar tanques de combustível para aumentar o combustível em 25%.

A explosão ocorre em postos de gasolina em vários estados mexicanos e a capital do país está secando há quase duas semanas.

A administração de López Obrador fechou os principais oleodutos em um esforço para reprimir o roubo de combustível, que, segundo o líder mexicano, custou ao país cerca de US $ 3 bilhões no ano passado.

Motoristas no México ficaram desesperados.

Os membros da família se revezam esperando em longas filas por gás. Alguns penteiam as mídias sociais em busca de pistas sobre quais estações estão abertas. Outros simplesmente decidiram deixar seus carros em casa.

A Pemex disse que um novo sistema de distribuição de gás terá benefícios de longo prazo que superam qualquer custo de curto prazo. A Pemex disse que a explosão não afetará a distribuição de gasolina na Cidade do México.

As autoridades culparam o roubo de combustível por explosões anteriores no México. Em 2010, um oleoduto explodiu no estado de Puebla, deixando 28 mortos e dezenas de feridos.


Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior