MENU
Menu
Início Empresas do Brasil e da Colômbia serão beneficiadas com investimentos nos projetos de pesquisa e inovação após parceria firmada entre EMBRAPII e SENA, mas podem sofrer conflitos políticos

Empresas do Brasil e da Colômbia serão beneficiadas com investimentos nos projetos de pesquisa e inovação após parceria firmada entre EMBRAPII e SENA, mas podem sofrer conflitos políticos

12 de julho de 2022 às 17:05
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
A nova parceria entre a EMBRAPII e o SENA da Colômbia atrairá empresas e pequenos empreendedores que busquem investimentos em projetos de pesquisa e inovação no ramo industrial, mas pode não ocorrer tão cedo devido ao cenário político dos países.
Foto: Pixabay

A nova parceria entre a EMBRAPII e o SENA da Colômbia atrairá empresas e pequenos empreendedores que busquem investimentos em projetos de pesquisa e inovação no ramo industrial, mas pode não ocorrer tão cedo devido ao cenário político dos países.

Durante a última terça-feira, (05/07), a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Serviço Nacional de Apredizaje (SENA) da Colômbia firmaram parceria para desenvolver projetos de pesquisa e inovação no ramo industrial em ambos os países. E, em meio a um cenário político instável envolvendo a corrida eleitoral em ambos os países, o projeto poderá ser atrasado ou até mesmo deixar de existir, caso as partes do acordo não desejem se envolver em conflitos neste ano.

Empresa Brasileira de Inovação Industrial e e o Serviço Nacional de Apredizaje da Colômbia firmam parceria para investimentos em projetos de inovação e pesquisa

Esta semana começou bastante positiva para o ramo industrial do Brasil e da Colômbia, uma vez que a EMBRAPII se juntou com o SENA da Colômbia para firmar uma parceria voltada para o estímulo aos projetos de pesquisa e inovação nos países. Dessa forma, o acordo de cooperação vista garantir os investimentos necessários para pequenas e médias empresas e empreendedores autônomos para novos negócios nesse setor. 

Artigos recomendados

A firmação da parceria foi realizada durante o evento “II Comisión Mixta De Cooperación En Ciencia Y Tecnología Entre La República De Colombia Y La República Federativa Del Brasil”, que ocorreu recentemente de forma virtual. A reunião contou com a participação de Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII e Luis Ernesto Duran, diretor de promoção e relações corporativas do SENA da Colômbia. Assim, a parceria deverá abrir chamadas públicas voltadas para novos projetos de pesquisa e inovação, unindo empresas de ambos os países para uma colaboração mútua. 

Dessa forma, o principal objetivo da parceria é garantir o compartilhamento de técnicas, conhecimentos e informações no ramo industrial. Assim, a EMBRAPII e o SENA da Colômbia pretendem focar em algumas áreas específicas, tais quais: mobilidade de empreendedores e pesquisadores, troca de experiências sobre programas de inovação, compartilhamento de informações sobre os projetos e desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação com foto na atual necessidade do ramo industrial dos países. 

Parceria entre EMBRAPII e SENA da Colômbia para projetos de pesquisa e inovação pode enfrentar problemas políticos para o seu desenvolvimento 

Embora a parceria entre a EMBRAPII e o SENA da Colômbia pareca uma ótima alternativa para o desenvolvimento de ambos os países atualmente, o cenário político envolvendo a corrida eleitoral nas duas regiões pode complicar um pouco esse acordo. Isso acontece porque a Colômbia assiste agora à eleição do novo presidente, o ex- guerrilheiro e ex-narcotraficante, Gustavo Petro, que possui uma afiliação com a esquerda radical. 

Dessa forma, em um governo abertamente de direita como o do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, as relações entre Colômbia e Brasil poderão se distanciar de forma significativa ao longo dos próximos meses, após a posse de Gustavo Petro. Por isso, a parceria entre a EMBRAPII e o SENA poderá ou sofrer um grande atraso até que as relações políticas se estabilizem, ou até mesmo ser deixada de lado para evitar conflitos de interesses entre os países. 

Conheça mais sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma companhia de cunho social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME), focando em projetos de desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Atualmente, a EMBRAPII possui apoio em mais de 1600 projetos e continua expandindo suas relações nacionais e internacionais para tornar esse número ainda maior nos próximos anos.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR