1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Empresa de energia solar desenvolve painéis solares que podem ser fixados em telhados de qualquer residência e suportar ventos de até 210 km/h
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa de energia solar desenvolve painéis solares que podem ser fixados em telhados de qualquer residência e suportar ventos de até 210 km/h

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/01/2022 às 10:50
GAF Energy - painéis solares - energia solar - telhados - telha solar
Linha de painéis solares anunciada pela GAF Energy na CES 2022 deve ser fixada diretamente em telhados convencionais. Imagem: GAF Energy

Com direito a prêmio de Melhor Inovação, a empresa de energia solar GAF Energy desenvolveu painéis solares que podem ser colocados em telhados de qualquer residência

A GAF Energy, uma fornecedora de telhas de energia solar norte americana, anunciou o lançamento do primeiro teto solar com pregos do mundo, que recebeu o nome de Timberline Solar. Esta semana, no Consumer Eletronics Show 2022, que aconteceu em Las Vegas, nos EUA, a Timberline Solar Energy Shingle, como é chamada a tecnologia com painéis solares em telhados, receberá prêmios de Melhor Inovação, na categoria de Inovação e Cidades Inteligentes.

Leia outras notícias relacionadas

Painéis solares fixados em telhados da GAF Energy suportam ventos de mais de 200km/h

https://www.youtube.com/watch?v=zlpRmdBa-NQ
Novos painéis de energia solar da GAF Energy – Reprodução/Youtube

O que torna o produto, que gera energia solar, diferente de outros painéis solares em telhados do mercado, como os da Tesla, por exemplo, é que o sistema integra a tecnologia solar de forma direta em processos e materiais tradicionais de telhados.

De acordo com a GAF Energy, as telhas são produzidas nas instalações da empresa, que estão situadas em San Jose, no estado americano da Califórnia. Os novos painéis são projetados para aguentar ventos de até 210 km/h. De acordo o presidente da GAF Energy, Martin DeBono, os telhados que geram energia solar são o futuro da energia limpa, e a Timberline Solar é a inovação que levará todos até lá.

Já segundo os CEOs da Standard Industries, controladora da empresa, David Millstone e David Winter, perceber nossa visão de um telhado com painéis solares de mercado em massa inovador tem sido a missão da GAF Energy desde que foi lançada, há cerca de 3 anos. O que a equipe conseguiu é extraordinário, afirmaram os CEOs.

Novo telhado de energia solar é o primeiro a ser reconhecido em duas designações

O projeto Timberline Solar atingiu a certificação 7103 da UL, que autoriza a GAF Energy a instalar o sistema em telhados residenciais como um produto de energia solar e um produto de telhado, sendo o primeiro a ser reconhecido nas duas designações.

Além disso, a GAF Energy atuou em conjunto com a Sandia National Laboratories, um laboratório de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Energia dos Estados Unidos, para que a força, a prontidão e a durabilidade geral do mercado do produto fossem verificadas.

Tesla anuncia suas telhas de energia solar com vida útil de até 30 anos

A nova telha solar da Tesla poderá revolucionar o mercado, por conta do seu baixíssimo preço, que pode ser comparado ao de telhas comuns, podendo durar até 30 anos. A fabricação do produto para telhados com painéis solares deveria ter começado há 4 anos, mas teve que ser adiado para que todos os objetivos de qualidade fossem garantidos.

O CEO da Tesla, Elon Musk, deseja que o produto dure no mínimo 30 anos sem que seja necessária a substituição, além de um custo que coincida com um telhado comum. O valor da telha de energia solar foi anunciado também há quatro anos, através de uma publicação, onde a marca já havia iniciado a fase de pedidos.

Apesar do atraso de produção, ao considerar a mão de obra para a instalação e remoção das telhas comuns e o material, o custo total da telha da Tesla ficaria por um preço de US$ 42 por 0,09 metros quadrados.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos