1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Empresa apresenta conceito de plataforma de turbina eólica offshore flutuante que pode revolucionar a geração de energia eólica
Tempo de leitura 2 min de leitura

Empresa apresenta conceito de plataforma de turbina eólica offshore flutuante que pode revolucionar a geração de energia eólica

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 26/05/2021 às 15:52
energia eólica plataforma de geração de energia flutuante
Fonte: Glosten

Empresa americana apresenta um grande conceito de plataforma que possibilitará a implementação de turbinas eólicas offshore flutuantes

O investimento em energia eólica offshore é cada vez maior e deve continuar crescendo no decorrer das próximas décadas. Diversas empresas possuem projetos que visam desenvolver novas tecnologias que aumentem desempenho e corte custos na energia eólica. Pensando nisso, a GE está desenvolvendo um sistema de controle avançado para suportar uma turbina eólica offshore flutuante de 12 megawatts (MW)

O projeto irá custar 4 bilhões de dólares e está sendo desenvolvido através do ATLANTIS (Turbinas Aerodinâmicas Leves e Flutuantes com Tecnologias Náuticas e Servo-controle Integrado). O projeto visa incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias de turbinas eólicas flutuantes. 

O projeto visa desenvolver um sistema de controle avançado, que irá permitir que as turbinas eólicas flutuantes do futuro tenham até 35% menos massa do que os tamanhos convencionais de hoje em dia.  

Projetar uma turbina flutuante é como colocar um ônibus em um poste alto, fazê-lo flutuar e depois estabilizá-lo enquanto ele interage com o vento e as ondas. Fazer isso bem é um desafio de design e controle”, declarou Rogier Blom, engenheiro principal do projeto. 

Muita economia no futuro 

Glosten, empresa de consultoria e design marítimo, está fazendo parte do projeto junto com a GE. A parceria deve gear um projeto que pode cerca até 35% mais leve, fazendo que o custo caia. 

Conceito flutuante de plataforma de turbina de energia eólica offshore: Foto: Glosten

“Hoje, essas turbinas eólicas offshores fixas são limitadas a profundidades de 60 metros ou menos. Com turbinas flutuantes, seríamos capazes de expandir dramaticamente o alcance da energia eólica offshore para áreas com lâmina d’água de 60 metros ou mais”, declarou Blom.  

O vento offshore é um recurso que ainda é muito pouco explorado. A expectativa da empresa é que o projeto consiga mais que dobrar a capacidade de geração de energia eólica offshore nos EUA. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos