MENU
Menu
Início Empregos na Construção Civil – Caged registra 9 meses de contratações, com mais de 280 mil vagas em 2021

Empregos na Construção Civil – Caged registra 9 meses de contratações, com mais de 280 mil vagas em 2021

20 de novembro de 2021 às 13:45
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
construção civil - São Paulo
Foto: Reprodução Google

Ministério do Trabalho e Emprego revelou que, só no mês de setembro, cerca de 24 mil funcionários foram contratados para vagas na construção civil

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) destaca saldo de 285,5 mil novos empregos na construção civil, em 2021. As vagas de empregos das construtoras no país contrataram 24 mil funcionários, apenas em setembro. Atualmente, a construção civil emprega 2,5 milhões de brasileiros.

Veja ainda outras notícias:

Este ano, um profissional da área conseguiu uma vaga de emprego no setor da construção civil e em 2 meses recebeu uma promoção. Segundo o engenheiro Ruan Sampaio Rodrigues, “Eu tava procurando mas não tinha encontrado ainda, e aí eu queria algo que me desafiasse dentro da produção, um empreendimento como esse aqui, ele te desafia profissionalmente – e aí quando eu tive a oportunidade eu topei embarcar nessa missão”.

O empreendimento trata-se de um novo shopping, em Jacarepaguá, zona Oeste do Rio de Janeiro. Com inauguração prevista para a próxima semana, a construção teve início em 2018, com períodos de oscilação em meio à pandemia.

Mil vagas de empregos diretos estão associados ao fim das obras e a expectativa, quando as portas se abrirem para os consumidores, é que de oito mil trabalhadores direta ou indiretamente ligados ao shopping.

Maiores rendimentos e empregos em 2021

Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins afirma que os rendimentos podem ser ainda melhores neste ano e promete gerar vagas de empregos na construção civil.

Segundo presidente, “Deveremos contratar em torno de 350 a 400 mil novos trabalhadores com carteira assinada. Esse é um excelente ano sem dúvida nenhuma, mas para vocês terem uma ideia, nós precisaríamos oito anos nesse ritmo de crescimento para chegarmos ao ponto que a gente já foi, há um tempo atrás. Mas para que isso aconteça, precisa de uma série de fatores. E hoje nos preocupa muito o acréscimo de custo dos materiais e também a taxa de juros”.

Impactos da construção civil expandem e se espalham pelo setor. Em 2021, a comercialização de cimento cresceu 9,7%, com mais de 49,2 milhões de toneladas vendidas, segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A comercialização de tijolos no mercado da construção civil disparou 30% e a de aço bruto subiu 20%, batendo 27 milhões de toneladas.

Aluguel de máquinas e equipamento no setor também se beneficiam

As pessoas que alugam máquinas e equipamentos para o setor da construção civil também ficam satisfeitas. Gerente geral de uma locadora de empilhadeiras e outros equipamentos para obras, Maurício Amaral, da Trimark, afirma que a ocupação está chegando perto de 70%, das 2 mil unidades da empresa.

Em entrevista à CNN, Maurício informou: “A gente trabalha com uma frota muito diversificada de equipamentos, plataformas aéreas, manipuladores, linha amarela para construção civil como retroescavadeiras, rolos compactadores, escavadeiras hidráulicas, e é justamente esse mercado que mais está sentindo esse ‘boom’ atual. Está tendo uma guinada na locação dessas máquinas”.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR