1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Empregos – Agronegócio representa 20% na geração de novas oportunidades de emprego no Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura

Empregos – Agronegócio representa 20% na geração de novas oportunidades de emprego no Brasil

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 08/01/2021 às 15:42
Empregos, agronegócio, oportunidades de emprego
Trabalhador no agronegócio

Estudo divulgado pelo centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada detalha as inúmeras oportunidades de emprego que o agronegócio gera em todo o Brasil

O Centro de Pesquisa Avançada de Economia Aplicada – (Cepea / Esalq / USP) mostra o desempenho do agronegócio, na criação de novas oportunidades de emprego, no terceiro trimestre de 2020 foi um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior. A participação do setor em contratações chega a 20%.

Confira também outras notícias do dia:

O levantamento significa um acréscimo de 217 mil pessoas e o total de pessoas empregadas neste setor foi de 16,94 milhões. Na mesma comparação, o número de empregados no Brasil está na direção oposta, uma queda de 1,06%, ou seja, mais de 883 mil pessoas.

Pesquisadores destacaram nesse levantamento que, o mercado de trabalho do agronegócio está se recuperando após o período mais crítico da pandemia. Com isso, até o terceiro trimestre de 2020, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro chegou a 20,55%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2019, trata-se de uma redução de 7,58%, equivalente a 1,39 milhão de pessoas, a queda mais significativa na comparação entre os terceiros trimestres desde o início da série histórica do Cepea em 2012.

Agronegócio – Setor alcançou US$ 1 trilhão de exportações na década

O Ministério da Economia mostrou dados onde, nos últimos dez anos, o setor do agronegócio tornou-se cada vez mais importante e responde por grande parte da economia. De 2011 a 2020, o valor de exportações do setor é de próximo a 1 trilhão de dólares e a balança comercial do setor é de 800 bilhões de dólares. As exportações não afetam apenas a renda e a capacidade de investimento dos produtores, mas também os preços internos, que em muitos casos começam a refletir os valores externos.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos