Menu
Início Embaixada do Japão está oferecendo bolsas de estudo para brasileiros

Embaixada do Japão está oferecendo bolsas de estudo para brasileiros

9 de fevereiro de 2023 às 13:32
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Embaixada do Japão está oferecendo bolsa de estudos para brasileiros
Foto: Divulgação

Embaixada do Japão no Brasil, ao lado do MEXT, está com diversas bolsas de estudo para brasileiros que desejam estudar fora. São bolsas de 145 mil ienes que podem durar até 8 anos.

Estão abertas as inscrições para as bolsas de estudos 2023 da Embaixada do Japão, em parceria com o Ministério de Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do país (MEXT). A oportunidade compõe o programa de bolsas de estudo promovidas por ano pelo governo japonês. Podem concorrer às bolsas de estudos do Japão todos os estrangeiros que desejam estudar e se aprimorar profissionalmente em uma instituição de ensino do país asiático.

Bolsas de estudo são de mais de 5 mil reais para todos os níveis

As bolsas de estudos valem para graduação, mestrado, cursos técnicos ou doutorado. Aqueles que forem aprovados no programa de oportunidades no Japão devem começar os estudos a partir de abril deste ano. A bolsa é totalmente gratuita e incluirá o pagamento das taxas escolares, pagamento de passagem aérea e taxas escolares.

Artigos recomendados

O valor mensal será de 143 mil ienes para estudantes não graduados, 145 mil ienes para doutorado e 144 mil ienes para mestrado e curso profissionalizante. Na cotação atual da moeda, o valor é de mais de 5 mil reais para todos os níveis. Além disso, os que forem selecionados para estudar no Japão poderão participar de um curso gratuito de língua japonesa durante o primeiro ano de estudos.

Os bolsistas também aprenderão sobre a cultura do Japão durante as aulas. A duração da bolsa será de 5 anos, entre os meses de abril de 2023 e março de 2028, com exceção para os cursos de odontologia, medicina, veterinária e farmácia. Para estes alunos, a bolsa será até março de 2030, totalizando 7 anos.

Inscrições nas bolsas de estudos para estudar no Japão

O processo de aplicação acontecerá através da Embaixada Japonesa no Brasil, assim como acontece em outros países ao redor do mundo. As inscrições para o programa já podem ser realizadas e fecham no dia 31 de maio.

Podem se candidatar pessoas com ensino superior completo com idade máxima de 34 anos em abril de 2023. Já para as bolsas de estudo de graduação, curso profissionalizante e escola técnica, serão aceitos candidatos com ensino médio concluído até o mês de março deste ano e com até 24 anos em abril de 2023.

Data das inscrições

As inscrições começarão no dia 1° de junho e se encerram no dia 24 do mesmo mês. É importante mencionar que este calendário vale apenas para os candidatos que moram no Distrito Federal, Goiás e Tocantins, que devem realizar sua inscrição diretamente na Embaixada.

O contato pode ser feito na sede em Brasília ou pelo e-mail cultural.japao@bs.mofa.go.jp. Aqueles que residem em outras regiões do país e que estejam interessados devem entrar em contato com o consulado local. Os consulados do Japão estão localizados nas capitais Belém, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Entenda como acontecerá o processo seletivo

O programa de bolsas MEXT do Japão surgiu em 1954, com o intuito de promover o intercâmbio internacional, as relações amistosas e a formação de profissionais qualificados. Segundo a Embaixada do Japão, mais de 200 mil estudantes internacionais de aproximadamente 160 países espalhados pelo mundo tiveram a chance de estudar no Japão através de bolsas de estudo.

Os candidatos serão selecionados através da análise documental (incluindo projeto de pesquisa, para o programa de pós-graduação), provas escritas e entrevista.

Cada fase do processo de seleção será eliminatória e, entre os documentos básicos que devem ser apresentados, estão o formulário de inscrição, histórico acadêmico, campo de estudo e plano de pesquisa, carta de recomendação do orientador acadêmico e teste de proficiência em japonês, onde é necessário conhecimento básico do idioma.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar