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Em meio à crise de chips, multinacional alemã Volkswagen remove central multimídia do Fox e o vende a preço mais convidativo no Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/08/2021 às 12:43
Atualizado em 24/10/2021 às 12:13
Chips - multinacional - Volkswagen - Fox - Central multimídia-
Central multimídia do hatch teve que ser retirada devido á escassez de matéria-prima – créditos: Volkswagen/Divulgação

A crise de chips semicondutores já atinge as principais montadoras da indústria automotiva e, para evitar prejuízos devido à escassez de matérias primas, a Multinacional Volkswagen removeu o painel multimídia das versões do Fox

Assim como várias montadoras, a Volkswagen está sofrendo com a crise de chips semicondutores no mercado automotivo. Na prática, a crise fez com que a multinacional cortasse equipamentos na produção de diversos dos seus veículos, como é caso do Fox, que teve seu painel multimídia removido e está sendo vendido sem o acessório nas suas duas versões.

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Central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play

A central de multimídia que era vendida no Fox é a mesmo presente no Gol. O componente retirado devido à crise de chips semicondutores trazia uma tela sensível ao toque e compatibilidade com o Android Auto e Apple Car Play, colocando-se como uma das opções mais vantajosas do mercado automotivo.

No lugar da central multimídia, a multinacional não colocou nem mesmo um rádio simples, fazendo com que o modelo chegue ao mercado apenas com uma tampa de plástico. Embora o carro da Volkswagen venha sem o produto principal, ele chegará nas concessionárias com um desconto de R$ 1.560. Sendo assim, a versão Connect poderá ser comprada pelo valor de R$ 61.690 e a Xtreme sairá no valor de R$ 67.430, fazendo com que o compacto seja um dos veículos mais baratos da multinacional Volkswagen no Brasil.

Seu pacote de equipamentos também não é ruim, tendo em vista que de série ele já vem com direção elétrica, faróis de neblina com acendimento em curvas, chave canivete, piloto automático e vários outros toques modernos.

O modelo conta com um motor 1.6 8V, que dá ao veículo 104 cavalos no etanol e 101 cavalos na gasolina, com um torque de até 15,6 kgf/m, e ainda conta com transmissão manual de cinco marchas.

Crise de chips semicondutores prioriza modelos do SUV T-Cross

A retirada da central multimídia do Fox está ligada à crise de chips semicondutores, mas há outro motivo para que isso aconteça. De acordo com a multinacional Volkswagen, para conseguir atender à demanda de produção do SUV T-Cross. Foi necessário que todo o estoque de componentes fossem transferidos para a linha de produção do modelo.

Sendo assim, o veiculo, que é um dos mais vendidos da marca no Brasil, continua sendo fabricado. O Fox é produzido na unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, junto ao T-Cross. As outras unidades da montadora, como as de Taubaté e de São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo, continuam em funcionamento reduzido. Nelas, são produzidos os modelos Gol, Saveiro, Voyage e Nivus.

Unidades da Volkswagen adiam atividades de seus colaboradores devido a dos chips

Na unidade da montadora alemã em Taubaté (SP), o retorno ao trabalho aconteceu no dia 1º de agosto com apenas um turno de trabalho. Já na unidade de São Bernardo do Campo, os turnos estão suspensos desde o dia 19, com cerca de 1,5 mil funcionários em férias coletivas, devido à ausência de microchips. A previsão para o retorno das atividades era para o dia 9, mas foi prorrogada por mais 20 dias.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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