El Salvador está planejando a construção de uma cidade futurista
Imagina só: uma cidade sem impostos, zero emissões, totalmente movida a energia renovável, e tudo isso no formato de um Bitcoin gigante. Parece loucura, né? Mas é exatamente isso que El Salvador está em construção. E não, não é piada. Esse megaprojeto é real e vai ser construído na base de um vulcão. Mas por quê? O que o Bitcoin tem a ver com isso?
El Salvador, um pequeno país da América Central, está causando um rebuliço com seus planos de construir uma cidade inteligente futurista. Totalmente livre de impostos e emissões, essa cidade será alimentada por energia renovável e terá o formato de um Bitcoin gigante. A questão é: por que construir uma cidade assim? E qual é o papel do Bitcoin nisso tudo?
Contexto de El Salvador
El Salvador é um país com uma população de pouco mais de 6,3 milhões de pessoas. Apesar de ser pequeno, o país enfrentou décadas de guerra civil, instabilidade política, corrupção e má gestão. Isso resultou em uma economia fraca, com cerca de 28% da população vivendo abaixo da linha da pobreza e 40% em risco de cair na pobreza. A violência de gangues e altas taxas de homicídios sempre foram um problema.
- Gigantesco leilão de rodovias pode mudar totalmente o transporte no estado – são mais de R$ 35 bilhões em jogo
- Dubai desafia o impossível: o próximo arranha-céu recordista que vai deixar o mundo de boca aberta
- Novo sistema para gerar luz gratuita sem utilizar energia elétrica: Economize energia em sua construção e tenha luz natural filtrada sem calor
- Projeto ousado prevê a criação de teleféricos na periferia de São Paulo para dar mobilidade e gerar emprego na maior metrópole do país
Transformações sob a liderança de Nayib Bukele
A história começou a mudar com a eleição de Nayib Bukele como presidente em 2019. Com uma abordagem inovadora e independência dos partidos tradicionais, Bukele implementou várias mudanças controversas, como a adoção do Bitcoin como moeda legal em 2021. A ideia era promover a inclusão financeira, investimentos, turismo, inovação e desenvolvimento econômico. Contudo, a adoção do Bitcoin foi recebida com ceticismo e desconfiança por grande parte da população e instituições financeiras internacionais.
O projeto de construção da Bitcoin City
Agora, Bukele está levando sua visão do Bitcoin para um novo patamar com a construção da Bitcoin City. Localizada na região sudeste de El Salvador, a cidade será circular, lembrando um grande Bitcoin, e terá sua própria infraestrutura, incluindo um aeroporto. O plano é que todas as transações na cidade sejam feitas em Bitcoin, oferecendo também isenção de impostos para atrair investidores e residentes.
Energia limpa e financiamento
A cidade será alimentada por energia geotérmica proveniente do vulcão Conchagua, garantindo que funcione totalmente com energia limpa e renovável. No entanto, o custo inicial dessa energia é alto. O projeto está orçado em cerca de 300 mil Bitcoins, o que equivale a mais de 17 bilhões de dólares. Para financiar a construção, El Salvador planeja emitir um bilhão de dólares em “bonds vulcânicos”, metade dos quais será investida em Bitcoin.
Problemas como a volatilidade do Bitcoin e a falta de progresso na construção têm gerado dúvidas
Apesar das promessas, a construção da cidade ainda não começou. Problemas como a volatilidade do Bitcoin e a falta de progresso nas obras têm gerado dúvidas sobre a viabilidade do projeto. Até agora, apenas o aeroporto, que servirá a Bitcoin City e a municipalidade vizinha de La Unión, teve suas obras iniciadas.
El Salvador já começou a obter lucros com suas reservas de Bitcoin
Embora El Salvador tenha começado a obter lucros com suas reservas de Bitcoin, a quantia ainda é pequena comparada ao necessário para a construção da cidade. Com a recente reeleição de Bukele, é provável que os planos para a Bitcoin City continuem, mas se ela será concluída ou não, só o tempo dirá.
El Salvador tomou um grande risco ao apostar no Bitcoin. Com a Bitcoin City, o país pode estar abrindo portas para um futuro inovador ou se preparando para enfrentar novos desafios econômicos. E você, o que acha dessa aposta ousada de El Salvador? Será que outros países seguirão o mesmo caminho?