A partir deste mês a Fiat Strada, com impressionantes 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, estará disponível em 8 países da África
A icônica picape compacta da Fiat, a Strada, conhecida por sua presença marcante no mercado brasileiro, está prestes a expandir suas fronteiras globais. Após uma década focada exclusivamente na América do Sul, a mais recente iteração da Strada, lançada em 2020 com uma versão de cabine dupla e quatro portas, desembarcará em oito países da África a partir de novembro deste ano, conforme site AutoEsporte.
Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Conacri, Madagascar, Nigéria e Ruanda serão os novos destinos dessa picape compacta.
Potência Turbo: Fiat Strada Rumo à África
Em um movimento estratégico, a Fiat introduziu recentemente versões turbinadas da picape compacta. As configurações Ranch e Ultra agora contam com um robusto motor Turbo 200, um turboflex de 1.0 que entrega impressionantes 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. A incógnita reside na escolha das configurações que serão exportadas para esses países da África, dado que a Strada disponibiliza sete versões no mercado brasileiro, algumas ainda equipadas com motorização aspirada.
-
Ele superou o Tera, Creta e a Tracker: Com motor TSI de até 150 cv, câmbio automático de 6 marchas, portas-malas de 373 litros, o Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido de junho, com 11.753 emplacamentos
-
Parece de fábrica, mas saiu de uma oficina: mecânico de Pernambuco constrói uma “mini Toyota” artesanal, roda pelas ruas com ela e o vídeo explode nas redes deixando os moradores de queixo caído
-
Hatch com espaço de sedã e consumo de carro 1.0: equipado com motor 1.5 de 126 cv, câmbio CVT com sete marchas simuladas e consumo de até 17,4 km/l, este Honda usado entrega tecnologia, conforto e confiabilidade; conheça o Honda City Hatch Touring 2022
-
Fim de uma era no Brasil: sedã querido pelos brasileiros sai de linha mesmo com motor 2.0 de 151 cv, câmbio CVT, porta-malas de 466 litros e até 650 km de autonomia.
A incursão da Fiat Strada além das fronteiras sul-americanas não é inédita. Entre os anos 2000 e 2015, a primeira geração da picape marcou presença em diversos continentes. Nesse período, a Strada passou por várias reestilizações, oferecendo opções de cabine simples, estendida, dupla e até com três portas. Com diversas motorizações, incluindo a conhecida 1.4 fire e a 1.8 E.torQ, utilizada em modelos como o Jeep Renegade e Fiat Toro, a Strada consolidou sua presença global, agora na África.
Motor diesel em solo Italiano
Um capítulo curioso na trajetória internacional da Strada foi sua comercialização com motor diesel em alguns mercados, como na Itália. Equipada com as motorizações 1.9 JTD e 1.3 Multijet, movidas a diesel, a picape destacava-se pela eficiência no consumo de combustível, atingindo médias próximas a 19 km/l.
Entretanto, essa versão não chegou ao Brasil devido às exigências locais, que requerem tração 4×4 e capacidade de carga superior a uma tonelada para veículos a diesel.
Impulsionando exportações em tempos desafiadores
A decisão de exportar a Fiat Strada para a África surge em um momento crucial para a indústria automotiva brasileira. Diante da recente queda de 26,9% nas exportações, conforme revelado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Strada, líder de vendas no mercado brasileiro com 98.511 unidades comercializadas este ano, emerge como uma peça-chave para impulsionar os números de exportação e reverter a tendência de declínio nas exportações de veículos brasileiros.
A presença da picape na África representa não apenas uma expansão geográfica, mas também uma estratégia para fortalecer a posição da indústria automotiva brasileira no cenário internacional.
