MENU
Menu
Início Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anuncia construção do maior aeroporto do mundo com capacidade para atender 160 milhões de viajantes

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anuncia construção do maior aeroporto do mundo com capacidade para atender 160 milhões de viajantes

27 de março de 2024 às 20:35
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anuncia construção do maior aeroporto do mundo
Foto: Divulgação

Emirados Árabes Unidos planeja construir o maior aeroporto do mundo em Dubai. O maior aeroporto do mundo terá capacidade de 160 milhões de passageiros por ano.

Após inúmeros projetos que impressionam qualquer um, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, agora busca ser dona também do maior aeroporto de todos. Inaugurado em 2010, o Aeroporto Internacional de Al Maktoum foi pensado para se tornar o maior e mais movimentado do mundo.

Também chamado de Dubai World Central (DWC), o maior aeroporto do mundo fica a cerca de 32 km do centro da cidade dos Emirados Árabes Unidos. Contudo, mesmo após mais de 10 anos do começo das suas atividades, em 2013, o espaço ainda não parou de crescer.

Artigos recomendados

De acordo com a autoridade aeroportuária Aeroportos de Dubai, o maior aeroporto do mundo deve ter capacidade para receber mais de 160 milhões de passageiros por ano e 12 milhões de toneladas de carga quando estiver pronto. Isso significa mais de 60 milhões de viajantes a mais do que o aeroporto mais movimentado do mundo, o Hartsfield-Jackson Atlanta International, nos Estados Unidos.

Aeroporto em Dubai continua crescendo mesmo após 10 anos

Em 2023, Paul Griffiths, CEO dos Aeroportos de Dubai, afirmou que o plano a curto prazo é expandir a capacidade do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), nos Emirados Árabes Unidos. Isso significa ampliar em 20 milhões de passageiros, ganhando tempo para expandir o novo negócio.

Atualmente, em cerca de 86,8 milhões, as projeções de viajantes são de 88,2 milhões e 93,8 milhões para 2024 e 2025, respectivamente. O executivo também afirmou em entrevista que a expansão do Aeroporto de Dubai pode continuar até 2050 devido à magnitude do projeto.

Dubai ganhará uma cidade aeroportuária

Segundo o executivo, será alterado completamente o modelo de negócios dos aeroportos, torná-los muito mais íntimos e livrar-se de todos os processos herdados aos quais foram necessários sujeitar os clientes por muito tempo.

Além disso, a missão é transformar o maior aeroporto do mundo em uma aerotrópolis. Isto é, uma espécie de cidade aeroportuária com a economia centrada no Al Maktoum. Além do aeroporto, o projeto Dubai South, nos Emirados Árabes Unidos, planeja ser uma extensão da cidade a 145 quilômetros quadrados ao sul de Dubai.

Aliás, a construção do maior aeroporto do mundo terá oito bairros atribuídos a uma indústria ou atividade específica, incluindo áreas residenciais e comerciais também. A Emirates, que ganhará um centro de engenharia avaliado em US$ 950 milhões, e sua parceira flyDubai, também se mudarão do Dubai International para o DWC.

Estado atual do maior aeroporto do mundo

Atualmente, o maior aeroporto do mundo é o Hartsfield-Jackson Atlanta International, localizado em Atlanta, cidade que acaba sendo uma ponte aérea para muitos voos, como Nova Iorque.

O título de maior aeroporto do mundo não é à toa, faz jus a magnitude de tudo que ele oferece. O aeroporto internacional é um dos mais movimentados do mundo e chega a superar os gigantes de Pequim e Dubai em quantidade de passageiros transportados.

O maior aeroporto do mundo é enorme, com linhas de trens próprias entre as portas de embarque. As amostras, realmente, são relevantes e dão indícios da grandeza do local. Contudo, mais do que apenas um belíssimo aeroporto. Atlanta é uma cidade maravilhosa com uma infinidade de pontos turísticos que valem a pena conhecer.

Pelo aeroporto Hartsfield-Jackson Atlanta International passam cerca de 95 milhões de passageiros por ano, é o que tem o maior número de pousos e decolagens em todo o mundo, desde 2005. No aeroporto há cinco pistas, sendo a maior de 3.624 metros de extensão.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x