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Início Devido ao avanço do projeto da fabricante brasileira, Embraer deve lançar avião turbo-hélice com capacidade entre 70 e 90 lugares ainda em 2022. O projeto da aeronave pretende revolucionar o transporte aéreo regional 

Devido ao avanço do projeto da fabricante brasileira, Embraer deve lançar avião turbo-hélice com capacidade entre 70 e 90 lugares ainda em 2022. O projeto da aeronave pretende revolucionar o transporte aéreo regional 

21 de fevereiro de 2022 às 22:38
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Embraer, avião, projeto
Foto: Reprodução Google Imagens/ uol economia

Devido ao avanço do projeto da fabricante brasileira, Embraer deve lançar Embraer expõe projeto de novo avião, que deve ser lançado ainda este ano

O presidente da Embraer, Arjan Meijer confirmou em entrevista ocorrida no Singapore Air Show que a empresa poderá lançar novo avião ainda em 2022, no mais tardar até meados do ano que vem. Além disso, o presidente da Embraer também detalhou o futuro do projeto. 

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O novo avião da Embraer trata-se de um turbo-hélice com capacidade de até 90 lugares, possuindo a mesma fuselagem dos E-Jets. A empresa apresentou a potenciais parceiros o projeto do avião, que possui expectativa de que as primeiras entregas da aeronave aconteçam até o final de 2027 devido ao desafio do projeto de encontrar um motor que seja viável e adequado a médio e longo prazo. 

Durante as entrevistas do presidente da Embraer concedidas ao Singapore Air Show, não foi comentado sobre os projetos para os motores do avião. A expectativa é de que seja usado uma nova geração de propulsores que possuem tecnologia híbrida ou até mesmo apostar em motores convencionais, mas com rendimento elevado e com capacidade de operar mesmo estando abastecido apenas com SAF, combustível renovável de aviação. 

Segundo o uol, um dos maiores desafios para o projeto de um novo avião é equilibrar o que será oferecido agora e a realidade do mercado daqui a alguns anos. É arriscado lançar um avião com tecnologia de motores ou combustível que poderá ter validade já no médio prazo. Apostar em uso de hidrogênio ou em propulsão elétrica ainda enfrenta vários desafios relacionados a tecnologia e inviáveis no curto ou médio prazo. Além disso, essas tecnologias novas envolvem questões burocráticas, a exemplo das regras de certificação. 

Ademais, segundo estudos feitos pela Embraer, há um potencial mercado para cerca de 2.260 aviões turbo-hélices regionais nas próximas duas décadas, sendo 900 destes aviões destinados ao mercado da Ásia-Pacífico, que provavelmente será o maior do mundo. 

Meijer afirmou que a Embraer está negociando com diversos parceiros os termos para o desenvolvimento do projeto do novo turbo-hélice, mesmo sem confirmar a estratégia para o projeto do novo avião. A Embraer trabalha com parceiros de risco há várias décadas, tanto na parte financeira quanto industrial, onde ao apresentar o potencial de mercado do novo avião, os futuros parceiros ingressariam no projeto arcando com parte dos riscos do lançamento. 

Fontes no mercado apontam atualmente que a GE Aviation e a Rolls-Royce possuem interesse em trabalhar com a Embraer em novas tecnologias de motores turbo-hélices, que oferecem redução superior a 20% no consumo, além de serem desenvolvidos para usar outros tipos de combustível a fim de reduzir a emissão de poluentes. 

Para entender mais sobre o projeto do novo avião da Embraer, assista este vídeo: 

Contrato bilionário é assinado entre Embraer e Azorra, para a compra de 20 aeronaves e direito de compra de mais 30 

A fabricante de aeronaves Embraer informou que a empresa norte-americana Azorra assinou um contrato para a compra de 20 aeronaves da família E2 e mais 30 direitos de compra, somando um total de 50 unidades. O pedido é avaliado, em preço de tabela, em um total de US$ 3,9 bilhões. De acordo com a Embraer, a negociação é flexível e dá a permissão à Azorra para que ela compre aeronaves E190-E2 ou E195-E2. Para saber mais, confira esta matéria na integra clicando aqui. 

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