Estrutura inédita revela conexão do Sistema Solar com a estrela mais próxima, abrindo novas possibilidades na exploração galáctica.
Uma descoberta impressionante acaba de ser anunciada por astrônomos do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre. Utilizando o telescópio eROSITA, os cientistas mapearam uma estrutura que pode ser descrita como um “túnel interestelar”, conectando o Sistema Solar à Constelação de Centauro. Essa região abriga Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol.
A pesquisa se baseou em um mapa tridimensional da Bolha Quente Local (LHB), uma área ao redor do Sistema Solar composta por gás quente e de baixa densidade. Segundo os astrônomos, esse “túnel interestelar” atravessa uma lacuna de gás mais frio, possivelmente sendo parte de uma rede maior de conexões espalhadas pela Via Láctea.
Sistema Solar ainda tem muito o que revelar

Os dados, obtidos pelo telescópio de raios X eROSITA, revelaram detalhes surpreendentes dessa estrutura que liga nossa bolha a outra mais distante. Embora o “túnel” não seja um atalho utilizável para viagens espaciais, ele oferece pistas valiosas sobre a distribuição de gás e matéria na galáxia.
-
O que antes era descartado agora ganha valor: pesquisadora da UFPI cria suplemento alimentar proteico a partir de resíduos da tilápia, unindo inovação, sustentabilidade e aproveitamento integral do pescado em uma solução com potencial impacto econômico
-
Mulheres estão sendo rastreadas sem perceber em São Paulo: tags menores que uma moeda, escondidas em carros, bolsas e até objetos de crianças, revelam uma nova forma silenciosa de perseguição que pode terminar em crime de stalking
-
A 300 metros de um data center de inteligência artificial de US$ 750 milhões, a torneira de dona Beverly, secou: o poço encheu de sedimento, ela já gastou US$ 5 mil e não tem os US$ 25 mil para trocá-lo
-
Holanda registra primeiro caso de eutanásia em criança desde ampliação das regras para menores
A Bolha Quente Local, onde o Sistema Solar está localizado, teria se formado há cerca de 14 milhões de anos após explosões de supernovas. Essa região contém gás aquecido a quase um milhão de graus Kelvin. A partir do espaço, o eROSITA consegue evitar as interferências causadas pela atmosfera terrestre, como a geocorona, permitindo observações mais claras e precisas.
A importância da descoberta dos astrônomos
Para os astrônomos, essa conexão é um marco para o entendimento das estruturas do espaço interestelar. A descoberta não só amplia os conhecimentos sobre a formação e interação das bolhas de gás, mas também traz novas perspectivas para o estudo da Via Láctea.
Embora ainda estejamos longe de usar algo como um “túnel interestelar” para exploração física, a pesquisa ressalta a importância de telescópios avançados como o eROSITA e mostra como o Sistema Solar está integrado em uma rede complexa de interações galácticas.
E aí, quem sabe o que mais vamos encontrar enquanto desvendamos os segredos do cosmos?

Para cortar caminho o túnel tem que ser muito bem feito e é para nave que viaja a velocidade da luz ao contrário não vai adiantar de nada.
Importante p nosso conhecimento e expansão de nossas curiosidades sobre o universo !
Não deixa Lula saber disso senão vai começar a cobrar imposto da descoberta.
Isto se o Bozoasno não roubar antes e carregar para os Estados Unidos.