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Início A partir de R$ 80 mil, Honda HR-V com motor econômico do Civic é o SUV barato que desbanca tops de linha no mercado automotivo 

A partir de R$ 80 mil, Honda HR-V com motor econômico do Civic é o SUV barato que desbanca tops de linha no mercado automotivo 

4 de maio de 2024 às 05:49
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Custando R$ 75 mil, Honda HR-V com motor econômico do Civic é o SUV barato que desbanca tops de linha no mercado automotivo 
Foto: SUV Honda GR-v 2021/Divulgação

Com dúvidas sobre qual carro usado comprar? Conheça o Honda HR-V usado: um SUV acessível e altamente elogiado no segmento.

O mercado de SUVs continua crescendo e atraindo a atenção de muitos consumidores. No entanto, devido aos preços elevados de alguns modelos novos, muitos brasileiros optam por veículos usados. Ao escolher um SUV usado, os consumidores geralmente buscam uma posição de dirigir elevada, segurança e robustez. Nesse contexto, o Honda HR-V usado se destaca como uma opção acessível e bem avaliada. Este modelo oferece essas características desejadas e muito mais, tornando-se uma escolha atraente para quem está pensando em adquirir um SUV.

SUV barato da Honda entrega até 173 cv de potência

Lançado pela marca japonesa no Brasil em 2015, o Honda HR-V chegou trazendo três versões de acabamento e uma de motor, no caso a 1.8 flex de 140 cavalos e 17,4 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas ou CVT, que simula sete velocidades.

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Na lista de equipamentos de série, desde a mais simples LX, já trazia ar-condicionado, dois airbags, freios ABS, direção elétrica, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens. Contudo, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar digital, airbags laterais e bancos de couro faziam parte da versão EX e EXL.

Outra vantagem do Honda HR-V usado está no espaço interno bem aproveitado. São 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, o suficiente para fazer uma viagem com quatro adultos sem se cansar.

O porta-malas de 437 litros, por sua vez, está entre os melhores do segmento, superando o Nissan Kicks com 432 L e VW T-Cross (373 L). Em 2018, o SUV barato da Honda foi levemente reestilizado e ganhou a versão Touring no mercado automotivo, com propulsor 1.5 movido apenas a gasolina de 173 cavalos e 22,4 kgfm, acoplado à caixa do tipo CVT que simula sete velocidades. O HR-V se estendeu até 2021, pois no ano seguinte chegou a segunda geração.

Qual a versão mais em conta do Honda HR-V usado?

Interior do Honda HR-V usado/Divulgação

A versão 1.8 flex do Honda HR-V, apesar de ser menos potente com 140 cv em comparação aos 173 cv da versão 1.5 turbo, mantém uma boa presença no mercado. Em termos de eficiência de combustível, a 1.8 flex registra 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada quando abastecida com etanol, e 10,5 km/l no ciclo urbano e 12,1 km/l no rodoviário com gasolina. Já a versão 1.5 turbo oferece 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, e 12,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente, com gasolina.

Quanto aos preços, a análise dos principais sites de veículos usados mostra que os valores para os HR-V’s dos primeiros anos de lançamento começam em torno de R$ 75 mil, podendo alcançar até R$ 160 mil para os modelos mais equipados até 2021. Plataformas como OLX e Webmotors são populares para quem busca encontrar esse SUV acessível da Honda no mercado automotivo.

O que levar em conta na hora de comprar o seu Honda HR-V usado

Não é incomum encontrar reclamações sobre a pintura do Honda HR-V, um SUV acessível. Os problemas mais frequentes incluem descascamentos e até mesmo pontos de oxidação e ferrugem, que muitas vezes exigem uma repintura na área afetada.

Durante uma inspeção minuciosa, esses problemas podem desencorajar potenciais compradores, levantando suspeitas de que o veículo pode ter sofrido alguma colisão. A suspensão dianteira de um Honda HR-V usado também é uma questão que merece atenção, pois é comum apresentar ruídos decorrentes do desgaste nos mancais da barra estabilizadora e nas folgas das bieletas.

Outro problema recorrente está relacionado ao tensionador da correia, que mantém a tensão ideal no sistema de distribuição. O custo da correia do alternador é superior a R$ 380, enquanto a polia do tensionador pode ser encontrada por cerca de R$ 690.

O freio de estacionamento eletrônico, operado por um botão no console central, também pode falhar, com sintomas evidentes como uma luz amarela acesa permanentemente e uma luz vermelha piscante ao acionar o freio. A solução geralmente envolve a substituição do interruptor, cujo custo médio da peça original é de R$ 280.

É importante verificar também se o veículo passou por recalls importantes, incluindo a substituição dos parafusos dos cubos das rodas de modelos 2015, a sangria do sistema de freios em 2018 e o reparo da bomba de combustível em 2019. Segundo Bruno, ex-proprietário de um Honda HR-V G1 EX, um dos principais pontos positivos do SUV é o espaço interno generoso.

Com o tanque de combustível posicionado sob os bancos dianteiros, há um espaço adicional sob o banco traseiro, ideal para armazenar sacolas e outros itens, melhorando o conforto na área traseira. O conjunto motor/freio/câmbio é adequado, oferecendo um desempenho suficiente e confortável para viagens em família, sem prometer grandes economias ou desempenho excepcional.

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